Dicas para evitar vazamentos na sua obra

A qualidade final de uma obra deve ser planejada desde o projeto, garantindo todas as aplicações necessárias para que as estruturas sejam montadas de acordo com os padrões estabelecidos e com as demandas em questão.

Dessa forma, os procedimentos construtivos diários dentro do canteiro de obras são voltados para a obtenção de resultados mais satisfatórios e duráveis em diversos aspectos.

Um deles é a questão da qualidade do escoamento das águas das chuvas, por exemplo, e do impedimentos de riscos de vazamento, infiltrações e processos de umidade que podem colocar em risco a edificação e gerar uma série de transtornos indesejáveis.

Por isso, é absolutamente importante conhecer os recursos oferecidos no atual mercado da construção civil para a minimização de danos nesse sentido.

No artigo que você acompanha em seguida, fique por dentro de alguns dos componentes mais importantes quando estamos falando de evitar vazamentos em obras e saiba quais são os serviços que devem ser feitos para a garantia de uma estrutura mais moderna e eficaz.

Mantas

impermeabilização de estruturas como as lajes é fundamental para evitar que a água que cai com as chuvas e até mesmo com as neblinas fique depositada nas instalações da edificação e, com o tempo, ocasione em danos que podem ser até mesmo irreversíveis de acordo com a gravidade apresentada.

Na busca por soluções que possam evitar que esse tipo de situação aconteça, promovendo lajes e estruturas devidamente protegidas contra o acúmulo de água e a sua infiltração interna, é possível utilizar as mantas de proteção. Um exemplo é a chamada manta geotêxtil, que é uma manta permeável capaz de:

  • Filtrar;
  • Drenar;
  • Separar;
  • Reforçar.

Assim, ela garante que a água que cai sobre a superfície seja sugada antes de chegar às instalações em si.

Utilizada especialmente para proteger e reforçar materiais diversos, essa manta não é têxtil e evita danos diversos, de modo que seu uso no solo é ainda mais recorrente por conta de oferecer um sistema completo de drenagem que garante uma série de benefícios estruturais.

Esse tipo de manta pode ser aplicado em diversos contextos, seja na filtragem de diques de contenção, na camisa de tubos drenos, nos muros de arrimo, na proteção mecânica de dutos enterrados ou até mesmo para reforçar aterros apoiados em solos de baixa capacidade de carga, garantindo mais eficiência e auxiliando diretamente no desempenho.

Pintura especializada

Outra questão que tem um impacto direto na qualidade das estruturas e na minimização expressiva de riscos relacionados com infiltração, umidade e vazamento é a pintura correta e especializada das paredes.

É preciso reforçar, portanto, que cada tipo de ambiente demanda um processo diferente de pintura de parede, pois espaços residenciais, por exemplo, não possuem as mesmas exigências e não estão sujeitos às mesmas condições cotidianas que um local destinado a produção industrial ou até mesmo ao comércio

Sendo assim, o primeiro passo é buscar profissionais qualificados e que possuam experiência nos revestimentos que melhor atendam às necessidades do seu espaço.

Procure, portanto, uma empresa de pintura comercial que esteja verdadeiramente comprometida com os resultados mais satisfatórios para seus clientes, assegurando mais proteção e evitando vazamentos.

Impermeabilizando corretamente

O mais importante quando estamos falando de impermeabilizar as lajes e as estruturas de modo a evitar danos e transtornos associados diretamente à ocorrência de vazamentos nas instalações é considerar que todo o procedimento deve ser feito com muito cuidado e sempre por profissionais que possuam a devida capacitação e conhecimento no assunto.

Muitas pessoas se perguntam como acabar com vazamento de laje, mas é preciso perguntar-se primeiro quais são os serviços necessários para isso e como impedir que eles tenham que ser feitos novamente no futuro.

São muitas as vantagens de se impermeabilizar a laje quando o trabalho é feito de modo qualificado e atento, dentre elas podemos destacar algumas, que são:

  • Durabilidade;
  • Promoção de saúde;
  • Manutenção reduzida;
  • Aprimoramento estético;
  • Melhoria da fundação.

Para que tudo isso seja obtido, porém, é importante contar com um procedimento impermeabilizante para laje eficaz, durável e que apresente resultados compatíveis com as demandas do projeto.

Levando em conta o clima do local, o nível de umidade, a constância de chuvas, entre outros itens determinantes e que não podem ser deixados de lado – garantido assim os melhores resultados.