Escolher entre laminado e assoalho para a sua casa

Escolher Piso de madeira na cozinha é uma opção incomum para o padrão brasileiro, porque a cozinha é um área quente e úmida, características que agravam no verão, estação mais quente do ano.

Entretanto, a madeira é um revestimento considerado nobre e que valoriza o imóvel, ainda mais se estiver em boas condições.

O piso de madeira ao ser bem instalado e tratado, faz parte dos modelos de pisos que consegue agregar um visual aconchegante e sofisticado em qualquer canto do imóvel, até mesmo na cozinha.

Para madeira, lugares altamente úmidos não são recomendáveis.

Se o piso de madeira fosse instalado no banheiro, por exemplo,  o cuido seria redobrado, pois o acúmulo de água poderia trazer danos em um curto período de tempo.

Apesar de correr o risco de molhar o piso, pode-se limpar rapidamente o local, evitando que a madeira venha danificar com breves contatos.

Para manter o piso de madeira em bom estado e por tempo prolongado na cozinha, alguns cuidados precisam ser levados em consideração, como a impermeabilização do piso.

Também é recomendado observar 4 aspectos, tais como:

  • Água
  • Tráfego;
  • Arranhões;
  • Ações do sol.

As cozinhas têm bastante tráfego de pessoas e isso pode resultar em impactos específicos, como: arranhões, manchas, rachaduras, entre outros danos.

Por conta de quedas de utensílios como: talheres, panelas, entre outros, é possível resultar em outras características indesejadas na superfície do piso.

Colocar tapetes pode ajudar a evitar esses riscos, no entanto, se não for adepto aos tapetes a melhor saída é o lixamento do piso inteiro e refazer a superfície.

Outro problema, além da água que precisa ser limpa assim que cai no piso, é a ação do sol que pode desbotar o piso de madeira. Se o verniz estiver descascado, pode afetar a proteção do revestimento.

Nessa situação, a reaplicação do verniz precisará ser feita com mais frequência (não sendo uma vantagem), resultando em gastos extras. P

Existem outros pisos para sala e cozinha que podem apresentar mais eficiência que a madeira como o porcelanato ou modelos de cerâmica, por exemplo.

Essas duas opções podem imitar o aspecto do piso de madeira.

No entanto, nada impede de aderir a madeira como piso de cozinha, porém, fique atento ao processo de manutenção para que o material dure por mais tempo.

Cuidados com o piso de madeira

Para fazer a manutenção de um piso de madeira, principalmente se ele estiver na cozinha, é recomendada a contratação de uma Raspagem de assoalho de madeira, pois a técnica pode ser considerada a mais adequada e segura para este material.

A limpeza ocorre de maneira bem detalhada e todo o piso recebe a calafetação e polimento. Depois da calafetação e polimento, o processo de limpeza é repetido.

Assim que o local é bem limpo e lixado com um aparelho raspador específico para o trabalho, o piso é preparado para receber um selante sinteco, após isso é aplicado uma resina.

É bom salientar que, existem técnicas arcaicas e precárias que podem espalhar muito pó durante o procedimento, por isso, recomenda-se a saída daqueles que possuem alergia.

A raspagem de assoalho de madeira é a mais segura, mas para realizar o revestimento é preciso que tenha 2 centímetros de espessura, pois o profissional raspará o piso por completo e igual.

Saiba como instalar um piso laminado

O piso laminado faz parte dos modelos mais modernos, além de apresentar alta tecnologia.

O uso de madeira de reflorestamento (sustentável e preserva a natureza) também chama atenção para a sua escolha.

colocação de piso laminado pode ser solicitada para atender diversos ambientes, independente do fluxo de pessoas, pois este é resistente e não risca.

Conheça algumas dicas de como colocá-lo no contrapiso.

Primeiro de tudo, o contrapiso deve estar regular, sem nenhum tipo de saliência e depressões.

Limpe o local onde o piso será aplicado, depois coloque a manta de polietileno sobre o contrapiso e deixe rente, alinhado às paredes e cortados perfeitamente na altura dos batentes e portas.

Use o piso laminado sem emendas, pois facilita ainda mais o serviço.

Antes da colocação de piso laminado, faz-se necessário determinar o sentido das réguas de madeira, criando belos desenhos.

A aplicação do piso é feita com uma cola especial, por isso, é essencial limpar com um pano úmido todo o excedente do produto no fim do processo.

Para obter mais informações, recomenda-se o contato com profissionais especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *