Elementos e acessórios para o conforto e segurança

Um imóvel tem sempre alguma coisa que pode ser feita, como uma reforma que pode ser realizada para garantir o conforto e a segurança dos moradores.

Os proprietários devem estar atentos quanto à estrutura física do telhado, das vigas e colunas, e até mesmo das condições dos pisos, calçadas externas e passeios internos.

Os moradores, em geral, ajudam na decoração ambiente, ou na compra de acessórios que podem ser instalados no modelo “faça você mesmo”, com tarefas que não demandam um conhecimento técnico profissional.

Outros serviços demandam mão de obra especializada, em que é necessário não só o conhecimento técnico, mas também ferramentas apropriadas e instinto para resolver problemas específicos.

Por isso, é sempre importante ter à mão um contato de:

  • Pedreiro;
  • Eletricista;
  • Encanador;
  • Serralheiro.

Esses profissionais são os mais indicados para a realização de serviços que envolvem obras relacionadas à construção civil. Se a reforma for de grande escala, a contratação de um arquiteto ou engenheiro é obrigatório, seguindo o código de postura dos municípios.

Privacidade reforçada com divisórias fixas

A construção de alvenaria tem como característica principal a resistência estrutural, podendo durar muitos e muitos anos depois de construída.

Dessa forma, muitos projetos arquitetônicos empregam elementos vazados ou transparentes para garantir a passagem de ar ou a iluminação natural que o ambiente necessita. Dentro de um banheiro, a construção de uma divisória vidro pode empregar estilo e beleza e, ainda, manter a privacidade durante o banho.

Construído com blocos de vidro, a transparência permite a passagem apenas da luz, impedindo a visualização de forma natural. Isso depende da espessura da estrutura, que pode receber um elemento de cimento para acabamento, com resistência à umidade característica do ambiente.

O tamanho do banheiro determina o tipo de material que será utilizado para limitar a área do chuveiro. Em determinadas residências, o box de vidro ou de acrílico é mais apropriado, com abertura da porta realizada com rodas deslizantes sobre uma guia única.

Quando esse cômodo é espaçoso, é possível empregar uma divisória de granito para banheiro, destacando o acabamento entre o piso e o azulejo, que é eficiente contra a umidade. Esses materiais são fáceis de limpar e mantêm a estrutura física por um longo período.

Vale lembrar que, o uso de banheiro é para momentos íntimos de higiene e, com esses acessórios ou estruturas presentes, a privacidade é preservada.

Esquadrias recebem elemento protetivo

As residências que possuem animais de estimação precisam receber equipamentos de segurança, para que os bichinhos não tenham acesso à área externa, a não ser que estejam acompanhados de algum responsável.

A aplicação de uma tela de proteção nas janelas é uma solução que evita a evasão dos animais, principalmente gatos que possuem agilidade e destreza para alcançarem pontos altos dos ambientes domésticos.

Conforme o modelo de tela escolhido, é possível reforçar a proteção quanto à entrada de mosquitos, baratas e pernilongos. Esses insetos costumam se aproveitar da abertura das janelas e invadir as residências, causando transtorno aos moradores.

Decoração com base na cor escolhida para ambiente

O visual de uma residência é importante para que os moradores possam se sentir parte de um espaço bonito. Além da beleza, a pintura de fachadas é importante para garantir a manutenção da estrutura, de uma forma geral.

O ambiente externo pode receber diferentes cores de tinta, que podem ser combinadas com uma área dedicada para o jardim, instalação de bancos ou mesmo pergolados, criando um espaço aconchegante e convidativo.

O emprego de flores e arbustos, ou mesmo uma horta orgânica e árvores frutíferas podem ser implementadas, desde que o espaço permita esse tipo de intervenção natural.

Nos ambientes internos, as cores de tinta para cozinha podem ser escolhidas de acordo com os móveis e eletrodomésticos presentes no espaço.

O fogão, a geladeira, o micro-ondas, entre outros equipamentos de uso comum, possuem cores que podem determinar a decoração empregada no ambiente. Por isso, é preciso contar com a ajuda de um profissional, que pode indicar as cores corretas para uma cozinha harmoniosa.

Espaço de trabalho em ambiente residencial

A disposição de móveis e objetos de decoração pode ser feita pelos moradores, desde que tenham habilidades e ferramentas apropriadas para montar o ambiente de forma adequada.

A presença de uma mesa de reuniao dentro de um cômodo utilizado como escritório permite que profissionais recebam clientes e fornecedores para um bate-papo ou formalização de contrato.

A participação de profissionais ajuda no desenvolvimento de um projeto residencial, qualquer que seja a finalidade. Além disso, eles possuem contato com fornecedores, o que pode resultar na compra de materiais adequados, com um preço acessível e dentro do orçamento planejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *