Importância da manutenção no canteiro de obras

Um canteiro de obras normalmente não é considerado um local limpo. Limpar neste contexto não significa livre de sujeira ou detritos, mas seguro e organizado com a retirada de entulho ensacado.

Manter um canteiro de obras em ordem é importante não apenas por razões organizacionais e simplicidade, mas também para a segurança dos trabalhadores e visitantes.

Essa organização envolve o uso e armazenamento adequados de máquinas e ferramentas, o descarte de materiais perigosos em caçamba de entulho e a proteção do conteúdo dentro e fora de uma estrutura durante a construção.

Os canteiros de obras nem sempre são associados a altos níveis de ordem e limpeza; de fato, eles costumam ser a personificação do distúrbio.

Embora não se deva esperar que nenhum canteiro de obras se assemelhe a um quintal bem conservado, há graus de desordem e a segurança é a questão mais importante a ser mantida em qualquer local.

Uma lista de verificação de manutenção de canteiro de obra deve ser colocada em prática, como se segue:

  • Identifique ações de manutenção em equipamentos importantes;
  • Minimize a manutenção corretiva e de avarias;
  • Retire todo o lixo exposto e dê a destinação adequada;
  • Distribua as caçambas de lixo em pontos críticos;
  • Distribua as caçambas de materiais para reciclar.

Um programa de manutenção preventiva deve ser bem definido, revisado periodicamente e ajustado conforme necessário.

Para ajudar a garantir a implementação adequada, os procedimentos devem ser escritos com detalhes suficientes para cada peça de equipamento do programa.

Lembre-se de que o objetivo da manutenção preventiva é tentar manter o equipamento em ótimas condições de trabalho e ajudar a evitar qualquer tempo de inatividade não planejada devido às falhas.

Como os componentes começam a se desgastar com o tempo, a substituição de itens antes da falha pode custar muito menos do que as possíveis consequências da falha durante o serviço.

Algumas pessoas veem a manutenção como uma despesa e, muitas vezes, pode ser um dos primeiros departamentos a sofrer cortes em tempos difíceis, no entanto, isso é muito falso. Evitar a ocorrência de problemas quase sempre será muito menor do que os custos que você sofrerá devido às falhas reais.

Condições de trabalho seguras

O fator mais importante na manutenção do canteiro de obras é garantir que as condições de trabalho sejam seguras para todos os trabalhadores e visitantes.

Isso envolve a conscientização sobre descarte de detritos com a Locação de caçamba de entulho, materiais e uso de ferramentas para garantir a segurança do meio ambiente.

Os materiais geralmente são descartados de maneira descuidada e a área circundante de um canteiro de obras geralmente contém vários perigos — desde placas dispersas com pregos salientes até fiação exposta ou produtos químicos perigosos.

Muitos desses perigos são riscos inevitáveis ​​associados aos locais de trabalho, mas a manutenção de um local e a redução desses riscos evitáveis ​​tornarão todos mais seguros.

Reduzir esses tipos de riscos nos canteiros de obras significa reduzir os riscos de lesões e criar um ambiente mais acessível para todos os que estão no local. Um canteiro de obras mais organizado costuma ser mais produtivo, seja com o aluguel de andaimes ou outras medidas.

Facilitar melhores condições

A maioria dos canteiros de obras possui grandes lixeiras, além da coleta de lixo no local para facilitar o descarte de materiais e resíduos.

Garantir que esses receptáculos estejam presentes e utilizados ajudará a garantir que o local permaneça limpo e livre de detritos perigosos.

Todos os canteiros de obras também possuem políticas obrigatórias de capacete destinadas a manter os visitantes e equipes protegidos contra a queda de detritos e acidentes no local durante o uso de estaca raiz e outros equipamentos de grande porte.

Este protocolo deve sempre ser seguido. Condições perigosas no local também devem ser anunciadas para conscientizar todos os presentes sobre riscos notáveis ​​— como materiais de construção inseguros ou fios expostos.

Os canteiros de obras são caóticos por definição — tudo está em construção, mas a ordem não precisa ser totalmente sacrificada.

Comunicação, protocolos de segurança durante o procedimento de arrasamento de estaca e manutenção contínua da limpeza podem ajudar a reduzir os riscos de ferimentos e tornar o canteiro de obras mais eficiente.

Enfim, reduzir possíveis acidentes e responsabilidades, mantendo o local, ajudará a melhorar o local de trabalho e pode até se traduzir em uma conclusão mais rápida do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *