Gestão de estoque e a importância das empilhadeiras

Os trabalhos na indústria, construção civil e nos centros de armazenagem demandam a ajuda de inúmeros equipamentos, que são os principais responsáveis pela movimentação de cargas pesadas e carregamento de materiais. Isso inclui as auto peças, quando as ações não podem ser realizadas somente pela força humana.

Além disso, as máquinas de transporte logístico são importantes para agilizar os processos produtivos, aumentando a eficiência de movimentação de cargas e, fora isso, diminuindo a ocorrência de acidentes no trabalho.

Entre esses equipamentos, destacam-se as empilhadeiras, que são máquinas especialmente projetadas para o transporte logístico.

O veículo industrial é capaz de movimentar mercadorias, cargas, materiais e qualquer outro item, bem como realizar o empilhamento de maneira eficiente e rápida.

Dessa maneira, é possível substituir grande parte do esforço humano, além de promover a melhor organização e racionalização do ambiente.

Equipamentos de movimentação de cargas e suas características

Visto a importância das empilhadeiras para a movimentação de cargas, é possível encontrar uma grande diversidade de modelos, dependendo do tipo de transporte e a quantidade de peso a ser carregada.

Entre elas, destaca-se a empilhadeira manual, que é um equipamento projetado para o manuseio de cargas paletizadas em geral, bem como para o carregamento e descarregamento de caminhões, para alimentar e retirar mercadorias de prateleiras.

As empilhadeiras manuais podem ser operadas com facilidade, sem a necessidade de treinamento prévio (como outros modelos de veículos industriais).

Apesar disso, a capacidade de carga é próxima de 1500 kg; para pesos mais elevados, é preciso outros tipos de empilhadeiras. Entre outros modelos, destacam-se:

  • A empilhadeira elétrica;
  • A empilhadeira a combustão;
  • A transpaleteira;
  • A paleteira hidráulica.

Vale ressaltar que todos os tipos de empilhadeiras necessitam de manutenção periódica, para avaliação do funcionamento dessas máquinas.

Dessa maneira, é possível prever o desgaste dos componentes e substituir as peças para empilhadeira, antes da ocorrência de problemas.

Tratores: máquinas para movimentação em atividades e agrícolas e construção civil

Fora as empilhadeiras, existem máquinas específicas para a movimentação e transporte em atividades agrícolas e na construção civil, já que esses setores demandam veículos pesados, com capacidade para carregar materiais extremamente pesados, além de atuar em serviços de terraplanagem.

Nesse contexto, os tratores aparecem como os equipamentos ideais para os trabalhos agrícolas e em obras.

O trator é um tipo de máquina que exerce tração, capaz de multiplicar a força humana. Assim como as empilhadeiras automáticas, elétricas e a combustão, os tratores só podem ser operados por profissionais devidamente habilitados e qualificados. Com isso, é possível evitar acidentes envolvendo o veículo.

Além disso, os tratores devem passar pela manutenção preventiva, verificando as condições de funcionamento e prevendo a necessidade de substituição de peças para tratores, assim como ocorre com as empilhadeiras.

Ademais, é preciso verificar o tipo de trator, para orientar a manutenção correta, já que existem muitos modelos da máquina, dependendo das funcionalidades.

Como exemplo, tem-se o tratores de esteira, que são usados para a terraplanagem e para operações em rampas íngremes.

Eles são desenvolvidos para empurrar uma grande quantidade de materiais e são capazes de atravessar terrenos agressivos, com cargas extremamente pesadas.

Para isso, os tratores esteira são equipados com um sistema de esteira para melhorar a tração, em conjunto com uma grande área superficial. Assim, as máquinas são capazes de empurrar terras, pedras, arbustos, árvores e outros materiais.

Além dos tratores esteira, outros modelos são as retroescavadeiras, escavadeiras e motoniveladoras. Todos esses tratores precisam passar por procedimentos de manutenção e, caso necessário, verificar o tipo de trator peças para substituição.

No mais, deve-se ressaltar a importância de encontrar uma boa empresa de fabricação de componentes para tratores e de manutenção, para que todos os serviços, análises e substituições sejam efetuadas com máxima qualidade.

Com isso, tem-se a segurança de que todos os acessórios de tratores, empilhadeiras e outros veículos de carregamento estão em perfeito estado e, assim, contribuem para o melhor funcionamento das máquinas.

Nesse sentido, um fabricante de engrenagens de qualidade deve estar equipado com os principais componentes e, ainda, desenvolver peças com materiais resistentes e duráveis.

Vale ressaltar que, devido ao desgaste usual dos acessórios dos veículos de carga, é imprescindível que o componente seja capaz de suportar atritos, choques mecânicos. variações de temperatura, ações do tempo, intempéries e processos de corrosão.