Estruturação: projeto construtivo e uso de aparatos metálicos

O setor de construção civil é um dos mais importantes para toda a estruturação e montagem de qualquer município. Esse setor é responsável por realizar diversos tipos de obras, espalhadas pelas cidades.

Para a elaboração de um projeto de uma nova obra, é preciso uma série de ideias e ferramentas específicas que têm função fundamental para erguer uma nova construção.

Nesse texto falaremos de instrumentos utilizados por empresas na construção de um novo espaço, acabamentos essenciais para esses locais, e também sobre o uso do metal no levantamento de obras, já que esse é um importante elemento na composição das construções.

Empresas construtoras

Para começar, falaremos um pouco mais sobre as empresas que fazem parte desse tipo de negócio. As chamadas empresas de construção civil são as responsáveis por realizar todo o planejamento de uma obra, contando com instrumentação moderna, técnicas diversificadas, e principalmente, profissionais qualificados na realização do serviço.

Antes de iniciar efetivamente uma nova construção, é essencial que essas empresas façam o trabalho de adquirir todos os alvarás e licenciamentos necessários, já que esse tipo de documentação permite que as obras sejam iniciadas sem que haja maiores problemas penais para as empresas.

Portanto, uma empresa de construção civil é fundamental, dado que ela é a encarregada de participar de todas as etapas de uma nova obra.

Existem outras áreas que atuam junto no planejamento de uma construção, como arquitetura e engenharia, que são essenciais para criar o desenho do novo espaço e para fazer os cálculos necessários para garantir que o posicionamento das estruturas seja feito de maneira correta.

Outra área importante que deve estar presente na elaboração do plano para uma obra, são empresas que trabalham com materiais elétricos, auxiliando na produção de um projeto eletrico residencial.

Esse projeto é imprescindível, devendo conter todas as informações sobre os espaços que devem ser deixados para a aplicação de dispositivos que levarão energia para todo o espaço construído.

Planejamento do espaço e estruturação

Quando uma empresa é contratada para realizar uma nova construção, é preciso isolar e separar todo o terreno em que acontecerá a obra. Esses espaços são denominados de canteiros de obras.

Nesse local devem conter todos os materiais que serão utilizados, juntamente com estruturas auxiliares e instalações provisórias que permitem que os trabalhadores tenham todo o aparato necessário para trabalhar diariamente, com o maior conforto e segurança possível.

Um dos espaços que precisa estar presente em um canteiro de obras, são os galpões industriais. Esse local é disposto neste canteiro e é de suma importância para dar sequência às obras, já que todas as ferramentas que são ou serão utilizadas ao longo do tempo ficam armazenadas dentro dos galpões.

Para que o espaço seja resistente e proteja efetivamente os instrumentos armazenados, é usada uma estrutura metálica galpão, ou seja, toda a estruturação como telhas e paredes é feita com materiais metálicos, garantindo maior durabilidade e resistência contra problemas como chuvas e exposição às altas temperaturas, assegurando que os materiais não sejam danificados.

Os materiais que são armazenados nesses espaços são diversificados, incluindo materiais que serão montados e outros que auxiliam na construção.

Como citado, as estruturas metálicas tem suma importância para a área de construção civil, já que são elementos bastante resistentes, versáteis e bonitos.

Um desses metais abundante no setor de construção é o alumínio, que permite a criação de perfil estrutural de alumínio, um equipamento muito utilizado na criação e composição de peças importantes para o setor industrial.

Itens de segurança

As empresas responsáveis por uma nova construção devem dispor para os trabalhadores todo o aparato fundamental para garantir a segurança dessas pessoas no trabalho.

Existem diversos equipamentos de proteção e instrumentos que auxiliam os funcionários durante o processo de levantamento de uma obra, tais como:

  • Ancoragem;
  • Capacetes;
  • Cordões amarrados nas vestimentas;
  • Vestimentas próprias para as obras;
  • Andaimes;
  • Guindastes.

Estruturação de uma obra

Para finalizar, precisamos citar componentes que são intrínsecos à qualquer construção, sustentando a obra e com papel importantíssimo para que o espaço tenha uma maior proteção e fixação.

Pisos, paredes, telhados são parte dessa composição que permitem que as pessoas possam entrar e se movimentar nesses espaços de maneira segura.

No entanto, existem estruturas adicionais que também são indispensáveis para diversas construções, como as lajes, que são elementos de sustentação de uma obra.

As lajes podem ser confeccionada de diferentes maneiras, como lajes pré-moldadas.

Quando essa estrutura será colocada em uma construção, é necessário a realização de um escoramento de laje premoldada, visto que essa aplicação permite uma maior proteção e sustentação, aguentando o peso dos materiais utilizados nas lajes que, normalmente, são feitas de elementos pesados como concreto e metais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *