Um dos aspectos importantes de uma construção é a instalação do telhado. Esse elemento é fundamental para proteção interna da residência, evitando que fatores externos como sol, vento e chuva, prejudiquem o imóvel.
No entanto, a instalação do telhado envolve desafios já que o material precisa ser impermeabilizado. Esse procedimento consiste na aplicação de um material que consiga proteger o telhado não somente em sua questão térmica e acústica, mas que aumente sua resistência diante de fatores externos e evite a infiltração.
Sem dúvidas, a infiltração é um dos principais problemas que podem afetar a estrutura da casa assim como a pintura do imóvel, trazendo danos como mofo e fungos nas paredes.
Por isso, nesse artigo você encontrará dicas sobre materiais que podem aumentar a vida útil do seu telhado por meio da proteção que oferecem. Confira!
Manta asfáltica x manta aluminizada: o que você precisa saber?
Geralmente, para trazer proteção ao telhado mantas são aplicadas. Uma delas é a manta asfaltica para telhado, que por ter uma facilidade em sua aplicação e conseguir o isolamento térmico é muito utilizada para cobrir não somente telhados mas também lajes e outros tipos de coberturas.
Basicamente, esse material é composto por asfalto e outros materiais que ajudam a conferir elasticidade, além de vidro e do poliéster.
Esse material apresenta características como:
- Resistência;
- Impermeabilização do local;
- Aumenta a durabilidade do telhado;
- Evita infiltrações, mofo e goteira;
- Aumentam a durabilidade da construção.
Por conta desses benefícios, essa manta é aplicada, principalmente, em locais mais chuvosos por proporcionar essa proteção que não é somente das paredes mas dos moradores e móveis. Ou seja, ter essa manta é garantir mais segurança para todos do imóvel além de durabilidade.
Outro tipo de manta bastante interessante e que cumpre o mesmo papel no sentido de impermeabilizar e eliminar a infiltração é a manta aluminizada para telhado.
Esse tipo de manta também é indicada para quem deseja prevenir os vazamentos e goteiras em sua residência, evitando a umidade no local.
A diferença é que o alumínio também consegue refletir o calor que é incidido na residência por possuir essa face aluminizada em sua manta.
Com isso, além do isolamento diante da chuva, essa manta também melhora a questão térmica da residência.
Além desses benefícios existem outros como:
- Facilitada instalação;
- Fácil de limpar;
- Não precisa trocar o telhado para sua aplicação;
- Está disponível em um formato adesivo para facilitar a instalação;
- Dispensa pinturas ou que a superfície seja preparada;
- Não é tóxica.
Além disso, a manta aluminizada não emite poluentes que afetem o meio ambiente. Para escolher o melhor modelo, o ideal é conversar com o engenheiro civil responsável pela obra.
Não esqueça das calhas e rufos
Quando o assunto é proteção do seu telhado é fundamental pensar no uso das mantas, mas o cliente também não pode esquecer da instalação de calhas e rufos.
Esses materiais, em geral, são metálicos (podendo ser feito por Metalon barra chata, que é um formada por aço) e servem auxiliando o sistema de escoamento de água que incide sobre o telhado durante a chuva.
No caso da calha ela está mais ligada ao escoamento da água, evitando uma sobrecarga sobre o telhado. Já o rufo é instalado em pontos específicos do imóvel e ajuda a evitar que a água infiltre o telhado e as paredes, comprometendo a estrutura. Ou seja, esses elementos são indispensáveis.
Outros elementos importantes para o seu telhado
Para quem deseja unir sustentabilidade e responsabilidade ambiental com economia para o bolso, uma opção interessante é apostar na instalação de painel solar fotovoltaico 500w sobre o telhado. A energia solar é renovável, limpa e não afeta o meio ambiente.
Esse painel é instalado no telhado junto com alguns cabeamentos e consegue captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica para a residência.
Sua instalação envolve uma equipe técnica e especializada para a realização das atividades, que também precisa de manutenção ao longo do tempo.
Para obter a energia fotovoltaica em sua residência, o engenheiro civil entra em contato com os órgãos públicos do seu município, em especial, o que fornece energia ao município solicitando a instalação de um painel solar.
Com a liberação, basta encontrar uma empresa especializada no segmento e começar a economizar.