Veja as diferentes funcionalidades dos metais no dia a dia

Os metais são materiais que possuem diversas características úteis para nosso dia a dia, sendo elas sua resistência, condutividade térmica e elétrica e até mesmo sua beleza. Podemos observá-los em praticamente tudo: casas, carros, fios, acessórios.
Os metais estão presentes em quase todos os lugares e possuem diferentes funcionalidades no dia a dia.

Funcionalidades dos metais

Veja alguns bons exemplos das diferentes funcionalidades dos metais no dia a dia que, muitas vezes, você pode nem sequer notar.

Para começar, podemos citar a janela de aluminio anodizado. O alumínio anodizado é um metal leve que não conduz eletricidade.

É cerca de 30% mais duro que o aço inoxidável, tem longa durabilidade, é quimicamente estável de modo que não se decompõe, e sua superfície não descasca nem é toxica.

Mesmo quando é submetido a altas temperaturas, seu acabamento não é danificado. Desse modo, uma janela de aluminio anodizado é a melhor opção para sua construção.

A variedade de apresentação desse material permite que o arquiteto explore de diversas maneiras suas combinações com os outros elementos da edificação, devido a sua estética com harmonia de tons e volumes.

Confira alguns motivos para optar por colocar uma esquadria de alumínio anodizado em sua casa ou empresa:

  • Longevidade – Graças a resistência contra a corrosão e choques mecânicos, o alumínio anodizado apresenta alta durabilidade, evitando a necessidade de gastos com trocas, ao contrário de janelas feitas de outros materiais;
  • Variedade – Graças as várias opções de linhas, modelos, sistemas, estética, tons e volumes, a janela de aluminio anodizado pode ser muito bem explorada pelo arquiteto responsável pelo planejamento de sua obra. Há uma ampla paleta de possibilidades para personalizar sua escolha;
  • Alto custo-benefício – Além de já ter um preço no mercado, esse tipo de janela não exige altos custos com manutenção, pois não sofre com ferrugem e seu acabamento não descasca. Sua longevidade também contribui com esse quesito. Esses fatores também implicam na facilidade de cuidados para preservação do produto;
  • Isolamento acústico – Uma janela feita do material em questão fornece a possibilidade de acomodação de vidros de até 40 mm de espessura, que consegue fornecer alto isolamento acústico;
  • Isolamento térmico – Por ter a habilidade de acomodar vidros espessos e também por aceitar o uso de um perfil de alumínio, essa janela consegue oferecer também isolamento térmico, mantendo a temperatura de seu ambiente sem a necessidade do uso de aparelhos elétricos e consequente gasto de energia;
  • Segurança – Graças a sua alta resistência e rigidez, uma janela desse material fornece mais segurança para seu imóvel. Além disso, ela passa por uma série de testes e análises regulamentadas que garantem seu comportamento estrutural.

Outra funcionalidade é em pisos. A chapa xadrez alumínio é muito usada com essa função em escadas, rampas, pisos de ônibus, indústrias de construção e bases de máquina, pois fornece segurança para andar.

Essa opção é ideal por ser leve e ao mesmo tempo resistente a impactos e a corrosão, além de ter um bom panorama estético, motivo pelo qual, muitas vezes, essa opção também é procurada para fins decorativos.

Também é possível escolher a largura e a espessura do material de acordo com a necessidade do fim para o qual ele será utilizado.

Aparelhos e equipamentos que utilizam metais

Os metais possuem diversas funcionalidades e muitas vezes fazemos uso delas sem nem mesmo percebermos. Em nosso dia a dia, frequentemente fazemos uso de aparelhos e equipamentos de metal que simplificam as tarefas cotidianas.

Um bom exemplo disso é o elevador. Diversos estabelecimentos como faculdades e prédios comerciais possuem elevadores como alternativas as escadas, devido à grande quantidade de andares.

Nesse equipamento, praticamente tudo é feito de metal. Os cabos, o contrapeso, a cabine, o sistema de segurança: tudo é feito de algum tipo de metal como, por exemplo, o aço que compõe os cabos.

Existem diversos tipos de elevadores como, por exemplo, o elevador residencial. Não apenas utilizado em prédios residenciais, ele também pode ser utilizado em casas, mesmo que possuam apenas um andar.

Essa é uma boa opção de acessibilidade, além de também facilitar o transporte de materiais pesados de um andar a outro.

Também existem elevadores de carga, a vácuo, transversais, hidráulicos, de cozinha (menores, utilizados apenas para ligar a cozinha e o refeitório, que transportam apenas utensílios e a comida) e plataformas elevatórias (não possui paredes ou teto, utilizado apenas para elevar cargas, comumente visto em oficinas).

Ao procurar por elevador de carga preço, é possível encontrar vários modelos, que atendem a diferentes pesos, dimensões e finalidades.

Servindo as necessidades de indústrias, oficinas e transportadoras, esse objeto evidencia muito bem como o metal pode ser usado de diversas formas e auxiliar nos mais variados tipos de tarefa.