Uma construção tem várias etapas e cada uma delas possui seu próprio desenvolvimento. Esse processo necessita de uma série de elementos, nesse sentido, um dos mais importantes é o projeto elétrico.
A construção desse sistema assegura que a casa tenha um projeto bom e bastante eficiente. Para garantir que as instalações sejam eficientes, é preciso elaborar um projeto elétrico.
Este texto tratará de alguns conceitos relacionados ao dia a dia do eletricista, como o passo a passo para a elaboração de projeto elétrico.
O que é um projeto elétrico?
Todo projeto é feito por meio de uma descrição detalhada das instalações, ações e possíveis alterações que podem ocorrer no futuro.
Desse modo, trata-se de um mapa de como fazer os procedimentos, os cuidados que devem ser tomados e assim por diante. Um projeto elétrico nada mais é que uma parte técnica da instalação que será colocada.
Os engenheiros eletricistas são, por lei, os responsáveis pela elaboração do projeto elétrico de qualquer casa, residência ou sistema de automação, porém é possível que quase todos os profissionais da área da elétrica possam realizar esse procedimento.
O projeto elétrico deve conter os diagramas das instalações, as matrizes de segurança que o sistema seguirá e as garantias que apresenta.
Equipamentos elétricos usados na instalação
Um dos primeiros passos para entender o uso dos equipamentos elétricos em um sistema é compreender como cada maquinário é utilizado, um exemplo disso consiste no funcionamento da caixa primária.
A cabine primaria preço é uma peça muito importante para o processo da distribuição de energia em média tensão, e possibilita a execução dos procedimentos necessários.
A instalação de uma cabine elétrica deverá sempre ser feita quando há uma demanda de energia que passa dos 75 kVA.
Isso porque o uso da cabine primária permite a preservação da vida útil de equipamentos e também de aparelhos.
Todo o sistema elétrico é montado por equipes de especialistas, oferecendo segurança aos usuários da rede.
Para que serve a cabine primária?
A função das cabines primárias se dá por meio da passagem de energia elétrica, que faz o contato com o sistema de distribuição, tanto em média como em alta tensão.
A transformação que é permitida pela cabine primária possibilita que se utilize tensões comuns, como 110V, 120V e 380V, prevenindo acidentes causados por alta tensão.
A cabine primária também é indicada para ser posta em locais onde há grande consumo de energia elétrica. Assim, o uso do equipamento permite que haja o controle da potência fornecida pela concessionária.
Utilização da cabine primária
As cabines primárias podem ser usadas em residências ou então empresas, de modo que podem ser usadas em construções ou reformas, por conta do aparecimento de determinadas necessidades.
As instalações da cabine primária podem fazer com que haja otimização da instalação elétrica, fazendo com que os sistemas sejam produtivos. Dentre as vantagens podemos destacar algumas, como:
- Controle de potência de energia;
- Redução das despesas;
- Distribuição de energia sem bloqueio;
- Praticidade e segurança aos usuários.
Mas, para que o funcionamento desse equipamento seja adequado, é necessário a manutenção de cabine primária, para que, assim, as limpezas sejam executadas e não ocorram falhas.
Reator de lâmpada
Outro elemento usado nos sistemas elétricos são os chamados reatores ou então balastos. De modo geral, é indispensável para que ocorra o funcionamento de emissão da luz fluorescente, isso porque o reator faz com que as tensões sejam restringidas ao passar pelas lâmpadas.
Assim, o limitador de tensão faz com que a emissão de luz seja adequada à corrente elétrica, evitando oscilações na luminosidade.
O reator de lâmpada fluorescente possibilita emissão de luz suficiente, sem que haja muita ou pouca tensão, de modo a garantir um brilho forte e também satisfatório.
Nesse ponto, a tensão maior do que a necessária pode fazer com que a lâmpada queime, reduzindo a iluminação do local.
Desse modo, a presença do reator de lâmpada é imprescindível para que então ocorra a implementação de diversos artigos fornecedores de luz, além de ter um estilo mais compacto.
Por fim, ao decorrer do texto vimos que os diversos sistemas elétricos e o projeto servem para que as instalações sejam de boa qualidade.
Como também, por meio de equipamentos assertivos, é possível garantir a segurança de todos que frequentam o local.