Você sabe o que é gerador de energia solar?

Mais do que uma novidade, fontes de energia alternativas são, como o próprio nome diz, caminhos distintos que, com urgência precisam ser difundidos e implantados pela sociedade, se buscamos diminuir o impacto negativo que temos gerado ao meio ambiente em que vivemos e do qual dependemos diretamente para a sobrevivência.

Dentre as várias fontes de energia alternativa criadas, na tentativa dessa busca em reduzirmos nosso consumo de energias não renováveis (aquelas que apenas retiram da natureza mas não devolvem, deixando por conta da natureza repor em ritmo muito mais lento o que utilizamos e, assim, gerando um deficit), temos a energia solar.

Entendendo como a energia solar é utilizada

Estrategicamente, a placa é colocada em superfícies que tenham alto contato com a luminosidade solar (como os tetos das casas, por exemplo) e absorvendo esses raios solares para convertê-los em energia.

De modo geral, a energia solar residencial vale a pena, pois vem como uma forte opção, não só no sentido de economizar energia, mas aproveitar uma fonte que permaneceu ignorada e desperdiçada até então.

Ao contrário do esperado quando pensado num primeiro momento, o custo para utilizar energia solar não necessariamente é algo fora do alcance popular.

Recentemente, várias empresas já disponibilizam no mercado alternativas acessíveis para a criação de projeto energia solar residencial, tornando cada vez mais simples a compra pela população.

Pensando antes do gasto, inicialmente no custo benefício envolvido na aquisição de um kit de energia solar, podemos ter uma visão que nos permita comparar as vantagens entre manter uma fonte de energia alternativa disponível em casa e a fonte padrão, que além de cara, se aproxima a cada ano do seu esgotamento real.

Tendo a possibilidade de comprar o material e fazer a própria instalação ou nos casos de processos acima de 12 volts, o mais indicado pelas empresas fornecedoras é contratar profissionais qualificados para realização do serviço (eletrotécnicos ou engenheiros).

Isso porque ainda requer certa perícia para garantir segurança e bom funcionamento do processo, utilizando adequadamente um gerador de energia solar como funciona.

Suas etapas de instalação envolvem não apenas a parte técnica, como também a autorização das corporações responsáveis pela distribuição de energia da área em que se situa a residência em questão.

Os equipamentos necessários para a instalação de energia solar compõem o que se chama de kit de energia solar.

Basicamente, é constituído de painéis solares, gerador de energia solar e outros itens que podem variar de acordo com o kit adquirido, que muda de tamanho, segundo o objetivo a que se destina.

O gerador de energia solar residencial é componente fundamental (além dos painéis solares), pois é a peça incumbida de transformar a energia do sol captada pelos painéis em energia elétrica através do processo denominado fotovoltaico.

Divididos em duas classes centrais, os geradores mais usuais serão o gerador solar com bateria ou conectado na rede; enquanto o primeiro acumula energia gerada em baterias, o segundo estará conectado à rede da casa transmitindo essa energia diretamente as luzes e tomadas repassando alimentação aos equipamentos elétricos conectados.

Contamos com três classes principais de kit solar: kit solar de bombeamento, iluminação e residências.

Além das classes principais, podemos encontrar subclasses de kits mais específicos, como o kit solar rural, para chuveiro, de bombeamento para lagos, de bombeamento com bateria, de bombeamento com bateria e inversor solar, para ar condicionado, e assim por diante.

Projeto de energia solar para sua casa

Para começar a planejar um projeto energia solar residencial, é essencial iniciar pelo cálculo do atual consumo da residência, de modo a estimar qual a potência do kit de energia solar que devemos comprar de acordo com as necessidades da família ou moradores.

Visto que existem kits solares feitos exclusivamente para prover a alimentação de um recurso específico (como o gerador para ar condicionado, por exemplo) até um uso mais abrangente como o kit solar residencial conectado à rede.

Depois desse cálculo tem-se em mãos o necessário para decidir o kit de sua preferência, isto é, o mais adequado para sua casa, empresa, escola, enfim; determinar onde e com que finalidade ele será utilizado.

Por último, mas não menos importante, resta verificar o preço da energia solar residencial com a qual se pretende arcar.

Não esquecendo, claro, os pontos anteriormente citados, de forma que os benefícios que buscamos obter com ela (economia e ganho de créditos na conta de luz, fonte de energia limpa, gerador de energia opcional em caso de falha da energia elétrica padrão, etc), refletem o quanto seu investimento é válido quando realizado acertadamente.