Itens e serviços essenciais em um prédio residencial

Os prédios residenciais cresceram muitos nos últimos anos, principalmente nas cidades. São estruturas bastante sólidas e que trazem segurança e conforto para as pessoas.

Existem muitos tipos de prédios, alguns com projeto paisagismo residencial tornando o espaço bem bonito, com jardins, entradas e saídas bem estruturadas, e há os mais simples, porém que nada faltam quanto à questão é segurança.

Neste sentido, os prédios apesar de serem diversos precisam atentar-se para muitos aspectos com objetivo de garantir que a segurança e o conforto existam para os moradores.

Esses aspectos podem variar muito, mas podemos colocar em conta a utilização de equipamentos eletrônicos de segurança como porteiro virtual e câmeras, e o uso de sistemas que garantam o conforto como de aquecimento de água e playground para as crianças.

Neste artigo abordaremos elementos que constituem esses prédios e seus condomínios, como normas de segurança e espaços de lazer.

A segurança nos prédios residenciais

A segurança nos prédios residenciais é prioridade. Isso acontece, principalmente, porque nestes espaços moram muitas pessoas e todas querem conviver de forma harmoniosa e segura para si.

Quando falamos da segurança, não estamos apenas nos referindo à proteção de áreas externas, mas também ao cuidado com outros aspectos do prédio que trazem segurança e conforto, como a utilização de um sistema de automação predial, que permite a gestão do consumo boiler elétrico, da energia elétrica e do consumo de água.

O primeiro ponto para garantir a segurança dos prédios residenciais é ter profissionais qualificados que trabalham no prédio e que possuam experiência na função. Caso não possua experiência, procure no profissional habilitações e formação como critério para a contratação.

O segundo ponto é o uso de equipamentos de segurança eletrônica, que auxiliam os moradores e os vigilantes (caso o prédio tenha), no controle da segurança dos espaços. Os equipamentos eletrônicos de segurança podem ser vários como:

  • Câmeras de monitoramento;
  • Sensores;
  • Alarmes;
  • Fechaduras eletrônicas.

As câmeras de monitoramento possuem diversas formas de ser monitorada, inclusive algumas empresas do setor disponibilizam aplicativo para condomínio que garantem o acesso remoto às câmeras.

Além de aumentar a segurança dos espaços dos prédios residenciais, investir nesses equipamentos agrega valor aos apartamentos sendo mais valorizados dentro do mercado quando for a revenda.

As instalações elétricas prediais

Além dos pontos citados acima, para garantir a segurança dos apartamentos, é fundamental falarmos sobre as instalações elétricas prediais. Essas instalações são bem complexas, porque envolvem diversos apartamentos além da estrutura do próprio prédio.

Para que seja funcional e que atenda tanto os moradores, como o próprio prédio, já que as empresa de paisagismo trabalham com decoração iluminada, é fundamental o desenvolvimento de um projeto elétrico predial.

Neste projeto estará especificado tudo o que será necessário para a manutenção e instalação da rede, bem como o suporte das tensões, das correntes e os materiais que serão usados. Com essas informações, o sistema elétrico do prédio garante aos moradores toda a segurança possível.

Um bom sistema elétrico evita problemas como curto-circuitos e quedas de energia, que são sempre desagradáveis e não agregam valor para o prédio.

As áreas de lazer em prédios residenciais

As áreas de lazer em prédios residenciais são mais comuns em prédios que estão dentro de um condomínio com mais de uma torre. No entanto, até mesmo prédios solitários possui alguma modalidade de áreas de lazer disponíveis.

Essas áreas são dedicadas ao descanso, ao entretenimento e visam trazer, ao condômino, uma alternativa em caso de querer organizar uma festa, praticar esportes com os amigos entre outros componentes.

Para que essa área de lazer tenha sucesso, é importante que esta atente-se para alguns pontos, como a segurança, a comodidade, se ela atende a toda família e, principalmente, se esta agrega valor ao condomínio.

Há muitos tipos de áreas de lazer, como piscinas, que podem ter aquecedor a gás para piscina, que permite o uso, até mesmo, em dias mais frios.

Os salões de festa, mais comuns entre os tipos de áreas de lazer, que por meio de uma pequena taxa permitem que os moradores organizem festas e pequenos eventos, e as quadras poliesportivas, que servem para a prática de esportes.

Assim, vimos que para trazer segurança e conforto aos prédios residenciais é necessário atentar-se para a estrutura dos condomínios e também para a demanda dos moradores. Só assim é possível construir um espaço agradável para se morar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *