Diferenças de tipos de porta de madeira (vantagens e desvantagens)

A madeira é um recurso que vem sendo utilizado desde o começo da humanidade, em construções e ferramentas. Isso porque é um material resistente e fácil de trabalhar.

Hoje em dia facilmente vemos em construção a utilização da madeira em revestimentos térmicos e acústicos.

Na utilização de uma porta de madeira percebe a predominância de um material que tem beleza, resistência, fácil manutenção e durabilidade, se claro a madeira for tratada corretamente.

Por que optar por uma porta de madeira?

A porta de entrada é a primeira impressão que temos ao adentrar em uma moradia, podemos saber muito da pessoa ao analisar, podendo saber um pouco sobre o gosto e a personalidade da pessoa.

Ao escolher uma de madeira você tem um leque maior de possibilidades, podendo escolher a melhor porta para determinado lugar, pois cada tipo de porta de madeira se adequa em um lugar tendo modelo para a entrada, porta do fundo, um quintal, até para o banheiro.

Além disso, terá uma gama espetacular de cores e designs de acordo com seu gosto, podendo fazer entalhes nela, escolher uma maçaneta que seja confortável e tenha seu estilo.

Vantagens da porta de madeira

  • Trará uma grande e diferente estética ao ambiente;
  • Versatilidade, pois você terá a probabilidade de trabalhar com diversos tamanhos e formatos;
  • Ela é bastante durável;
  • Resistência;
  • Um ótimo isolamento térmico e acústico;
  • Combina com diferentes projetos arquitetônicos e diversas cores do ambiente;
  • Pode ser usada na área interna e externa da casa em vários cômodos.

Lembre-se mesmo que a madeira seja um material durável e a porta tenha essa característica tenha em mente em manter uma manutenção periódica, para assim manter a sua beleza natural por um tempo muito maior.

Tipos de porta

Antes de escolher qualquer porta veja abaixo que não é qualquer porta que se adequa em qualquer lugar.

Porta de miolo de colméia: ela é revestida por lâminas de madeira e recheado por uma colméia de papelão, ideal para locais internos com pouca umidade;

Porta de madeira semi-oca: igual a anterior ela possui um revestimento de lâminas de madeira, mas diferente da anterior não contém a colmeia, adequada para locais internos;

Porta maciça: sendo totalmente maciço, como o próprio nome já diz, ela é extremamente mais resistente que as anteriores, podendo ficar na entrada da residência ou em um local com fluxo de pessoas e onde possa receber umidade.

Tipos de abertura de uma porta de madeira

Portas de madeira também se diferenciam por ter alguns modos de abertura, citaremos os três mais comuns e veja qual se adequa ao seu design.

Abertura simples: sendo simples é também a mais comuns, podendo ser encontrada em 95% das moradias, ela se abre através de dobradiças;

Porta de correr: ela se movimenta para o lado através de trilhos, mas não precisa se preocupar pois não invade outros cômodos e é ideal para pequenos cômodos;

Porta pivotante: sendo a mais diferente por não precisar de dobradiças e sim girar em torno um eixo vertical chamado de pivô, tem leveza e flexibilidade, por seus eixos ficarem na parte inferior e superior sem ficar aparente. Mas independente do tipo de porta, o ideal é comprar um kit porta pronta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *