Conheça os equipamentos para casas automatizadas

Especialistas apontam que as casas automatizadas são uma forte tendência para o mercado imobiliário ao longo dos próximos anos.

Graças ao avanço de tecnologias como a inteligência artificial, o machine learning e a internet das coisas, a tendência é que cada vez mais aparatos usados em residências usufruam de soluções automatizadas.

Por mais que, no momento, o conceito de casa inteligente ainda não tenha chegado ao seu potencial completo, já existem uma série de soluções interessantes no mercado para quem pretende aderir a esse universo.

Confira algumas delas a seguir, como elas funcionam e as vantagens que oferecem:

Sistema de som

Receber amigos, ouvir música e ver filmes, todas essas atividades se tornam muito mais agradáveis quando há um som de boa qualidade envolvida.

Para usufruir ao máximo desse potencial, é comum que famílias optem por instalar sistemas de home theater em suas casas. Atualmente, não é preciso sequer lidar com a fiação: pode-se contar com um alto falante bluetooth.

O que nem todos sabem é que já há sistemas de som inteligentes no mercado, que usam a tecnologia típica da automação.

Além da excelente qualidade proporcionada, eles podem ser controlados por meio de uma central de automação, ou mesmo do smartphone, para controlar ativação, desativação e volume.

Também é possível definir um som ambiente para ser tocado, conforme a preferência de quem frequenta o espaço.

Da mesma maneira, há modelos ainda mais avançados que atuam em conjunto com o sistema de iluminação.

Unidos, eles podem ser configurados de forma a criar uma atmosfera relaxante, romântica, animada, cinematográfica e muito mais: tudo fica ao gosto do usuário.

Por fim, a tecnologia também permite que o som seja levado a qualquer lugar da casa, mesmo que fora do alcance do sistema: basta investir em um alto falante portatil, que se conecte ao aparelho central por meio do WiFi ou do bluetooth.

Iluminação

Contudo, o som não é o único elemento indispensável para criar uma boa atmosfera em um ambiente: a iluminação é outro fator importante. Em sistemas mais modernos, o usuário pode controlar variáveis como:

  • Por quanto tempo ela fica acesa;

  • Qual será a sua intensidade;

  • Qual será a sua cor;

  • Atmosferas específicas, como relaxamento ou cinema.

Vale ressaltar que, nesse caso, os recursos automatizados não servem apenas para melhorar o conforto e a praticidade: eles também geram economia.

Recursos de iluminação inteligente, como o Philips Hue, permitem que o usuário conte com sensores de presença, que causam o apagamento das luzes quando ninguém estiver no ambiente. Como isso gera uma redução considerável no desperdício, a tendência é que o valor da conta de luz caia.

Isso, entretanto, não significa que os moradores deixem de adotar outras estratégias para reduzir o consumo de eletricidade.

Também é interessante contar com lâmpadas de led, que iluminam mais com menos energia – ou seja, são mais eficientes. Quando o produto é de uma marca reconhecida, como a philips led, ele pode durar anos

Equipamentos de segurança

Nos últimos anos, a deterioração da segurança pública brasileira tem assustado a todos. Dia após dia, são noticiados novos assaltos, sequestros e até mesmo assassinatos.

Por conta disso, é muito difícil encontrar uma residência que não conte com soluções de segurança mais robustas, como câmeras de segurança, alarmes e sensores de presença.

A boa notícia é que, graças à automação comercial, tais recursos estão ainda mais avançados. Há, por exemplo, sistemas que acionam as autoridades automaticamente quando detectam a presença de alguém enquanto a casa está vazia.

Existem, também, câmeras inteligentes, que contam com dispositivos específicos que as tornam mais eficientes.

Eletrodomésticos

A automação residencial é algo que existe há anos, por mais que boa parte das pessoas não se dê conta disso. Um exemplo clássico disso é a cafeteira com temporizador.

Isso porque ela permite que a hora na qual a bebida deva estar pronta seja programada, de modo que ela pode prepará-la automaticamente quando o horário chegar.

No entanto, especialistas afirmam que isso é só o começo: nos próximos anos, eletrodomésticos ainda mais inteligentes devem surgir.

No caso das geladeiras, os primeiros modelos inteligentes já estão no mercado.

Eles são dotados de câmeras em seu interior e permitem que os moradores de uma casa controlem a validade e a quantidade de seus alimentos à distância, diretamente do smartphone.