Apesar de este aparelho ter sido criado com fins militares, a filmagem de drone é algo muito comum até mesmo como hobby.
Este pequeno aparato voador, pode alcançar altitudes impressionantes, o que resulta em imagens igualmente de tirar o fôlego.
Da mesma forma, há modelos desenhados especificamente para fazer o transporte de pequenos objetos, Hoje, já existem até mesmo restaurantes que experimentam entregar os pratos aos clientes com este meio de transporte.
Porém, nem todos consideram que a aplicação de drones na construção civil também é algo útil e que traz benefícios a quem administra o projeto em questão.
Aprenda mais a respeito disso a seguir:
Por que usar um drone na engenharia civil?
Projetos de construção civil são extremamente complexos.
Como todo cuidado é pouco para que uma edificação seja estável e segura, os profissionais responsáveis fazem uma série de estudos para assegurar-se de que as intervenções previstas não colocarão a segurança do espaço em risco.
Assim, o drone na engenharia civil costuma ser usado como mecanismo de auxílio nestes estudos.
Além de alcançar grandes altitudes, é possível acoplar uma série de acessórios à sua câmera, de modo que ela faça muito mais do que apenas captar a imagem: com eles, os profissionais responsáveis disporão de muito mais dados para realizar os estudos necessários.
Como usar um drone na engenharia civil?
Nota-se que o uso do drone na construção civil traz uma série de vantagens. Por isso, confira a seguir algumas das tarefas que podem ser executadas por este aparato:
Inspeção do terreno (fotogrametria)
Antes de iniciar uma construção do zero, é imprescindível que a equipe responsável pelo projeto realize projetos topográficos do terreno. Isto é, investigar aspectos como:
Dimensões;
Inclinação;
Depressões e elevações;
Georreferenciamento, no caso de terrenos rurais.
Tendo em vista suas características, esta é uma das principais aplicações do drone em obras.
Como ele filma e fotografa a área do alto, ele pode proporcionar todas as informações de que os engenheiros precisam para a realização de estudos sobre o espaço.
Normalmente, a alternativa ao uso de drones é a produção de imagens aéreas, normalmente com aviões.
Porém, estes pequenos aparelhos proporcionam muito mais detalhes a respeito do terreno, fazendo com que sejam usados até mesmo para projetos de planejamento urbano. É, sem dúvidas, a melhor opção.
Produção de imagens térmicas
Nem todas as pessoas sabem, mas a temperatura de diferentes partes de um imóvel tende a influenciar na elaboração de projetos de construção. Assim, é preciso averiguá-la antes de se iniciar o projeto.
A boa notícia é que, com a ajuda de um drone, essa tarefa fica muito mais simples. Basta instalar sensores de infravermelho no aparato, que se responsabilizarão por detectar as zonas onde há mais concentração deste tipo de radiação.
Assim, os engenheiros saberão que, nestes locais, haverá a necessidade de se construir uma estrutura de prevenção e combate a incêndios mais robusta, com itens como:
Portas corta-fogo;
Sinalização de emergência;
Extintores estrategicamente posicionados;
Pintura de epóxi.
Isto, por sua vez, pode agilizar a facilitar a obtenção de um dos documentos necessários para que um imóvel esteja regularizado junto ao poder público, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Quanto mais estudos forem apresentados ao órgão no ato da requisição do documento, melhor.
Venda do imóvel já pronto
Quanto mais profissional for o anúncio de venda de um imóvel, maiores são as chances de que ele seja vendido rapidamente.
Boa parte deste apelo vem de imagens de qualidade, que mostrem a edificação e seus ambientes sob as mais variadas perspectivas.
Normalmente, a solução que as imobiliárias encontram para tal é contratar um fotógrafo que conte com equipamentos de ponta, para que ele se responsabilize pelos registros.
Mas, tendo em vista o amplo uso do drone para produzir imagens, por que não aproveitar este potencial?
Um aparato dotado de uma câmera que faz fotografias e filmagens de qualidade pode obter ângulos e variações que um fotógrafo com uma máquina fotográfica regular não conseguiria.
Porém, vale ressaltar que isso não é suficiente para assegurar que o resultado do trabalho seja bom. É fundamental que a pessoa responsável pelo drone controle saiba como conduzi-lo corretamente, com o objetivo de fazer boas imagens.
Do contrário, o resultado será igual – senão pior – do que as imagens feitas com uma câmera fotográfica regular.