Dicas de pisos que irão te inspirar!

Se você está pensando em construir uma casa ou fazer uma reforma, estar cheio de dúvidas sobre pisos e revestimentos é normal, pois sabemos que decorar ou redecorar um ambiente – seja sua casa ou sua empresa – nunca é uma tarefa fácil.

Tipos de pisos disponíveis no mercado

Para começar a esclarecer suas dúvidas em busca do piso ideal, é importante ter em mente que existem diversos tipos de pisos, próprios para ambientes diferentes.

Existem pisos que exigem um cuidado maior, enquanto que outros apresentam uma maior dificuldade para a execução de limpeza e alguns necessitam de um Polimento adequado.

Contudo, se você precisa cuidar melhor do seu piso – seja ele aquele da sua cozinha ou o que planeja colocar no banheiro –, existem dicas e cuidados que podem lhe ajudar nesse processo.

Quando falamos de praticidade, um dos pisos mais famosos e populares entre as pessoas é, sem dúvida, o Granito.

Sendo quase sempre compacto, é um tipo comum de rocha ígnea, também conhecida como rocha magmática de grão fino que pode ser composto principalmente por três minerais específicos (mica, feldspato e quartzo).

As rochas estão cada vez mais presentes nas fases de acabamento e o piso de granito acaba sendo uma solução bonita e prática, pois diferente de pisos de cerâmica e porcelanato, ele não perde o brilho com o passar do tempo.

Com uma limpeza e polimento, é possível deixar as peças como novas. Além disso, é conhecido por ser econômico, já que o revestimento do chão não precisa ser trocado com frequência como os demais materiais.

Este material é um piso frio, sendo uma opção excelente para locais quentes.

Possuindo diversas variações de composições e materiais, é possível encontrar este tipo de piso em várias cores como amarelo, cinza, azul, verde e tons diferenciados destas mesmas cores, tornando a decoração do ambiente muito mais ampla.

Sua limpeza é simples, e pode ser feita apenas com um pano úmido e sabão neutro.

Pisos para áreas externas

O Bloquete, também conhecido como piso intertravado de concreto ou até mesmo pavimentos drenantes, são peças de concreto revestido que podem ter diversas formas, cores e texturas.

Conhecido por substituir o paralelepípedo e ser muito utilizado em espaços públicos, seu assentamento é feito sobre uma camada de pó de pedra ou areia, sem a necessidade de ferramentas ou mão de obra especializada.

Os tipos de piso intertravado pode variar, sendo eles:

  • Piso intertravado sextavado: Sendo uma ótima opção para pavimentação de áreas industriais, condomínios e ruas, possui resistência a tráfego pesado e sua instalação é simples, pois não precisa de maquinário especial;
  • Piso intertravado 16 faces/Paviess: Feito para atender as necessidades de residências, possui múltiplas aplicações em pavimentações gerais. Seu design singular é de fácil aplicação é muito popular e versátil em mãos de profissionais;
  • Piso intertravado tijolinho/Paver: É uma das opções mais comuns para corredores, quintais e pátios, pois sua fácil aplicação pode ser feita em diversas cores e posições, permitindo uma decoração variada e que possa combinar com o ambiente.

Por sua vez, o Piso tátil concreto 25×25 é indicado para áreas externas propícias a sujeiras severas e contato com sol e chuva.

Consegue guiar pessoas com deficiência visual em seu trajeto, formando um caminho seguro e garantindo maior proteção contra acidentes. As cores vibrantes podem ajudar deficientes parciais e sua textura auxilia os deficientes plenos.

Suas combinações podem ser feitas de diversas formas, mesmo seguindo a NBR 9050, que dispõe modelos e aplicações recomendadas.

A aplicação deve ser feita de forma que evite obstáculos no caminho, para facilitar o tráfego dos deficientes ao utilizar o piso.

Para preservar a aparência, é importante procurar por uma limpeza eficiente e um Polimento de pisos.

Existem técnicas que podem ser aplicadas a diferentes tipos de piso, mas se você não tem tempo ou simplesmente não gosta de realizar este tipo de serviço, é possível contratar uma empresa especializada em polimentos.

O polimento mais comum é feito em duas etapas:

  1. O lixamento, retirando toda a sujeira e nivelando a superfície;
  2. Reparação de rachaduras, para isso é usada uma massa plástica.

Também é possível realizar uma Restauração de piso de madeira, já que é um material que pode ser sempre recuperado através desse processo. Contudo, este tipo de tarefa só pode ser realizado por profissionais capacitados.

É possível solicitar um orçamento na empresa e definir os valores com base em fatores como tipo de madeira, procedimentos necessários e tamanho do piso.