As melhores dicas e sugestões sobre portões e portas

A fachada de uma casa é algo que chama a atenção, principalmente se for decorada com texturas singulares, plantas ornadas e portões diferenciados.

As portas e portões podem ser vistos como algo simples e banal, porém existem modelos que, além de transmitirem segurança para os moradores da residência, podem ser decorativos e inovadores.

O Portão basculante fechado, por exemplo, é um dos modelos mais usados atualmente, por ser seguro e prático. Esse tipo de portão não dá visão interna da casa, transmitindo maior segurança e privacidade ao morador.

Seja ele manual ou automático, quando fechado, não toca o piso e, quando aberto, não ocupa espaços laterais.

Além disso, o Portão basculante fechado simples é muito prático, pois pode manter a garagem fechada e abrir apenas a porta de pedestre, caso poucas pessoas precisem sair ou entrar na residência, tornando desnecessária a completa abertura.

Portas que oferecem praticidade

Outra opção de porta é a Portinhola de alumínio. Esse tipo pode ser instalado em grandes portões automáticos, dando acesso ao interior do espaço.

É uma grande facilitadora, pois em caso de falta de energia, é possível abri-la apenas com uma chave.

Geralmente, esse modelo se encaixa nas portas de enrolar de aço, muito utilizadas em comércios e indústrias, no entanto, algumas vezes é preciso fazer uma Portinhola de alumínio sob medida.

Estas podem ser instaladas em diferentes lugares, de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada orçamento.

Portas que podem dar um ar mais sofisticado à casa

Para tornar um ambiente mais funcional e amplo, melhorando a circulação de pessoas sem que o espaço seja prejudicado, a Porta de correr embutida permite uma flexibilidade maior para o ambiente.

São ótimas opções para lugares pequenos, pois há trilhos para deslizar, o que divide os ambientes com elegância e modernidade.

As portas de correr mais encontradas no mercado podem ser feitas de madeira, vidro, ferro e alumínio.

As de ferro podem deixar o ambiente com um ar mais industrial. As de alumínio, ao contrário da anterior, transmitem mais leveza, e costumam ser usadas em ambientes externos por conta da sua propriedade anticorrosiva.

Já as portas feitas de vidro passam um ar de requinte, dividindo ambientes, porém sem impedir a visão dos cômodos, contudo, os vidros podem ser jateados, caso se deseje uma privacidade maior.

As portas de correr de madeira são as mais utilizadas, porque são simples e versáteis.

As vantagens em utilizar uma porta de correr

Confira abaixo as vantagens de usar a porta de correr:

  • Economia de espaço;
  • Sensação de amplitude;
  • Integração dos ambientes da casa;
  • Versatilidade

A Porta de correr embutida para banheiro, por exemplo, é feita com madeira e MDF, o que torna o acabamento e a textura diferentes e adequados às necessidades do ambiente.

Com a porta de correr nesse cômodo, em geral, que já tem um espaço reduzido, é possível ganhar espaço interno para uso.

Por fim, fazem parte da composição das portas: a maçaneta, batentes, folha e guarnição. A folha é a chapa que veda a parede ao fechar a porta. Os batentes são responsáveis por fixarem as folhas.

A guarnição deixa o rejuntamento da alvenaria e o material do batente escondidos. Enquanto isso, a maçaneta se responsabiliza pelos trincos e dobradiças.

Sabendo disso, é importante pensar em quais portas se encaixam no ambiente da forma desejada e nas qualidades e vantagens de cada tipo.