Mandar um produto para a assistência técnica, é um dos momentos mais desconfortantes que alguém pode passar, principalmente se o produto em questão tiver acabado de sair da loja.
Parece uma situação pouco recorrente, mas, milhares de produtos vão para o conserto e, na maioria dos casos, com pouquíssimo tempo de uso.
Quando isso acontece, a primeira coisa que o dono do objeto faz é mandar para a assistência, que faz parte da garantia do mesmo.
Mas, e quando a assistência técnica não resolve o problema? Neste caso, a lei fica do lado do consumidor e assegura alguns direitos bem interessantes. Continue lendo este artigo e saiba como resolver o problema da assistência técnica, que só causa mais prejuízo.
Busque seus direitos
A primeira coisa que o consumidor pergunta, na hora de deixar o produto na assistência técnica, é em quanto tempo ele terá o objeto de volta e devidamente consertado.
No entanto, muitas empresas não possuem controle efetivo sobre os serviços de assistência autorizada e isso implica o atraso na entrega estipulada do produto ao consumidor.
A lei determina que o problema seja resolvido em até 30 dias (Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor).
E também adverte que se ultrapassado esse período, o consumidor tem o direito de pedir um produto novo, a restituição do valor pago ou o abatimento do preço total.
Uma dica para evitar possíveis problemas com a data de entrega, é solicitar um orçamento prévio com a assistencia ge. Sendo assim, as seguintes informações devem ser analisadas com cautela:
- Valor da mão de obra;
- Uso de peças originais;
- Condições de pagamento;
- Endereço, CNPJ e telefone do local.
O recomendado é que a assistência simplifique e explique tudo o que será feito com o produto, bem como a substituição de peças (devem ser originais), data exata de entrega e valor.
O produto voltou do mesmo jeito
Cabe salientar que se o serviço não for realizado conforme estipulado no orçamento, ou se o produto voltar com o mesmo defeito, o consumidor deve solicitar a reexecução do serviço ou a devolução imediata do valor pago.
Este direito vale para produtos que não estão mais na garantia. Caso contrário, vale o estipulado no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, citado acima.
Quando o produto perde a garantia
Quando o produto perde a garantia, aí não tem mais jeito. A única maneira de fazê-lo voltar à vida é contratando uma assistencia tecnica autorizada. Geralmente, a fabricante do produto sugere uma.
Esse tipo de assistência é voltado à marca da fabricante do produto e, na maioria das vezes, atende quem está ou não na garantia.
No entanto, existem empresas que estão presentes há anos nesse mercado, como é o caso da assistência técnica viking, que possui mais de 20 anos de bagagem.
Pesquisar sobre a empresa que oferece a assistência, é a melhor maneira para evitar possíveis conflitos com a entrega e conserto do produto.
Existem alguns critérios que definem se o serviço prestado pela assistência técnica é ou não de qualidade. Confira algumas dicas para escolher a assistência certa:
- Marcas especializadas;
- Data de entrega;
- Preço;
- Especialização da loja.
A assistência ideal deve ser especializada na marca e no tipo de produto que está com defeito. Imagine que uma pessoa esteja precisando do conserto de máquina de lavar, mas a assistência é especializada no conserto de smartphones.
Ou seja, a empresa não será capaz de consertar a lavadora de roupas, porque é especialista em eletrônicos e vice versa.
Assistência técnica 24h
É sempre uma tristeza quando o objetivo resolve apresentar algum defeito, não é mesmo? É mais triste ainda quando a pessoa não tem tempo de levá-lo na assistência técnica.
E, por isso, pode acabar perdendo a garantia do mesmo. Entretanto, existem algumas empresas de conserto, que pensam justamente nessas ocasiões e atendem clientes 24h por dia.
Para ter uma ideia, existe até conserto de máquina de lavar 24 horas. Esse é o resultado do avanço da tecnologia, atrelado ao serviço público.
Basta realizar uma busca na internet, que aparecem diversos estabelecimentos que realizam o serviço. É uma facilidade para quem vive ocupado durante o horário comercial e só tem a noite livre para resolver este tipo de assunto.