A engenharia com proposta civil tem como objetivo gerar diversos tipos de locais que tragam bem-estar para a sociedade e uma funcionalidade de otimizar o cotidiano social.
Isso inclui muitos itens que esse setor é responsável por realizar, os principais são:
Vias de transporte;
Parques e monumentos culturais;
Pontes;
Casas e prédios.
Além de muitos outros locais que, com certeza, são importantes para a maior parte das pessoas que vivem em uma cidade.
Para realizar essas construções – que, em alguns momentos, parecem monumentais – a engenharia se utiliza de diversos tipos de equipamentos, peças e máquinas que permitem uma construção segura e rápida da sociedade como um todo.
Neste artigo iremos abordar quais são esses itens, como funcionam e quais as suas principais aplicações na sociedade, além de destacar algumas curiosidades referente a cada item.
Máquina de produzir blocos
A maquina de bloco pode ser configurada de diversas formas, mas estima-se que uma máquina de produção mediana pode produzir cerca de 5 a 7 blocos a cada um minuto.
Essa produção pode parecer devagar, porém, para uma obra que opera 24 horas o número é equivalente a produzir em média de 864 blocos.
Essa produção já atende a diversas necessidades que aparecem na obra ao longo do dia. Além disso, essa máquina permite a produção de blocos mais específicos, que contenham medidas corretas e que permitem uma aplicação muito mais dinâmica e exata para os locais dentro da obra.
Com isso é possível entregar uma liberdade muito maior para que os engenheiros possam inovar ou recorrer a métodos de implementação mais seguros, rápidos e mais prática do que solicitar a uma empresa específica, que pode demorar para fornecer os materiais.
Laje pré moldada
A laje pré moldada é utilizada em praticamente todo tipo de prédio que necessita ser construído de forma rápida e prática.
Esse tipo de laje pode ser solicitada – ou até mesmo montada no canteiro de obras – com especificações únicas, que atendam da melhor forma a demanda do local.
A principal diferença dessa laje para o modelo tradicional é na forma da instalação. Enquanto o modelo tradicional é montado de acordo com seus padrões de instalação, a pré-moldada – como o nome sugere – é moldada de uma forma em que sua instalação seja milimetricamente calculada, o que gasta menos tempo e na há a necessidade de paralisar a mão de obra.
Diversos itens são utilizados para realizar a instalação dessa laje, incluindo treliças e peças de aço que contenham nós de segurança, porém tem uma argamassa que realiza um papel fundamental, vamos entender um pouco mais sobre ela no tópico a seguir.
Argamassa colante
A laje é presa por uma estrutura totalmente segura, porém para reforçar ainda mais é utilizada uma argamassa colante.
Ela é fabricada para ter a mesma função do cimento, sendo bem mais leve e moldável. Essa argamassa possui a função de fixar qualquer parte que possa ficar solta durante a fabricação, colando os tijolos nos nós e nas treliças, deixando a estrutura, pelo menos, 3x mais segura.
Forma para o concreto
Uma das novas tendências do mercado é utilizar alguns tipos de formas para gerar uma peça de concreto modelada e que possa ser empregada de forma única.
Esse tipo de peça não é feita somente para decoração, iremos ver agora um dos modelos mais procurados para moldar o concreto.
Concregrama
A forma concregrama possui a função de separar, de forma simétrica, a grama que é inserida em jardins.
Ela é basicamente constituída de diversos tipos de furos quadriculados e uniformes em que a grama é “plantada” dentro do concreto, fornecendo um local que além de mais bonito, danifica menos a grama com o passar do tempo.
Além desse modelo que acabamos de ver, existem muitos outros no mercado, como:
Forma chapada;
Forma redonda;
Forma texturizada;
Forma retangular.
Cada uma com um tipo de aplicação que pode ser mais adequada para certos usos. Hoje em dia é possível encontrar formas de praticamente todos os tipos.
Desdobro de lote
O desdobro de lote é feito quando algum lote necessita de divisão. O desdobro é, basicamente, a declaração judicial que a terra foi dividida para mais de uma pessoa.
Isso requer um advogado para cada parte, além de que a terra seja medida corretamente de forma que cada pessoa seja dono de espaços iguais. Para isso, é preciso que a divisão seja reconhecida em cartório.
O ramo da engenharia civil tem se modificado muito nos últimos anos e podemos dedicar isso, basicamente, ao avanço da tecnologia, que tem permitido novos métodos e equipamentos para se trabalhar.