Está cientificamente comprovado que o contato com área externa, a natureza faz bem à saúde. Especialistas apontam que a mera presença de vegetação em um ambiente traz efeitos poderosos para qualquer pessoa.
Tais como:
Redução da pressão arterial;
Redução do stress;
Melhora na criatividade;
Melhora na qualidade do ar.
Por conta disso, quem ainda opta por viver em casas de frente para a rua ao invés de em apartamentos costuma investir muito tempo e dinheiro na decoração do quintal: a ideia é criar um ambiente agradável, que os moradores possam aproveitar ao mesmo tempo que desfrutam de todos os benefícios de estar em contato com a natureza.
A boa notícia é que há uma série de itens que podem ser instalados em um local ao ar livre de modo a melhorar sua usabilidade e a torná-lo muito mais agradável e seguro. Confira alguns deles a seguir:
Guarda corpo
Normalmente, áreas ao ar livre contam com estruturas em altura, como varandas e um deck elevado.
Por mais que elas tornem o ambiente mais bonito e valorizem o imóvel, elas também oferecem um risco considerável de acidentes domésticos envolvendo quedas, principalmente entre pessoas com dificuldades de locomoção, crianças e idosos.
Felizmente, há alguns itens que podem ser instalados de modo a reduzir esse risco, como o guarda corpo de alumínio, ou mesmo as versões feitas em outros materiais.
Trata-se de uma espécie de cerca que bloqueia o vão normalmente presente nestes locais, e que pode dar origem a graves acidentes.
Além disso, ele proporciona tal proteção sem prejuízo da decoração: é possível encontrar guarda corpos nos mais diversos materiais e designs, desde a madeira até o vidro temperado.
Contudo, é fundamental que o item seja adquirido junto a um fornecedor de confiança, bem como seja instalado da maneira correta, ficando firme no chão. Do contrário, ele falhará em seu papel de prevenir quedas.
Toldos e coberturas
Há quem relute em investir em uma melhora na decoração dos espaços externos devido a um fator: o clima.
Afinal, em dias de chuva ou sol intensos, o local tende a se tornar desconfortável, fazendo com que os moradores do imóvel prefiram ficar em espaços internos.
A boa notícia é que há uma maneira de garantir que o quintal possa ser sempre usado, faça chuva ou faça sol: basta investir na instalação de uma cobertura, seja ela de lona ou de policarbonato.
Mesmo que a sua presença se limite a apenas uma porção da área total, ela já aumentará consideravelmente as possibilidades de uso do espaço.
Vale ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, tais itens estão disponíveis em diversos modelos, sendo que cada um tem características distintas, além de um efeito particular sobre a decoração do espaço.
A cobertura de policarbonato alveolar, por exemplo, tem divisões internas, fazendo com que ela seja translúcida, mas não transparente.
Por conta disso, ela proporciona abrigo contra a ação da chuva e permite o aproveitamento do sol, mas sem abrir mão da privacidade de seus usuários.
No caso de quem está com o orçamento mais restrito, pode-se optar pelo modelo em lona.
Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma lona plástica (que pode ter a cor ou o design que os proprietários do imóvel prefiram) que fica apoiada sobre uma estrutura metálica. Assim, ela proporciona abrigo tanto do sol quanto da chuva intensos.
Portas de vidro
O fato de um imóvel ter uma área de quintal também proporciona algumas vantagens importantes às suas áreas internas.
A principal delas é que há mais liberdade para aproveitar a iluminação natural do sol, algo que os arquitetos citam como primordial para obter um alto nível de conforto ambiental em todo e qualquer cômodo.
A outra boa notícia é que isso é relativamente simples: a mera instalação de uma porta de vidro já é de grande ajuda para que a luz do sol penetre no local e torne-o muito mais agradável.
Além disso, tal item faz com que o acabamento do cômodo pareça muito mais nobre, elevando o seu padrão e dando um apelo mais moderno ao imóvel.
Porém, assim como muitas outras instalações, esse item requer alguns cuidados. O principal deles deve ser garantir que o modelo comprado seja de qualidade e confeccionado por um fabricante de confiança.
Por exemplo: caso as ferragens para vidro temperado instaladas sejam ruins, elas ficarão com uma aparência envelhecida rapidamente, prejudicando a estética de todo o cômodo.