Energias renováveis para um novo mundo

Não é exagero dizer que o mundo está em um colapso ambiental. Isso é devido a inúmeros fatores, como: a emissão descontrolada de gases, o efeito estufa na atmosfera, os resíduos sendo jogados em lugares inapropriados, a utilização de gás CFC em diferentes produtos de beleza, o gasto demasiado de água potável, o desmatamento desenfreado e assim por diante.

Para dar uma sobrevida ao planeta é necessário adotar medidas que nós chamamos de sustentável. Ser sustentável é dar ao mundo a oportunidade de utilizarmos sua matéria-prima e ela não se esgotar, pois ela está em um ciclo, onde tudo o que é gasto se repõe.

Uma das formas primordiais para começar a ter um mundo sustentável é a usabilidade de novas formas de energia, conhecidas como energias renovaveis.

As energias renováveis são variadas, desde o uso da força do vento, até o uso da energia solar, que são potentes e fortes para alimentar os mais diversos tipos de equipamentos e residências.

A energia solar, por exemplo, consegue alimentar um ar condicionado de maneira mais econômica.

Entretanto, uma vida sustentável não é produzir apenas energia nova, mas também, atentar-se a manutenção dos equipamentos elétricos, assim, um ar condicionado é mais eficiente, quando passa por um conserto de ar condicionado de janela, por exemplo.

Com uma manutenção periódica, a tendência é que o produto dure mais e não consuma tanta energia, seja qual for. Além disso, ele irá emitir menos produtos tóxicos ou danos para a atmosfera.

ENERGIA SOLAR

O sistema de energia solar é um dos mais conhecidos, pois é aquela que transforma a luz e o calor do sol em energia fotovoltaica.

Esse tipo de energia é usada tanto na rede comum elétrica, como para alimentar diversos equipamentos, principalmente, de aquecimento, como o aquecedor para lavatório ou até mesmo aquecedores residenciais.

A grande vantagem da energia solar é que ela é limpa e não gera danos na natureza. Outra grandíssima vantagem é que humanamente falando, esse tipo de energia é inesgotável, sendo possível utiliza-la quase sempre e em qualquer lugar do mundo.

Além disso, um sistema de energia solar apartamento consegue economizar muita energia, e o melhor de tudo, de forma segura e tranquila para todos.

Existem alguns métodos para a criação de energia elétrica por meio do sol, são eles:

– Modo direto: esse tipo é o mais utilizado, pois o sistema de energia solar é feito por um painel solar, ou um conjunto deles. Aqui a energia do sol atinge a placa solar e cria eletricidade.

– Modo indireto: esse tipo é aquele que possui duas etapas para a produção de energia solar, isto é, da conversão da energia do sol em energia elétrica.

Um dos exemplos de conversão de modo indireto é a energia heliotérmica, em que a luz do sol atinge uma quantidade de espelhos refletores e esses concentram toda a energia em um pequeno tubo a vácuo em que passa uma quantidade de água.

Essa água se torna em vapor, que aciona uma turbina que por sua vez transforma a energia mecânica em energia elétrica.

VANTAGENS DO USO DA ENERGIA SOLAR

A instalação e manutenção do sistema de energia solar garante diversas vantagens para quem usa e para o planeta.

Uma das grandes vantagens é que ela diminui a emissão de gases de efeito estufa, e mais, evita a dependência dos humanos de combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo ou o gás liquefeito de petróleo. Além disso:

  • Um sistema fotovoltaico simples, durante trinta anos pode ser comparado a plantar árvores em 10 campos de futebol;
  • Esse mesmo sistema elétrico solar permite uma economia de até 6 piscinas olímpicas;
  • Garante uma economia de até 79 toneladas de carvão queimado;
  • O uso do sistema solar de energia permite a economia de até 500.000 km que são rodados com gasolina.

O investimento para uma instalação de um sistema de energia solar é alto, entretanto durante o uso do equipamento, há o retorno significativo do investimento.

Investir em novas formas de energia é garantir o futuro do planeta, isso porque em poucas décadas, ou séculos, os recursos naturais que não forem repostos sofrerão escassez e até extinção. Assim, investir em energia solar é um dos primeiros passos para um estilo de vida sustentável.

Depois disso é preciso atentar-se para um descarte consciente dos resíduos sólidos, por meio de uma coleta seletiva integrada e que se preocupa de forma certa com o futuro de nosso meio ambiente.