Informações sobre piso tátil para cegos

O piso tátil para cegos assegura total orientação apontado o caminho que ele está por intermédio do piso com grande relevo expandindo a segurança do consumidor com deficiência visual, o piso tátil para cegos proporciona a sensação através dos pés, ajudando na caminhada de pessoas nos espaços públicos.

Ele é um revestimento para a superfície, denominado pisos táteis ou podotáteis, desempenhando uma composição de peças que mostram uma caminhada com total segurança.

A NBR 9050 caracteriza os dois tipos de padrões do piso tátil para cegos ou pessoas que possui deficiência visual, conhecidos como piso tátil direcional, resumidamente podemos dizer que é um piso guia que tem o intuito de formar uma espécie de trilha para todos os usuários, e também o piso tátil alerta o usuário sobre eventuais perigos ou barreiras que estejam no mobiliário urbano.

Por isso, deve ser levado em total consideração a ilustração desse produto, visando que o seu significado deve ter evidência e fácil identificação, expressando uma linguagem simbólica independente onde eles estejam, é essencial que a implementação do piso tátil seja feita levando em total consideração o uso do seu usuário, buscando evitar de todas as formas guiar o deficiente visual a lugares sem saída ou que possam dispor total perigo.

Os obstáculos devem estar corretamente sinalizados com o piso tátil de alerta. Áreas comuns utilizadas por essas pessoas são respectivamente:

  • Porta de elevadores
  • Escritórios
  • Banheiros
  • Escadas
  • Catracas
  • Calçadas

Qualidades do piso tátil para cegos

O piso tátil para cegos possui uma grande vida útil, isso graças as sua produção com produtos de maior resistência a qual podemos mencionar: Cimento, borracha, PVC, metais e outros compostos que faz com que o piso não passe por grandes desgastes e necessite de manutenções constantes.

Além disso o piso tátil para cegos dispõe um excelente valor é permite aliar um enorme desempenho com baixo custo de compra, de fato é um produto que acompanha muitas facilidades em vários pontos discutidos, principalmente quando se tratamos em usa facilidade de aplicação e o fato de ser um produto ecologicamente adequado.

Seu surgimento no Brasil e no mundo

Os piso táteis para cegos foram desenvolvidos no Japão, onde inicialmente sua utilização foi realizada em plataformas do metrô e dos trens no intuito de apontar, aos passageiros, o limite de aproximação da extremidade dessas plataformas para que assim seja reduzido o número de acidentes.

A partir disso essa ideia expandiu-se em toda a Europa e cada país teve a sua pesquisa, criando regras e o manuais de utilização desse produto.

No Brasil os pisos táteis já existem por algum tempo, o termo mais conhecido desse produto é a NBR 9050 que disponibiliza todos esses equipamentos desde 2004, entretanto o seu conhecimento é recente, pois através de muita persistência aos poucos tem se otimizado a acessibilidade no nosso país.

Para regulamentar a obrigatoriedade da sua utilização geralmente é produzida no município de maneira independente.