Dicas de revestimentos para a sua construção

Para quem está construindo ou reformando, o mercado de materiais de construção e itens para revestimentos oferece muitas possibilidades modernas e práticas.

Além dessas qualidades, o design moderno e atual é muito bonito, mas com tantas opções, pode ser difícil escolher. Existem muitas possibilidades e opções, sendo que todas variam de acordo com o estilo e o bolso de cada consumidor.

Para que fique mais fácil de você escolher, o ideal é saber um pouco mais sobre essas opções, para isso, este artigo traz algumas informações sobre opções de revestimentos modernos e atuais para clarear as suas ideias.

Algumas opções de revestimentos atuais e super bonitos

Os revestimentos de teto e parede não são meras partes de uma construção. Eles ficam aparentes e precisam ser bem feitos e com materiais de qualidade para incrementar a decoração.

O modelo de construção civil mudou muito e com isso surgiram diversas outras opções mais modernas e bonitas. Um exemplo dessa modernidade é o forro de PVC liso.

Este tipo de forro possui diversas vantagens, como:

  • Fácil instalação;
  • Fácil manutenção;
  • Fácil limpeza;
  • Pode ser utilizado na casa toda;
  • Isolante térmico e acústico.

Além disso, quem escolher o forro de PVC para a sua construção, acaba por levar um material imune ao ataque de cupins – como acontece com os tradicionais forros de madeira.

Ainda na parte de cima de uma construção, outra opção super moderna é a iluminação teto de gesso. Esse tipo de iluminação compõe ambientes amplos, modernos e atuais, além de ser um tipo de iluminação bem prática.

O gesso é uma opção econômica e muito eficiente para revestimento do teto, sendo bastante versátil e fácil de instalar. Além disso, é facilmente moldável, sendo possível rebaixar o teto para fazer esse tipo de iluminação, além de molduras e espaços para cortinas.

Por falar em gesso, a sanca de gesso é outra opção de design e decoração para o teto, que traz um ar diferente para a construção. A sanca é um acabamento de gesso usado entre o teto e as paredes, podendo ser apenas decorativa ou colaborando com a iluminação dos ambientes, como no exemplo anterior.

Aliás, as paredes também merecem atenção especial. Para sair daquela mesmice e criar ambientes inspiradores, uma excelente opção é o grafiato envelhecido.

O grafiato é diferente da texturização de paredes, pois ao contrário da textura que pode possuir uma variedade de aspectos, o grafiato tem apenas o efeito rústico. É um efeito lindo na parede que enriquece o ambiente e o torna muito mais aconchegante.

Mas, além de algumas opções de revestimento que você viu por aqui, veja algumas dicas sobre divisórias e cozinhas que vão enriquecer ainda mais a sua construção ou reforma.

Opções de cozinhas e divisórias para quem está construindo ou reformando

Quem está construindo ou reformando, principalmente, quando se trata de ambientes pequenos, precisa saber valorizar o espaço que possui. Nem sempre isso é fácil, pois ambientes pequenos exigem mais cuidados para que não se tornem espaços desvalorizados e com aspecto de que está tudo empilhado ou amontoado.

O bom senso é fundamental, mas você também pode contar com algumas facilidades. Na cozinha, por exemplo, principalmente de apartamentos pequenos, o ideal é optar pelas cozinhas planejadas.

A cozinha planejada valoriza o espaço exatamente de acordo com o que ele precisa. Tudo é feito sob medida e utilizando opções modernas e bonitas, como no caso de armários, balcões e pias. Além de deixar o ambiente mais bonito e organizado, da a sensação de amplitude e você ganha muito mais espaço.

Aliás, se você quiser, pode unir a facilidade de uma cozinha planejada como uma divisoria de ambiente. A cozinha planejada é uma excelente tática para dividir ambientes quando a cozinha é junto da sala, algo muito comum nas construções atuais.

Mas se você quiser, também pode optar por divisórias diferentes, como o drywall, por exemplo, que já é muito utilizada nos Estados Unidos e cada vez mais tem se tornado um sucesso no Brasil.

Construir e reformar é muito mais fácil quando você já tem em mente algumas boas ideias e sabe o que quer. Depois de ler estas dicas, com certeza, você já deve ter encontrado o que procurava. Então, mãos à obra!