Empilhadeiras: a evolução do equipamento com a tecnologia

Através do avanço da tecnologia, a automação de processos industriais se ampliou, resultando em novos métodos e linhas de produção. Atualmente, o sistema produtivo consiste em programações de tempo menores, para maiores produções.

Ou seja, em um curto período de tempo, é possível produzir grandes quantidades, que é o que acontece também no setor de armazenagens.

O uso de empilhadeira é essencial nesses processos, pois como são automáticas, realizam serviços de armazenagem e organização com ótima velocidade, inclusive em grandes corredores estreitos.

Dessa forma, através da automação e das empilhadeiras, as indústrias cada vez mais evoluem, fazendo com que a economia se movimente junto, melhorando significativamente as linhas de produção.

Empilhadeiras de gerenciamento

Inicialmente, antes de compreender as atribuições e características que as empilhadeiras possuem, é preciso saber diferenciar as funções de uma empilhadeira com a de uma transpaleteira.

As empilhadeiras realizam as funções de deslocamento de cargas nas alturas. Já através de uma transpaleteira elétrica, é possível deslocar cargas em chão. Ou seja, enquanto uma atua nas alturas, a outra realiza a mesma função de baixo.

Controladas por um operador de empilhadeira, que podem ser manuseadas através de automação e programação, diversos softwares foram implantados para alcançar melhorias dentro de indústrias.

Para as empilhadeiras comuns, foram inseridos dois softwares, conhecidos como: software de gerenciamento e software de navegação.

Caso exista a necessidade de transportar pequenas cargas em chão, pode-se utilizar uma transpaleteira ou uma paleteira. As empilhadeiras são utilizadas somente para cargas pesadas, que muitas vezes incluem grandes alturas.

Precisão e eficiência

As empilhadeiras de gerenciamento, realizam serviços programados por um sistema, que pode ser configurado. Assim, com esse modelo, é possível criar um planejamento baseado em análises de tempo e produção, para que a empilhadeira possa seguir uma ordem de movimentação, por exemplo.

O sistema de gerenciamento possibilita que a empilhadeira seja guiada de forma automática, com atribuições designadas através da logística criada.

Através do sistema automático, é possível programar a empilhadeira para desviar de obstáculos, identificar um problema e seguir para outro lugar, tudo isso com agilidade e otimização de tempo.

No caso de alguma eventualidade ou imprevisto, o software utilizado na empilhadeira de gerenciamento, possui atribuições operacionais que o condicionam a agir de forma correta através das supervisões.

Logística e otimização de tempo

São criadas rotinas, que são pré-definidas pela equipe de logística, fazendo com que a empilhadeira de gerenciamento seja funcional e produtiva.

Além disso, esse equipamento trabalha de forma segura, através de seus comandos, que foram pensados e analisados por profissionais especiais do local.

Diferentemente das paleteiras, que muitas vezes precisam passar por manutenção de paleteiras, as empilhadeiras são manuseadas através de programação, evitando problemas, para que elas possibilitem movimentos ágeis e de movimentação de cargas (em sua maioria muito pesadas), reduzindo também os custos.

Por isso, quando existe a necessidade industrial de que as empilhadeiras realizem movimentos complexos, é preciso que seja programada com tempo e análise, a fim de evitar conflitos.

Vantagens

Através dessas empilhadeiras, muitos materiais são direcionados a lugares altos, onde a própria máquina posiciona-os. Por se tratar muitas vezes de cargas pesadas, esse serviço deve ser realizado somente por empilhadeiras, que trabalham de forma automática, evitando acidentes humanos ou situações de risco.

A utilização dessa máquina reduziu muito os índices de acidentes de trabalho, além de agregar flexibilidade nos procedimentos a serem realizados. Existem diversas vantagens em utilizar uma empilhadeira de gerenciamento, são elas:

  • Segurança dos funcionários;
  • Redução de custos;
  • Precisão nos movimentos;
  • Eficiência nas tarefas realizadas.

Empilhadeiras de navegação: Precisão em deslocamentos

As empilhadeiras programadas através de um software de navegação, permitem diversos dados das tarefas atribuídas. O software gera diversas informações importantes para calcular a precisão dos processos que serão realizados, como por exemplo, através da posição correta da máquina.

Isso faz com que a empilhadeira consiga realizar suas funcionalidades de deslocamento de forma precisa, com layouts criados especificamente diante dessa programação.

Através de corredores estreitos ou da locomoção de cargas pesadas, as empilhadeiras de navegação desempenham tarefas, muitas vezes complexas, seja de estocagem ou inserção ou remoção de um item nas alturas.

Através de seus sensores de navegação, a empilhadeira registra os dados de tudo o que está sendo realizado por ela em tempo real, possibilitando o acompanhamento de seu operador que estará no banco para empilhadeira e de toda a área de logística da indústria.

Dessa forma, basta optar pela empilhadeira que melhor se encaixa nas tarefas a serem desenvolvidas, e programá-las a partir da logística estipulada. Sem dúvidas as máquinas realizarão um ótimo serviço, auxiliando o setor industrial e de armazenagem.