Equipamentos para deixar seu lar mais seguro e confortável

Quando você já terminou a construção da sua casa e cuidou de todos os itens essenciais como a estrutura e instalações elétricas, é hora de começar a pensar em detalhes adicionais, mas também muito importantes como a segurança e a climatização da sua residência. Veja alguns equipamentos que podem ser adotados:

Equipamentos de segurança

Quando se pensa em segurança residencial, o uso de Câmeras de segurança são a primeira opção de solução. As câmeras fazem monitoramento constante, o que torna fácil notar alguma presença suspeita frequente no entorno de sua residência. Além disso, só a presença do equipamento já ajuda a desencorajar atividades criminosas. A câmera permite que se mantenha os registros, o que torna possível uma consulta às gravações em casos de necessidade.

Para uma proteção ainda mais completa, é possível providenciar a instalação de um sistema de circuito fechado de TV, formado por um conjunto de câmeras, instaladas em pontos estratégicos. Esse sistema é muito mais eficiente que a instalação de uma única câmera, geralmente é na entrada da casa. Ele é comumente adotado em empresas e condomínios.

As câmeras adotadas nesse circuito podem ser de diferentes tipos:

  • Câmera com sensor de imagem;

  • Câmera com infravermelho;

  • Câmera para ambiente externo;

  • Câmera antivandalismo.

O sistema de cameras de video pode ser integrado a um sistema de Alarme para aumentar a eficiência da proteção seu seu lar.

Existem opções de alarmes para serem instalados em portas e janelas, que disparam com o acesso indevido nesses locais, que são ligados a uma central de alarme. O procedimento mais comum é a emissão de um sinal sonoro além do acionamento automático de um número cadastrado, que pode ser também o da polícia.

Outro tipo que pode ser adotado são os alarmes de sensores de movimentos. Eles indicam movimentação em um cômodo, sendo uma boa alternativa para o caso do alarme anterior apresentar falhas. Pois mesmo que o sinal não soe, é possível perceber uma movimentação inadequada.

Além das câmeras e alarmes, para cercar completamente as possibilidades de proteção, é possível instalar, ainda, uma Cerca elétrica intelbras para aumentar a segurança da residência.

A cerca pode ficar ligada por 24 horas por dia, oferecendo proteção constante ao ambiente. Esse equipamento dá choques elétricos em pessoas que aproximem do equipamento em tentativas de invasão.

Ao fazer a instalação deste equipamento é necessário colocar uma placa de aviso sobre perigo de ferimentos graves e morte no contato com a cerca. Isso por si só já ajuda a inibir qualquer ação criminosa, pois os riscos são muito grandes.

Equipamentos: conforto térmico

Uma vez feita a segurança da residência, é hora de se preocupar com o conforto térmico dos moradores e visitantes. Para regiões muito frias, como o Sul do Brasil, é necessário fazer uso de um bom Aquecedor. Já para regiões mais quentes, como o Nordeste, um ar condicionado potente se faz necessário.

Os aquecedores podem ser encontrados em diferentes modelos, apresentando diferentes graus de potência e eficiência a ambientes maiores ou menores. Quanto ao tipo, eles podem ser:

  • Aquecedor incandescente;

  • Aquecedor cerâmico;

  • Aquecedor à gás;

  • Aquecedor à óleo;

  • Climatizador de ar.

O aquecedor incandescente é portátil, apresenta o menor custo do mercado, sendo por isso o mais popular. O aquecedor deste tipo pode ser elétrico ou termoventilador.

O aquecedor de cerâmica recebe esse nome, na verdade, devido ao material que envolve a resistência do aparato. O papel deste equipamento é fazer a retenção do calor e depois espalhá-lo pelo ambiente. Esse tipo pode ser portátil ou preso à parede. Ele apresenta rapidez no aquecimento, mas como ponto negativo pode ser barulhento.

O Aquecedor a gás glp é mais indicado para espaços comerciais, pois oferece uma abrangência maior de área. Se a sua casa for muito grande, ele pode ser uma opção eficaz. Ele é movido à gás de cozinha, por isso não é indicado para espaços muito pequenos, com pouca ventilação como os apartamentos.

O aquecedor à óleo é uma opção mais eficiente que o tipo incandescente e por isso seu custo é proporcional. O funcionamento se dá por meio do aquecimento do óleo interno, que troca calor com o ambiente externo, aquecendo o ambiente, substituindo o ar gelado pelo quente.

O climatizador é um aparelho de grande versatilidade, já que serve tanto para aquecer quanto para resfriar o ambiente. Ele é a opção mais cara do mercado, devido a exercer duas funções. Esse equipamento é eficiente e se apresenta em versão portátil.

Para quem mora em regiões quentes, o Ar condicionado agratto 12000 poderá atender bem a necessidade de resfriamento eficiente dos ambientes.

As etapas finais de uma construção envolvem a preparação de um ambiente mais seguro, com a instalação de equipamentos com essa finalidade, e de uma climatização adequada para aumentar o conforto doméstico.