Todo espaço onde pessoas vivem e moram deve contar com uma estrutura que possa fornecer conforto e segurança, não é mesmo?
Por isso, existe uma série de soluções rápidas, econômicas e protetivas que podem ser instaladas em condomínios, apartamento, residências e até empresas.
Especialmente em demandas por um abastecimento mais contínuo e em maior quantidade, é necessário contar com o aquecimento eficiente e veloz.
Isso sem falar que, quanto maior o número de pessoas, mais intensas devem ser as medidas preventivas contra riscos de incêndio.
No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro das soluções encontradas atualmente, tanto para quem quer promover o aquecimento mais otimizado de água quanto para a instalação de um sistema capaz de proteger de forma eficiente e resolutiva contra as chamas em caso de incêndio. Confira:
- Aquecimento de água;
- Aquecedores a gás;
- Aquecedores solares;
- Combate a incêndio.
Aquecimento a gás
O aquecedor é um dispositivo muito importante, especialmente em cidades onde as temperaturas podem cair bruscamente.
Isso porque ele ajuda a manter a água das torneiras quentinha para quando você vai lavar a louça, sem falar que abastece o chuveiro com água na temperatura ideal para aquele banho verdadeiramente relaxante.
Tudo isso sem depender de energia elétrica, o que pode gerar uma economia significativa no fim do mês.
Imagine poder contar com um sistema independente de aquecimento, que gera a água quente que você precisa no cotidiano sem gastar a mais por isso na conta de luz. Tanto com os aquecedores solares quanto com os dispositivos movidos a gás, isso é possível.
Aquecimento a gás
Da mesma forma que um Aquecedor a gás para apartamento, os aquecedores desse tipo que são empregados em condomínios e empresas devem dar conta da demanda de aquecimento e apresentar um mecanismo prático que, assim como no fogão, fornece uma chama em um serpentina, que é capaz de esquentar a água e mantê-la no reservatório.
Os chamados boilers, por exemplo, são cilindros de armazenamento onde a água fica guardada depois de quente para que sua temperatura possa ser mantida.
A chama pode ser contínua e alimentada tanto pelo gás natural quanto pelo gás liquefeito de petróleo, que é aquele comum, que utilizamos diariamente na cozinha.
Aquecimento solar
Já o Aquecimento Solar de água é uma das opções mais indicadas, por uma série de motivos, dentre eles o fato de que é possível contribuir diretamente com o meio ambiente escolhendo sempre uma fonte mais limpa e renovável de energia possível.
Se você opta pela placas de coleta solar, que vão utilizar o calor do sol para esquentar a sua água ou a água de um sistema integrado de abastecimento, está evitando que sejam gastos recursos naturais finitos por meio do fornecimento de eletricidade pela concessionária.
Sendo assim, o aquecimento solar não possui apenas vantagens relacionadas com sua eficiência e qualidade, mas também com uma atitude que deve se tornar presente no maior número de espaços possível, rendendo conforto sem afetar o planeta.
Os aquecedores solares funcionam por meio de um boiler, que é o recipiente responsável pelo armazenamento da água aquecida, podendo ele ser de inox, polipropileno ou, até mesmo, cobre.
De formato cilíndrico, esse item é revestido com poliuretano expandido sem CFC, o que o isola termicamente e mantém a água quente para consumo posterior.
Essa água, por sua vez, foi aquecida por meio de coletores solares, placas que captam o calor do sol e o transferem para a água.
É um processo um pouco semelhante em muitos aspectos com o fornecimento de energia fotovoltaica, que faz uso das placas para transformarem a luz do sol em eletricidade.
Sistemas de combate a incêndio
Você com certeza já viu locais protegidos contra as chamas por meio do chamado Sistema Sprinklers, não é mesmo? São aquelas instalações no teto que acionam o jorramento contínuo de água por todo o cômodo em caso de detecção de indício de incêndio ou aumento brusco da temperatura.
Esse sistema possui um bulbo feito de vidro que sente o calor.
É ele que impede o acionamento do Sistema de sprinklers, mas também que o aciona quando sente a elevação da temperatura, geralmente com a emissão de fumaça, e, com isso, abre passagem para a água que vai ser espalhada de forma automática por todo o perímetro alcançado, apagando as chamas existentes e diminuindo a temperatura.
O mais importante é garantir a segurança de todos e uma estrutura capaz de acolher de forma prática e segura visitantes, moradores e colaboradores dos variados espaços oferecidos. O uso de extintores, hidrantes e demais itens de combate ao fogo também é altamente indicado.