Há muito tempo, os empreendimentos imobiliários têm se tornado condomínios residenciais e empresariais, oferecendo diversas vantagens aos usuários, sejam moradores ou empreendedores.
Para que a oferta atenda de maneira satisfatória aos compradores e investidores, diversos elementos estruturais são adicionados, como mais vagas nas garagens, espaços dedicados para a prática de esportes e atividades físicas, como quadras e academias de ginástica, e localização privilegiada.
A proximidade de centros comerciais, parques públicos, facilidade de acesso a transporte público e serviços essenciais, como escolas e hospitais, também são atrativos que agregam valor ao empreendimento imobiliário.
Dentro de um condomínio, os elementos de acessibilidade e segurança também devem entrar nas vantagens de moradia, como:
- Elevador para condomínios de edifício;
- Estacionamento com marcação de vaga;
- Área de recreação social e infantil;
- Segurança patrimonial.
Para cada um destes elementos, os proprietários deverão se responsabilizar pela manutenção, de forma preventiva, no caso dos equipamentos estruturais, e de forma financeira, em serviços terceirizados, como segurança e limpeza de áreas comuns.
Acessibilidade com segurança e praticidade
Edifícios precisam contar com elementos que facilitem o acesso a andares, a partir do térreo. Muitos prédios contam com a garagem no subsolo, logo, a instalação de elevadores prediais deve ser realizada desde o ponto mais profundo, até o último andar, para facilitar a vida dos moradores e usuários.
Por ser um serviço essencial, este tipo de equipamento deve ter uma manutenção preventiva constante, para que os usuários não tenham que acessar escadas, principalmente, quando o condomínio conta com pessoa com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes, ou até mesmo deficientes visuais e cadeirantes.
O investimento neste tipo de serviço deve constar do planejamento orçamentário do condomínio, já que a manutenção do elevador predial preço deve ser relacionada como necessidade básica de locomoção dentro das dependências residenciais, de uso comum e irrestrito.
Delimitação de espaço garante organização espacial
A disponibilidade de espaço para guardar os veículos em um local seguro e de fácil mobilidade é uma vantagem que a maioria dos moradores procura, quando estão em busca de uma residência dentro de um condomínio.
Além da beleza proporcionada, a aplicação de granilite garagem reforça o piso onde os veículos ficarão estacionados, além de facilitar a higienização, facilitando a remoção de graxa e óleo, muito comum neste ambiente.
Para a organização dos próprios condôminos, a disponibilidade de espaços dedicados a cada apartamento, dentro de uma garagem, em um condomínio predial, os espaços devem ser delimitados, podendo, inclusive, adicionar o número do apartamento sobre a vaga disponível.
Dessa forma, a pintura de faixas de estacionamento se torna uma solução prática, com um baixo custo de aplicação e manutenção, garantindo a comodidade e segurança dos moradores.
Espaço com segurança infantil
As crianças sempre estão presentes no cenário condominial. Por isso, a proteção em espaços dedicados a estes moradores deve ser alta.
Os custos de implementação de elementos educacionais e brinquedos devem constar do orçamento conjunto de todos os condôminos, inclusive com o preço piso emborrachado para playground, que garante maior segurança e limitação de espaço dedicado às crianças.
Serviços terceirizados economizam custos
Os gastos com serviços condominiais são divididos entre os moradores e usuários, conforme a necessidade de emprego de mão de obra.
Caso nenhuma pessoa tenha interesse em cuidar das tarefas diárias dentro de um condomínio, muitas empresas oferecem o serviço de sindicos profissionais SP, que se responsabilizam por tudo, quando se trata de condomínio.
Com a promulgação da Lei 10.406/2002 do Código Civil Brasileiro, a regulamentação desta profissão se baseia no Artigo 1.348, que permite a contratação de moradores ou terceiros para o cargo de síndico, com diversas funções dentro de um condomínio, entre elas:
- Representação do condomínio em juízo ou fora dele;
- Notificação de processos judiciais ou administrativos;
- Regulamentação e cumprimento do regimento interno;
- Elaboração de planejamento orçamentário anual.
As responsabilidades de trabalho envolvem o gerenciamento de gastos, pagamento de contas, cobrança de inadimplentes, zeladoria do patrimônio, inclusive com a manutenção de equipamentos, como elevadores, portões eletrônicos, e acompanhamento de serviços terceirizados, como segurança, limpeza e portaria.
A fiscalização de pagamentos de taxas condominiais e imposição de multas, caso qualquer ocorrência esteja em desacordo com o regulamento do condomínio, também são tarefas de um síndico.
A terceirização de serviços, tanto na instalação e manutenção de elevadores, pinturas prediais e cuidados com o patrimônio em comum, garante uma economia nos custos mensais de um condomínio, que pode ser aplicada em melhorias estruturais e de serviços.