Equipamentos para construção civil

A construção é composta por várias etapas que provém de um desenvolvimento e um projeto bem composto. Dessa maneira, para que a obra tenha um andamento fluido e agradável, é preciso que existam máquinas e equipamentos que vêm apoiar e dar a obra uma vivacidade maior.

Essas máquinas e equipamentos, geralmente, são alugados, pois o aluguel de equipamentos é mais barato do que a compra de máquinas.

Isso porque, quando alguém compra uma máquina, é necessário arcar com alguns outros custos como, por exemplo: manutenção de máquinas, estocagem dos materiais, etc.

Já a locação assegura diversos benefícios como por exemplo:

  • Suporte;
  • Substituição de máquinas defeituosas;
  • Catálogo de máquinas amplo;
  • Baixo custo (para obras pequenas e médias).

Dessa forma, muitas obras têm se desenvolvido com a modalidade de aluguel de maquinas. Esse texto visa falar um pouco sobre as máquinas e ferramentas mais usadas na construção civil.

Tipos de máquina

Existe um número grande de máquinas e equipamentos que podem ser usados na construção civil.

Isso acontece pois são múltiplas e especificas as funções das máquinas, sendo que entender o que cada uma é, e sua função é indispensável para o entendimento do projeto e da obra.

Retroescavadeira

É uma das máquinas mais usadas durante as obras, funciona no sentido de escavar redes e vales, e transportar materiais diversos, desde areia até bloco de concreto.

Escavadeira elétrica

É um tipo de máquina muito potente, é composta por inúmeros comandos hidráulicos. Funciona para cavar e desenterrar, além de carregamento de caminhões.

Pá carregadeira

Junta a retroescavadeira, é uma das mais usadas, principalmente em pátios de estocagem, afinal, a pá ajuda ao carregamento de caminhões, como de materiais diversos da indústria de asfalto, solos e terraplanagem.

Mini pá carregadeira

A mini pá vem sendo usada em obras menores, dado o seu porte. Transporta materiais diversos e ajuda porque seu tamanho entra em espaços confinados.

Ela é uma máquina que tem diversos implementos, que o tornam mais versátil, como por exemplo, brocas perfuratrizes, valetadeiras, picão e também betoneiras.

Mini escavadeira

Ajuda a escavar redes rasas, para instalações elétricas, de incêndio e água fria. Ajuda também no transporte de materiais.

Assim como a mini pá carregadeira, há implementos que a deixam mais versátil. A mini escavadeira é usada para o transporte de containeres na fábrica de container e outros lugares de armazenagem.

Motoniveladora

São máquinas muito potentes, que possuem grande força para espalhar e cortar grandes volumes de material.

As motoniveladoras possuem diversas funções, sendo as principais a de cortar e de ajudar no aterramento de leitos, sub bases, sempre de acordo com a marcação topográfica.

Caminhão guindaste

O caminhão guindaste é uma das máquinas mais versáteis nas obras, por muitas vezes ele é usado no lugar do aluguel de guindaste preço por possuir muito mais agilidade.

O caminhão munck consiste em um carro com um braço hidráulico, que pode exercer várias funções como:

  • Distribuição de blocos de concreto;
  • Içamento de peças para o alto;
  • Funciona como andaimes.

Equipamentos: andaimes

Além desses equipamentos mais pesados, que são compostos quase sempre de máquinas movidas a energia elétrica ou a diesel, há alguns equipamentos que são mais simples, porém possuem grande importância dentro de uma obra, um desses é o andaime.

Ele é mais barato e é feito com estruturas de aço e plataformas de mesmo material, são usados para trabalhos em altura. Há diversos tipos, que veremos a seguir:

Andaime industrial

É um tipo de andaime que possui uma torre em formato quadrado, sendo indicado mais para ações tranquilas como pinturas, revestimentos, acabamentos, manutenção predial.

Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro preço é ideal para a construção de fachadas ou suas reformas. É composto por quadros horizontais e também verticais, além de possuir travessas diagonais, placas de base e guarda-corpo.

Geralmente o andaime é posto rente a superfície vertical do lado exterior da construção. Esse andaime é firmado dentro do solo.

Andaime multiderecional

Esse andaime é parecido com o fachadeiro, porém, é composto por diversos níveis e é menos linear em comparação ao fachadeiro.

Tanto os fachadeiros como o multidirecional podem ter rodinhas, que facilitam a movimentação do trabalho e da execução.

Todos esses equipamentos ajudam o cotidiano da obra a se desenvolver com mais eficiência, qualidade e ajudam na otimização do tempo de construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *