Estratégias para melhorar a segurança de projetos construtivos

Além de levantar as paredes e pensar em itens do acabamento, investir em boas instalações elétricas e dispositivos de segurança é algo que faz parte de um bom projeto.

O Laudo avcb é algo que não pode faltar nesse momento, pois, como o nome sugere, é um documento muito importante emitido pelo Corpo de Bombeiros com o objetivo de atestar que uma edificação atende todas as recomendações de segurança e proteção contra incêndio.

Este documento é obrigatório para situações como: áreas comerciais, construções provisórias, regularização de edificações em áreas de risco e deve ser renovado sempre que haja uma reforma ou ampliação do projeto.

Quer saber mais detalhes sobre o Laudo avcb e outros projetos que podem melhorar a segurança dos projetos construtivos? Continue lendo este post!

Laudo avcb: como funciona

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, também conhecido como laudo avcb, é um documento no qual o Corpo de Bombeiros avalia a segurança de um projeto em relação à proteção contra incêndio.

Na vistoria, são avaliados critérios como as medidas de proteção existentes no projeto, a qualidade da instalação eletrica e o preparo da infraestrutura.

É muito importante que as edificações tenham esse documento, afinal, o laudo é uma obrigatoriedade presente na legislação paulista e que, de fato, proporciona mais segurança e credibilidade para as edificações comerciais.

Comércios, bares, edifícios comerciais e hospitais são exemplos de construções que precisam ter o Laudo avcb.

Esse documento deve ser renovado em situações como:

  • Reformas;

  • Ampliação da construção;

  • Após 5 anos da primeira emissão;

  • Caso haja alguma ocorrência.

Além de cumprir a legislação, buscar esse tipo de vistoria para seu projeto significa valorizar a vida. Pense em quantas tragédias poderiam ter sido evitadas com a adequação do prédio às normas de prevenção e segurança não só contra incêndios, como também contra desastres e desabamentos.

Projeto de segurança contra incêndio

Ainda em relação à segurança contra incêndios, vale destacar que existem negócios especializados na elaboração de projetos de segurança.

Em um projeto como este, tudo é avaliado: a necessidade da quantidade de extintores, a localização das saídas de emergência, os equipamentos e centrais de alarme e tudo que envolve esse universo.

Uma Empresa de instalação de sprinklers é um exemplo de parceria que faz parte de um plano contra incêndios. Na prática, os sprinklers são componentes fixados no teto e que são acionados quando um alarme de incêndio é emitido.

Esses componentes funcionam como pequenos ‘chuveiros’ que liberam água quando acionados.

Geralmente esses dispositivos contam com um sensor capaz de identificar um princípio de incêndio a partir da temperatura. Quando a temperatura máxima é ultrapassada, os sprinklers entram em ação.

Além de contar com parcerias como uma Empresa de instalação de sprinklers, é importante que a elaboração de um projeto de segurança contra incêndio seja feita por profissionais que entendem das instalações elétricas da edificação, dos riscos que a construção apresenta em relação a curtos-circuitos e problemas relacionados.

Automação de Iluminação Residencial

Quando o assunto é automatização, praticidade é a principal vantagem para os projetos residenciais e comerciais. Mas, de que forma projetos de Automação de Iluminação Residencial podem beneficiar as edificações também em relação à segurança?

Sistemas de automação podem ser integrados à outras soluções residenciais. Portanto, dependendo da empresa responsável pelo projeto, é possível unir a automatização da iluminação da casa com algum sistema de segurança contra incêndio, por exemplo.

Além disso, soluções como essas podem ser muito benéficas em relação à economia e otimização das fontes de energia da edificação, já que o ato de apagar e acender as luzes passa a ser inteligente.

Há inúmeros benefícios que a automatização traz para o dia a dia, não só no sentido de tornar a casa mais inteligente e moderna, mas também porque essa automatização também facilita a manutenção da residência e isso é fundamental para manter a segurança do projeto.

Ao considerar que grande parte dos incêndios surge a partir de um problema na fiação elétrica ou na fonte de alimentação de energia residencial, ter as informações do projeto elétrico com mais clareza é algo que otimiza bastante os cuidados residenciais.

Vale lembrar que a segurança é algo que deve estar no seu projeto, seja ele de origem residencial ou comercial, antes mesmo da obra ficar pronta.

Isso quer dizer que, além de contratar um engenheiro civil e profissionais da construção civil, ter o respaldo de um engenheiro elétrico é importante para a construção de uma instalação eletrica mais segura e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *