Dicas sobre sistema de captação de água e reuso da água

O uso da água de maneira consciente é um assunto que tem estado em pauta constantemente, principalmente na mídia. Por conta da escassez de água, é cada vez mais importante que as pessoas criem maneiras de reutilizá-la e de captar a água da chuva para utilizar em diversas necessidades do dia a dia.

O uso consciente da água não apenas representa uma economia quando chega a conta, mas também uma maneira de preservar o meio ambiente, tão afetado pelo desperdício desse recurso natural.

Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como captar a água da chuva e reaproveitar a água de maneira correta. Neste artigo vamos dar dicas de como você pode implementar isso na sua casa.

Captação da água da chuva

A escassez de água é um problema que preocupa muitas pessoas, já que, comprovadamente, em 2050, boa parte da população mundial sofrerá com a falta de água.

Para garantir o acesso à água potável para todos, é recomendável tomar algumas atitudes, como a instalação de um sistema de captação de água da chuva.

Também conhecido como cisterna, esse sistema é um reservatório que capta a água da chuva, armazenando-a para uso geral. Além de ser um sistema de baixo custo, as cisternas oferecem vantagens como:

  • Economia responsável;
  • Economiza cerca de 50% na conta de água;
  • Atende a diferentes necessidades;
  • Ajuda em tempos de crise hídrica;
  • Fortalece a cultura de sustentabilidade.

O sistema de aproveitamento de agua da chuva funciona levando a água por meio das calhas a um filtro que elimina as impurezas da água. Tais impurezas podem ser folhas, galhos dentre outras impurezas comuns trazidas pela chuva.

Mas, é importante lembrar que apesar de haver esse filtro, a água da chuva não é considerada potável, pois ela traz uma série de substâncias impróprias para o consumo.

No entanto, independentemente de qual seja a finalidade da água que foi captada, o sistema precisa contar com o filtro para captação de agua de chuva.

Depois de filtrada, a água passa por um freio d’água, impedindo que as partículas sólidas sejam suspendidas e depositadas no fundo do reservatório.

O uso pode ser aplicado para lavar calçadas, carros, aplicação em vasos sanitários, jardins dentre outras necessidades do cotidiano. No entanto, essa água não serve para banhos, escovar os dentes e cozinhar.

A utilização dos revestimentos metalicos é feita nas calhas, pois são mais resistentes, com capacidade para uma captação maior de água.

As calhas feitas de aço galvanizado não enferrujam e são muito mais duráveis, no entanto, sua instalação precisa ser realizada por profissionais capacitados, para que resistam a tempestades fortes dentre outras situações.

A captação de água é muito importante para proteger o meio ambiente, evitando o desperdício de água. Além disso, é possível reaproveitá-la, se você usou a água para lavar roupas, por exemplo, pode reutilizar a água da máquina para lavar quintal, calçada e até o carro.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre as cisternas, no próximo tópico vamos falar sobre a importância da impermeabilização.

Por que a impermeabilização é importante

A impermeabilização é um processo realizado para evitar que a umidade prejudique o imóvel. O excesso de umidade pode provocar rachaduras, mofo dentre outros problemas que comprometem a estrutura da construção e a saúde das pessoas.

Muita gente procura por impermeabilização de terraços porque esta área é a parte de cima uma edificação e muito utilizada com área de lazer com piscinas, churrasqueira entre outros.

Por serem abertos, os terraços estão mais suscetíveis à chuva, o que facilita para o acúmulo de umidade, que consequentemente provoca desgastes, rachaduras e acúmulo de mofo para o andar de baixo.

Uma das opções mais comuns de impermeabilizante para terraços é a manta líquida, pois é muito eficiente e fácil de aplicar.

Outra opção também bastante comum é a manta asfáltica, e cada opção de impermeabilizante atende a uma necessidade, a uma tamanho de terraço, dentre outras características.

O dia é conversar com um especialista para saber qual a melhor opção para a sua necessidade.

Saber utilizar e lidar com a água da chuva é importante em nosso dia a dia. Sua captação ajuda a economizar e a preservar o meio ambiente.

E com a ajuda da impermeabilização, você evita problemas por conta da chuva. Dominar esse fenômeno natural faz bem e é importante para garantirmos um futuro melhor para o planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *