Iluminação inteligente: benefícios de uma casa ou empresa inteligente

A iluminação controlada serve não só para surpreender os seus convidados com diferentes tonalidades e intensidades quando visitam a sua casa.

Elas apresentam múltiplas vantagens de quando incluídas na automação residencial, lhe permitindo poupar e ter um consumo eficiente de energia, bem como ter um maior controle e segurança na sua casa.

Mas, além de ser uma solução perfeita em qualquer residência, o uso de luzes por meio da automação residencial é cada vez mais comum em diferentes negócios.

A maioria das empresas não conseguem otimizar o uso da iluminação e acabam pagando contas astronômicas sem saber o que poderiam conseguir com o controle inteligente.

A iluminação é fundamental em qualquer casa ou empresa e, por isso, a seguir, queremos explicar como pode utilizar a iluminação da automação residencial.

Como usar a automação residencial para iluminação doméstica ou no seu negócio

 

  • Poupança de eletricidade

 

Com uma instalação deste tipo, é muito fácil verificar no nosso smartphone se deixamos as luzes acesas ou até desligar elas remotamente se o desejarmos.

Desta forma, evitamos o gasto de ter as luzes da cozinha acesas se formos viajar, sendo mais uma forma de economizar energia em casa.

As lâmpadas inteligentes funcionam através de internet Wifi. Isso nos permite automatizar as luzes em nossa casa e controlá-las remotamente. Pode confirmar a cobertura NOS existente na sua região.

 

  • Baixo consumo e otimização

 

Certamente, toda vez que a conta de luz chega, você pensa: “Será que consumimos tanto assim?” Conhecemos aquela sensação que independentemente do consumo que se faça, o gasto que você faz é sempre alto, e sempre chega quantias exorbitantes de luz.

A iluminação inteligente além de ajudar na redução do consumo, otimiza toda a casa. Nesse caso, se tivermos outras aplicações de automação residencial, como controle de estores, a casa passa a ser uma Casa Inteligente capaz de fazer uso eficiente de energia e iluminação.

 

  • Adequação de ambientes

 

Você sabe em que consiste a terapia das cores? As cores são capazes de nos transmitir estados de espírito, aliás, no tipo de luzes convencionais usamos também luzes frias e quentes.

Por que luzes quentes são colocadas na sala de estar e nos quartos e nos banheiros e cozinhas frias? Porque o calor nos relaxa mais e é usado nas salas onde costumamos descansar.

A iluminação permite uma adequação das cores em diferentes ambientes, de acordo com a necessidade de cada cliente. 

 

  • Segurança para a casa ou empresa

 

Automação residencial é sinônimo de segurança, não só para as pessoas que estão dentro de uma casa, mas também para o próprio prédio.

Outra das vantagens que a instalação de luminárias de automação residencial tem, é poder ter maior controle dos acessos. No caso de intrusos, as luzes desempenham um papel fundamental como sistema de alerta.

Da mesma forma, a casa é acionada automaticamente se detectar fumaça ou outro tipo de acidente doméstico funcionando como alarme.

 

  • Controle total das luzes em sua casa

 

Não quer que ninguém toque a campainha enquanto as crianças dormem? Com a iluminação inteligente você terá total controle das luzes da sua casa, podendo inclusive acioná-las para funcionar como uma função de “campainha” se um membro da família estiver em repouso ou se você estiver no terraço.

Outra opção que permite a iluminação da automação residencial são as transições de luz, por exemplo, para acordar de manhã, fazendo com que acendam (ou apaguem) de forma gradual.

Mais convencido em instalar um sistema de iluminação inteligente em sua casa?