Decorando da maneira certa o seu closet

O closet normalmente é idealizado como grande espaço, em especial, devido as referências comumente presentes no dia a dia em filmes e revistas.

No entanto, é interessante citar que existem diferentes tipos de closets, que podem ser adaptados nos mais variados ambientes para atender as exigências e necessidades do proprietário.

Há pessoas que destinam um cômodo apenas para os closets, nesse caso, naturalmente, é possível guardar um número superior de itens, como:

  • Joias;
  • Sapatos;
  • Itens de higiene;
  • Chapéus;
  • Itens para maquiagem.

Além disso, nessa situação também há grandes espelhos, pufes, cadeiras, armários inteiros, entre outras possibilidades para tornar o local inteiramente funcional. No entanto, conforme citado anteriormente, há outras alternativas, que se adequam em espaços diferentes.

Por exemplo, em áreas menores, é possível fazer ligação com o quarto principal. Mesmo com um espaço menor, há possibilidade de agregar as roupas de forma funcional e organizada, usando prateleiras e armários.

O ideal, é que independentemente do tipo, o espaço seja projetado e medido com cautela, não apenas para a divisão e organização de roupas, acessórios, entre outros itens, como também para transitar.

A aplicação do papel de parede no closet

O papel de parede é uma opção diferenciada de revestimento para diversos lugares e não é diferente ao se tratar dos closets. Existem modelos variados, desde os que apresentam muita informação visual, até os texturizados, por exemplo, que imitam palha, seda ou couro.

É preciso se ater ao tipo de material escolhido, principalmente para assegurar uma opção que disponha de custo/benefício. No caso do papel de parede vinilico, por exemplo, muitas vezes é confundido com o vinilizado, porém, ele é mais resistente e grosso, devido a camada de PVC.

A higienização também é um fator que distingue ambos, uma vez que os vinílicos podem ser limpos com esponja úmida com detergente neutro ou pano, já os vinilizados, basta tirar o pó. Apesar dessas distinções, a remoção é simples em ambos os casos, devido a camada da base que é constituída de celulose.

As vantagens da aplicação de madeira no closet

A madeira é uma das alternativas de matéria-prima para a fabricação de moveis para closets, entre outros elementos deste espaço, permitindo diferentes composições devido a versatilidade do material.

As principais alternativas para quem busca moveis de madeira, consistem em madeira maciça, MDF e MDP. A primeira opção consiste em algo mais puro, uma vez que não há adição de aglomerados ou fibras sintéticas.

Quando comparada a outros tipos de madeira, a maciça apresenta um maior peso e de forma geral, é interessante citar sua grande resistência, sendo assim, uma alternativa muito procurada para servir de suporte para grandes objetos.

Já o MDF é um material bastante conhecido e que corresponde a mistura de fibras de madeira que são prensadas, para isso, são somadas de resina para que exista liga.

Além de ser um material aplicado em móveis, também são encontrados em diferentes tipos de divisórias e forros, oferecendo diversas possibilidades de acabamentos.

A principal diferença entre o MDF e o MDP é que o segundo caso apresenta maior resistência. Em sua composição, são aplicadas partículas de madeira em camadas.

Por esse motivo, a superfície é mais fina, porém, o miolo apresenta maior grossura. Há ainda, a alternativa de combinar esses diferentes materiais.

Diferentes portas para instalar no closet

A porta instalada no closet, sem dúvidas, deve reforçar a funcionalidade do ambiente e contribuir com a decoração. Afinal, hoje, é possível encontrar diferentes modelos disponibilizados no mercado, tais como a porta de correr e a porta camarão.

No primeiro caso, é uma alternativa principalmente para quem almeja otimizar espaço, uma vez que, ao abrir esse tipo de porta não ocupa tanto espaço quando comparado a outros modelos.

As portas podem ser mais discretas, como de madeira, porém, há opções diferenciadas, capaz de contribuir com a sensação de que o local é mais amplo, como as portas de correr espelhadas, por exemplo.

Por mais que a porta camarão também tenha abertura lateral, é interessante citar que trata-se de um modelo articulado e, por essa razão, ainda que otimize o espaço, o resultado não é o mesmo que a opção de correr. No entanto, é algo a ser avaliado por cada proprietário.

Conforme pode ser notado, estruturar um closet pode envolver diferentes opções, sendo assim uma alternativa para os mais diferentes perfis de pessoas.

Independentemente do tipo a ser montado, é fundamental recorrer a um profissional de confiança, principalmente para evitar prejuízos devido a acabamentos inadequados.