Equipamentos para se mexer com o concreto

O concreto é um dos principais insumos aplicados na construção civil, em especial, por apresentar durabilidade notável. Outro ponto de grande destaque a respeito deste material é a praticidade que apresenta para o manuseio e produção, pois por se tratar de uma substância plástica, tem alta flexibilidade.

De acordo com o resultado almejado, são aplicados diferentes aditivos no concreto, tais como:

  • Retardadores: Evitam que a consistência seja perdida;
  • Plastificante: Ameniza em 6% a quantidade de água adicionada;
  • Superplastificante: Reduzem em 12% a quantidade de água;
  • Aceleradores: Viabilizam o uso em temperaturas baixas.

Em meio aos elementos que devem ser analisados na compra deste material, estão itens como a marca, tipo, condições exigidas, resistência, quantidade necessária, entre outros.

Uma vez que há grande diversidade em relação a esse material e suas aplicações, o cenário se reflete ao se tratar dos equipamentos empregados. Por exemplo, a locação de compactador de solo é muito visada para processos que exigem a elevação mecânica da densidade do solo.

Esse método é  imprescindível para que o solo apresente uma maior estabilidade e tenha índices mais baixos de erosão.

Existem diversas áreas trabalhadas, o que envolve também pavimentos compostos por concreto. Desse modo, esse equipamento é o ideal para o nivelamento do solo.

No uso do equipamento, é necessário ter muita cautela, principalmente pelo impacto da umidade no solo, que deve apresentar um determinado teor para favorecer o processo.

Para o aluguel de compactador de solo há possibilidade de recorrer a diferentes máquinas, mas é preciso analisar a profundidade atingida, que em média é de cerca de 20 a 30 cm.

Como a princípio a ação é superficial, pode ser necessário realizar o processo diversas vezes para alcançar a compactação almejada.

O que é concreto usinado?

O concreto usinado, que também recebe o nome de concreto dosado em central (CDC) e concreto pronto, é uma alternativa fabricada por empresas especializadas e transportada por caminhões betoneiras.

O diferencial de maior destaque em relação ao meio convencional de preparo do concreto in loco é a qualidade, pois nesse caso, há um controle minucioso da dosagem dos insumos.

Ainda assim, é importante abordar que não é só o controle mais rígido da dosagem que tem relação pela maior qualidade, como também fatores associados com a estrutura das empresas responsáveis pelo preparo do concreto.

Por exemplo, equipamentos adequados para o preparo e transporte, responsável técnico, laboratório de controle, insumos com garantia de qualidade, entre outros aspectos importantes.

Dessa maneira, erros são amenizados, principalmente devido a redução de complicações relacionadas a condução de materiais ou quantidades inadequadas.

Ainda mais, pela possibilidade de otimizar processos e o material chegar pronto ao local, o espaço pode ficar mais organizado e limpo.

Após recorrer a venda de concreto usinado é fundamental que, ao receber o concreto, ocorra a verificação das características, que devem ser compatíveis com as especificações do documento de entrega.

Independentemente das propriedades do concreto, é crucial que tenha boa trabalhabilidade e esteja em condições de atender de fato sua funcionalidade.

Principais aplicações do concreto usinado

A busca por concreto usinado preço pode estar relacionada com as mais variadas aplicações, como para o nivelamento de pisos, fixação de componentes metálicos, além de ser amplamente utilizado para o preenchimento de lajes, pilares e vigas.

Por mais que possa atender as mais variadas obras, comumente é aplicado em serviços de grande porte, principalmente quando as atividades envolvem reparos.

Além disso, é válido considerar que uma empresa de concreto usinado carrega um custo-benefício interessante para diversas construções, inclusive por favorecer a produtividade e a otimização de áreas no canteiro das obras, uma vez que o espaço que seria utilizado para o preparo convencional do concreto pode ser voltado para outras finalidades.

De modo geral, não há restrições para o emprego deste insumo. Mas, naturalmente, há ocasiões com exigências específicas, que podem estar associadas ao tipo de produto, inclusive aos aditivos utilizados e equipamentos.

Em meio a diversidade de equipamentos e materiais, é importante que as especificações de cada projeto sejam analisadas por profissionais qualificados, principalmente para reunir os recursos mais adequados.

Afinal, conforme abordado ao longo do texto, com as aplicações corretas, é possível garantir maior segurança e durabilidade nos trabalhos com concreto e na obra como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *