O piso é um detalhe muito importante dentro de um projeto de construção. Entre as várias opções deste material, o piso podotátil de concreto, por exemplo, é um produto que é adaptado para auxiliar os deficientes visuais na locomoção.
Na prática, esse item pode ser encontrado em dimensões e cores variadas e o grande destaque deste produto é que ele pode ser usado para sinalizar determinadas áreas.
Ou seja, acessórios que se encaixam no modelo do piso podotátil de concreto são caracterizados por apresentarem uma composição mais sensível à itens como as bengalas e próteses.
Para preservar essas características, é preciso cuidar da manutenção do piso. Mas como cuidar desse material de forma eficiente? Quais são os produtos que podem ser usados na limpeza deste item? Quando fazer a manutenção de forma adequada? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo esse artigo e saiba mais!
Polimento de piso de concreto
Assim como outros modelos de piso, a limpeza do piso podotátil de concreto pode ser feita de várias formas. A mais comum é o uso de panos úmidos, com água e detergente.
Porém, como se trata de um piso com algumas características específicas, é preciso ter alguns cuidados a mais na hora da manutenção. O primeiro é evitar as formas mecanizadas para a limpeza, ou seja, máquinas que possam estragar as placas de concreto.
Além disso, a técnica do polimento de piso de concreto é muito indicada. Na prática, essa técnica serve para corrigir as imperfeições deste tipo de piso e, dessa forma, além de funcional, o piso tem um resultado estético muito melhor.
A manutenção pode ser feita de forma periódica ou conforme a observação do desgaste nos pisos. Para garantir maior vida útil para esse material, é interessante tomar alguns cuidados. São eles:
Evitar uso de solvente e produtos químicos;
Usar cera acrílica incolor (evita a retirada da sinalização);
Sempre diluir produtos químicos na água para a limpeza;
Fazer a troca quando o piso estiver esburacado ou descolado.
Além da manutenção periódica, uma boa forma de cuidar dos pisos é fazer uma instalação adequada não só do piso como do contrapiso também. A execução de contrapiso, por exemplo, é uma técnica que exige um trabalho minucioso.
O contrapiso é uma camada de argamassa que é executada sobre estruturas como lajes de um pavimento, bases que ficam sobre o solo e áreas molhadas. Apesar das diferenças, os cuidados de manutenção do contrapiso devem ser os mesmos do piso comum.
Quando o revestimento do piso é feito de concreto usinado, a diferença é que esse material é reforçado com quantidades maiores de água, cimento, pedras e areia. Neste caso, a necessidade de manutenção deve ser observada conforme o desgaste do material.
Além dos pisos tatéis ou de concreto usinado, existem outros modelos de piso que também necessitam de cuidados específicos. Confira os tópicos abaixo e saiba mais.
Piso intertravado: cuidados
O piso intertravado também é um tipo de piso com composição de concreto. Porém, a diferença é que esse material é aplicado nas calçadas e na pavimentação das vias.
Como esse tipo de revestimento está exposto a um acúmulo maior de poeira, sujeira e outros materiais, os serviços de manutenção e limpeza devem ser feitos com maior frequência.
O método mais comum é a lavagem com jatos de água e produtos de limpeza específicos para os pavimentos. Se o piso intertravado estiver localizado em uma rua com uma grande quantidade de árvores ou exposição à sujeira, algumas medidas gerais podem ser tomadas para preservar esse material a longo prazo. São elas:
Lavar periodicamente o piso;
Observar quais produtos ácidos podem ser aplicados no piso;
Cuidar da limpeza diária na remoção de lixos na via;
Observar o tipo de sujeira e a forma mais adequada de tratá-la.
Outros materiais como o piso polido – composto a partir de uma variação do cimento queimado, já se destacam por ter uma manutenção mais simples.Isso ocorre porque esse tipo de piso conta com uma superfície lisa e, por isso, não acumula tanta sujeira.
Em relação a outros tipos de piso como os carpetes, por exemplo, uma vantagem desse material – além da manutenção simplificada – é a redução na proliferação de ácaros e bactérias. Por causa dessas características, a manutenção periódica pode ser feita com água, sabão e produtos de limpeza que não sejam ácidos.