Dicas para escolher elementos comuns em construções

Todos os imóveis, independentemente de serem utilizados como residências, comércios, empresas ou indústrias, possuem estruturas fundamentais para a passagem dos usuários, com segurança e funcionalidade.

Para que cumpram o seu papel na construção, e não prejudiquem a sua estabilidade, é imprescindível que o projeto arquitetônico os inclua desde o princípio. Localização, medidas e características das esquadrias devem ser analisadas.

Além disso, na existência de mais de um pavimento, as escadas são essenciais e demandam a instalação de guarda corpo e corrimão.

Para garantir boas escolhas e evitar arrependimentos nas reformas ou construções, o ideal é dedicar-se à pesquisa de cada um dos itens, buscando compreender as possibilidades de formatos, materiais e estilos.

Portas, janelas e esquadrias

Com capacidade para unir beleza e funcionalidade, a escolha da porta depende do conhecimento das diversas opções disponíveis no mercado. Algumas dicas para começar são:

  • Conhecer os tipos de abertura de porta;
  • Saber os elementos que as portas devem ter;
  • Levar em consideração o tamanho da porta;
  • Escolher as portas segundo o ambiente e a finalidade;
  • Considerar a qualidade dos materiais utilizados.

Os principais tipos de abertura são por meio de dobradiças, trilhos que formam as portas de correr, e o modelo pivotante, com abertura com movimento sobre um eixo.

As portas são compostas por folha, guarnição, batentes e maçaneta com fechadura. Já os tamanhos de portas internas ou externas podem variar, assim como a finalidade das instalações.

Com relação ao material, as mais usadas são as portas de madeira, alumínio, aço e PVC, cada uma com estética e vantagens diferentes.

Janelas

Geralmente, a escolha das portas ocorre em conjunto com as janelas, já que utilizar o mesmo material ou combinar as cores aumenta a harmonia visual nas construções. Porta e janela também têm bastante valor decorativo, o que costuma guiar as escolhas. As principais dicas para valorizar os imóveis na instalação de janelas são:

  • Priorizar segurança e resistência em ambientes externos;
  • Priorizar o valor decorativo nos ambientes internos;
  • Optar por janelas mais amplas em quartos e salas;
  • Escolher janelas menores para cozinhas, banheiros e corredores;
  • Estudar o melhor posicionamento para ventilação e entrada de luz;
  • Escolher materiais de qualidade e boa procedência;
  • Atentar-se ao acabamento das janelas.

O que são esquadrias?

Uma dúvida bastante comum entre os proprietários inexperientes de construções e reformas é com relação às esquadrias. Trata-se de um nome genérico dado às portas, janelas, portões e outras aberturas nas obras.

Como exemplo, é possível citar o produto de um fornecedor de esquadrias de alumínio, que pode vender as portas e janelas inteiriças, ou ainda possibilitar a instalação de vidraças, brises ou portas de vidro.

Escadas, guarda corpo e corrimão

As escadas são estruturas essenciais na existência de mais de um pavimento nos imóveis, ou até na construção de mezaninos. Para atender às necessidades de ambientes residenciais, comerciais ou institucionais, as escadas precisam proporcionar segurança, conforto e beleza para os espaços.

Com bons projetos de arquitetura, as escadas têm potencial para se destacarem como protagonistas da decoração.

A escada pré moldada de concreto é uma excelente opção, porque cada degrau é produzido em fábrica, transportado e instalado no local da obra ou reforma. Mas antes, é feito um projeto técnico com as medidas específicas de cada degrau, garantindo que eles se encaixem perfeitamente, sem problemas estruturais.

Além de possibilitar um ganho de tempo e a valorização do imóvel, com uma escolha moderna e de grande impacto visual, há diversas opções de modelos, como a escada caracol de concreto preço. As escadas também podem ser retas, em L ou em U.

Guarda corpo e corrimão

Para aumentar a segurança nos espaços com escadas, ou até sacadas e varandas, é muito importante a instalação de guarda corpo e corrimão.

Com relação ao material, o alumínio e o aço inox são bastante comuns em ambos. A instalação de guarda corpo de vidro também é bastante popular, e acrescenta um toque sofisticado aos imóveis.

Para diferenciar, basta lembrar que corrimão é a parte alta, geralmente usada de apoio para o deslocamento das pessoas. Já o guarda corpo é a estrutura instalada abaixo do corrimão e acima do piso, que serve para impedir a passagem, evitando quedas.

As estruturas são essenciais, principalmente na existência de crianças, idosos ou animais de estimação dentre os usuários dos espaços. As instalações devem ser feitas de acordo com as normas técnicas de segurança.

Para garantir a qualidade das reformas e construções, independentemente da fase, é fundamental a contratação de profissionais qualificados e experientes.

Além disso, o acompanhamento de arquitetos ou designer de interiores auxilia nas tomadas de decisões com relação aos estilos, modelos e materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *