A madeira é um recurso que vem sendo utilizado desde o começo da humanidade, em construções e ferramentas. Isso porque é um material resistente e fácil de trabalhar.
Hoje em dia facilmente vemos em construção a utilização da madeira em revestimentos térmicos e acústicos.
Na utilização de uma porta de madeira percebe a predominância de um material que tem beleza, resistência, fácil manutenção e durabilidade, se claro a madeira for tratada corretamente.
Por que optar por uma porta de madeira?
A porta de entrada é a primeira impressão que temos ao adentrar em uma moradia, podemos saber muito da pessoa ao analisar, podendo saber um pouco sobre o gosto e a personalidade da pessoa.
Ao escolher uma de madeira você tem um leque maior de possibilidades, podendo escolher a melhor porta para determinado lugar, pois cada tipo de porta de madeira se adequa em um lugar tendo modelo para a entrada, porta do fundo, um quintal, até para o banheiro.
Além disso, terá uma gama espetacular de cores e designs de acordo com seu gosto, podendo fazer entalhes nela, escolher uma maçaneta que seja confortável e tenha seu estilo.
Vantagens da porta de madeira
- Trará uma grande e diferente estética ao ambiente;
- Versatilidade, pois você terá a probabilidade de trabalhar com diversos tamanhos e formatos;
- Ela é bastante durável;
- Resistência;
- Um ótimo isolamento térmico e acústico;
- Combina com diferentes projetos arquitetônicos e diversas cores do ambiente;
- Pode ser usada na área interna e externa da casa em vários cômodos.
Lembre-se mesmo que a madeira seja um material durável e a porta tenha essa característica tenha em mente em manter uma manutenção periódica, para assim manter a sua beleza natural por um tempo muito maior.
Tipos de porta
Antes de escolher qualquer porta veja abaixo que não é qualquer porta que se adequa em qualquer lugar.
Porta de miolo de colméia: ela é revestida por lâminas de madeira e recheado por uma colméia de papelão, ideal para locais internos com pouca umidade;
Porta de madeira semi-oca: igual a anterior ela possui um revestimento de lâminas de madeira, mas diferente da anterior não contém a colmeia, adequada para locais internos;
Porta maciça: sendo totalmente maciço, como o próprio nome já diz, ela é extremamente mais resistente que as anteriores, podendo ficar na entrada da residência ou em um local com fluxo de pessoas e onde possa receber umidade.
Tipos de abertura de uma porta de madeira
Portas de madeira também se diferenciam por ter alguns modos de abertura, citaremos os três mais comuns e veja qual se adequa ao seu design.
Abertura simples: sendo simples é também a mais comuns, podendo ser encontrada em 95% das moradias, ela se abre através de dobradiças;
Porta de correr: ela se movimenta para o lado através de trilhos, mas não precisa se preocupar pois não invade outros cômodos e é ideal para pequenos cômodos;
Porta pivotante: sendo a mais diferente por não precisar de dobradiças e sim girar em torno um eixo vertical chamado de pivô, tem leveza e flexibilidade, por seus eixos ficarem na parte inferior e superior sem ficar aparente. Mas independente do tipo de porta, o ideal é comprar um kit porta pronta.