Diferentes cômodos utilizando a madeira como piso

Ao contrário do que muitos pensam, a escolha de um piso para determinado cômodo é muito mais do que uma questão meramente estética.

Como cada matéria-prima tem suas características, elas influenciam no conforto ambiental do espaço de maneiras distintas.

Entre os aspectos que devem ser levados em conta, estão:

  • Desempenho térmico;

  • Desempenho acústico;

  • Duração;

  • Resistência contra pragas e umidade.

Entre todas as opções disponíveis no mercado, o piso de madeira é um dos mais populares. Por mais que ele exista em diversos modelos, todos eles compartilham algumas características interessantes, como o bom apelo estético, a resistência e a vida útil longa.

No entanto, como a madeira isoladamente é um material que não interage bem com a água, caso ela seja danificada pela umidade, é preciso realizar a recuperação do material com procedimentos como a raspagem de assoalho.

Mesmo assim, deve-se evitar o seu uso em locais “molhados”, como a cozinha e o banheiro.

Felizmente, os pisos de madeira podem ser usados com tranquilidade em muitos outros espaços. Confira alguns deles a seguir:

  1. Sala

A sala de residências comerciais é um dos locais mais clássicos para o uso de pisos de madeira. Uma das vantagens de usar tal acabamento nesse cômodo é que ele pode ser aproveitado nos seus mais diversos modelos desde o carpete de madeira até o piso laminado, apresentam bons resultados.

Apesar disso, é preciso tomar alguns cuidados.

Por exemplo: É interessante evitar arrastar móveis, principalmente os mais pesados, sobre a superfície.

Do contrário, pode haver o surgimento de desgastes e riscos, que, por sua vez, vão demandar que os moradores paguem o restauração de taco preço para ter o revestimento com aparência de novo mais uma vez.

  1. Quarto

Enquanto a sala é um cômodo social, no qual as pessoas se reúnem e os visitantes são recebidos, o quarto é diferente. Ele é, afinal de contas, um espaço de descanso, onde é possível descontrair depois de um dia duro de trabalho.

Portanto, é fundamental que sua decoração seja projetada para que ele tenha uma atmosfera relaxante.

Nesse caso, nada impede que os revestimentos de madeira sejam usados. Apesar disso, é interessante evitar os pisos laminados pois como eles são feitos com tábuas muito finas, reverberam muito barulho, o que é especialmente problemático em quartos compartilhados.

Assim, recomenda-se o uso de pisos que não sejam tão barulhentos, como o taco de madeira. Deste modo, evita-se que os sonhos do outro ocupante interrompam o sono da outra pessoa.

  1. Áreas externas

Ao contrário do senso comum, a madeira pode sim ser usada como revestimento de áreas externas sem maiores problemas.

Ainda assim, é fundamental que o material usado tenha sido tratado especialmente para tal. Do contrário, ele será facilmente danificado por fatores como o sol e a chuva.

Normalmente, o tipo de piso usado em tais áreas é o deck para piscina. Além de receber um tratamento diferenciado, ele se caracteriza por ser feito com tábuas mais grossas e resistentes, o que, por sua vez, também faz com que ele tenha um apelo estético diferenciado.

Vale destacar neste ponto que, devido aos procedimentos realizado o deck de madeira preço pode sair acima da média.

Caso o seu orçamento não permita a instalação deste revestimento, é possível optar por alternativas, como o deck modular ou mesmo um modelo feito de cerâmica ou de PVC.

Assim, garante-se tanto a vida útil quanto o apelo estético, mas sem realizar um investimento acima da sua capacidade financeira.

  1. Escritório

Decorar um escritório ou qualquer outro espaço de trabalho é muito mais complexo do que elaborar um projeto para uma residência. Isso porque, além da estética, a funcionalidade tem uma importância ainda maior.

Além disso, é fundamental que o espaço tenha uma aparência profissional, de modo a impressionar clientes, investidores e colaboradores em potencial.

A boa notícia é que os pisos de madeira ajudam a criar essa atmosfera. Versáteis, eles estão disponíveis em diversas cores e madeiras, de modo que escolher um para o seu escritório está longe de ser uma tarefa difícil.

Como o apelo estético de todos é bom e suas cores são sóbrias, será muito fácil fazer com que ele ajude a tornar o local muito mais profissional.