Dicas de construção e reforma para qualquer ambiente

Construção e reforma demandam tempo, dinheiro e, principalmente, planejamento. Sem esse tripé fica impossível colocar em execução algum projeto, seja ele arquitetônico, seja ele uma obra de engenharia estrutural para sua casa.

Dessa forma, qualquer que for o projeto precisa ser devidamente planejado, pois, somente com essa visão que se consegue identificar de forma correta todas as possíveis falhas e também as etapas da construção.

Um bom planejamento garante que a construção e as reformas tenham seus procedimentos identificados e quais deverão ser feitos, seja o serviço de terraplanagem terreno antes de montar os alicerces para a estrutura, seja para análise de estrutura para uma alteração em sua forma, como no caso das reformas.

Dessa maneira, esse artigo falará algumas dicas para que todo o processo seja identificado e efetuado de maneira correta e coesa, permitindo eficiência e também economia.

Dicas para uma construção mais eficiente e econômica

Qualquer que for a intervenção que vai ser realizada na casa, é de grande importância ter em mente o planejamento. Afinal, sempre tem alguns elementos que devem ser avaliados de forma individual antes de ser efetuado a obra.

Além disso, o planejamento permite que a obra se torne mais econômica e otimizada.

Assim, temos como algumas dicas para uma obra mais econômica:

Planejamento é tudo

Se a obra for grande, é importante procurar um escritório de engenharia e de arquitetura para desenvolver todo o processo da obra além acompanhar todos os serviços realizados.

Se a obra for pequena, o uso desses profissionais está no desenho do que será necessário ser feito, podendo o próprio cliente dar conta do acompanhamento.

Assim, a instalação e manutenção de determinadas etapas fica mais facilitada.

Além do mais, esses profissionais ajudarão na identificação do terreno, na busca por pontos de solidez no solo, para que as estruturas fiquem firmes e seguras. Isso já garante o menor uso de materiais e, consequentemente, mais economia.

Sempre bom falar ao arquiteto e ao engenheiro sobre o valor do orçamento que está trabalhando, para que todas as etapas sejam com o intuito de realizar no limite ou abaixo dele.

Para obras em empresas e indústrias, os empresários precisarão contratar uma gestão ambiental em obras de construção civil, para que então o planejamento de descarte de resíduos da obra seja feita de maneira adequada.

Compre os materiais de uma vez

Uma dica para economizar é elaborar uma lista de materiais e procurar diversos fornecedores, o que mais estiver em conta. Tente levar o máximo desse fabricante para que assim se consiga um bom desconte.

São diversos os tipos de materiais usados em uma construção ou reforma, como:

  • Cimento;
  • Tijolo;
  • Ferragem;
  • Tubulação e torneiras.

Comprando tudo de uma vez você consegue garantir as promoções das lojas de construção e também dos home centers e outros lugares de compras de materiais.

Pense na estrutura interna e externa da casa

É sempre bom pensar em algumas estruturas, tanto internas como externas. Um exemplo disso é a escolha das janelas.

Se você precisa economizar um bom jeito é instalando os modelos que não precisam de elementos extras e as que são feitas de alumínio.

Com relação as estruturas externas temos os telhados, que são estruturas que ocupam grande parte do orçamento.

Por esse motivo é importante gastar com telhas de qualidade, para que no futuro não seja necessário o retrabalho.

Outros elementos para uma construção eficiente

Além desses elementos podemos citar alguns outros como:

Projeto hidráulico inteligente

Um projeto hidráulico inteligente é de grande importância para diversos ambientes da casa, como os banheiros, a cozinha e também a área de serviço.

Assim, a compra das tubulações de forma adequada permitirá uma grande economia, para os acabamentos como a instalação de sanca de gesso.

Dessa forma vimos que uma obra para ser eficiente precisa seguir diversas etapas, com o intuito de permitir que seja feita com eficiência e consiga atender aos desejos de quem pensou e idealizou a casa.

Assim, uma obra também vai além da própria composição. Afinal, ela também deve ocorrer com a preocupação dos resíduos produzidos, sendo necessário o aluguel de caçamba de entulho para que haja o descarte correto dos resíduos.

Assim, para que uma obra seja eficiente e segura é importante seu planejamento completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *