Gerenciamento de obras deve seguir planejamento técnico

O planejamento aplicado em uma obra da construção civil depende de diversos fatores, incluindo a disponibilidade de capital para a compra de material e pagamento da mão de obra especializada.

Soma-se a isso a necessidade de arcar com custos burocráticos e documentação para seguir com todo o trabalho de maneira correta.

As construtoras e incorporadoras possuem equipes especializadas em cada área de atuação, com responsabilidades técnicas que promovem a produtividade dentro de um canteiro de obras.

Para uma pessoa que está em busca do primeiro imóvel, é preciso alinhar orçamento disponível com oportunidade e buscar um projeto que possa ser realizado de acordo com o sonho do imóvel próprio.

Em ambos os casos, as possibilidades que o mercado financeiro e da própria construção civil oferecem são abrangentes.

A otimização dos trabalhos, a disponibilidade de mão de obra capacitada e os materiais em quantidade apropriada e em quantidade suficiente podem ser o início, o meio e o fim de uma história que acaba em um teto que possa chamar de lar.

Presença constante para fiscalização da obra

Os profissionais que atuam no setor da construção civil são primordiais para qualquer obra. O engenheiro e o arquiteto devem estar à disposição durante todo o tempo em que o trabalho ocorre, para gerenciar o ambiente e determinar os processos que devem ser realizados, etapa por etapa.

Esse acompanhamento de obras é parte fundamental para que tudo saia de acordo com o planejamento. Para o proprietário, cada tijolo importa e quanto mais rápido fizer o trabalho, logo a obra fica pronta.

A disposição de material da construção civil deve ser constante, pois ela determina os trabalhos que são realizados na rotina diária dos pedreiros, ajudantes, eletricistas e encanadores, entre outros profissionais presente no canteiro de obras.

Com um planejamento adequado é possível acompanhar as etapas que são realizadas e se ajustar quando surge alguma complicação, como dias de chuva ou falta de matéria-prima para determinado serviço.

A contratação da mão de obra deve ser feita com profissionais responsáveis, que tenham todas as ferramentas disponíveis, livrando o contratante de qualquer compra supérflua que se torne obsoleta ou desnecessária ao final dos trabalhos.

Lojas especializadas oferecem a locação de máquinas, ferramentas e outros equipamentos que ajudam na otimização dos trabalhos. Desde a colher de pedreiro até o balancim de obra para a finalização de fachadas e trabalhos em altura.

Seguindo o planejamento e se adaptando às intempéries que possam surgir de forma inteligente, é possível ter uma programação ideal de início, meio e fim de obra dentro de um prazo adequado.

Acesso facilitado no trabalho em altura

Um imóvel ideal tem diferentes etapas que começam no reconhecimento do solo, a base de sustentação de toda a obra e só é finalizado quando o último prego na parede é colocado.

Entre todos esses processos estão os trabalhos em altura, que devem ser realizados por profissionais capacitados e com o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

As lojas especializadas alugam o andaime para obra conforme a necessidade da estrutura. É possível encontrar peças que se montam em quatro partes, com um tablado para uso interno.

Esse modelo serve para os serviços de acabamento no teto, como instalação elétrica e reboco.

Para área externa os trabalhos na altura são variados, como:

  • Colocação de telhados;
  • Acabamento das vigas de sustentação;
  • Pintura das paredes;
  • Finalização da fachada.

Dentro da programação das etapas, esses equipamentos podem ser disponibilizados de tempos em tempos, para que não ocupem espaço dentro do ambiente de trabalho.

As empresas de locação de andaime de obra fazem a entrega e a retirada constantemente, empregando uma rotatividade entre os clientes.

Olhar técnico apresenta soluções eficientes

O controle financeiro é uma responsabilidade que influencia em toda a obra, tendo em vista que é preciso de capital para investir na construção civil. É preciso uma organização fria e calculada para identificar as necessidades em cada etapa a ser trabalhada.

O mercado dispõe de empresa facilities, com profissionais que atuam na gestão das obras de maneira técnica, proporcionando a manutenção das etapas que os serviços devem ocorrer, como instalações hidráulicas, elétricas, colocação de piso e acabamento interno e externo.

Por fim, o proprietário de uma obra em construção, seja uma importadora ou uma pessoa realizando seu sonho de vida, é possível até mesmo economizar quando deixa a empresa de facilities com a responsabilidade do gerenciamento de todos os serviços, até a entrega das chaves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *