Decoração: tipos de materiais e revestimentos

Seja a instalação de móveis planejados para cozinha de apartamento, seja a troca de um piso, ou a escolha de novos revestimentos, decorar é sempre uma composição de diversos elementos.

Todos os dias vem surgindo novas formas, materiais, estilos de decoração e claro, o desejo incessante de fazer coisas novas.

Para decorar com delicadeza, beleza e sutileza é preciso saber muito mais do que qual a melhor fabrica de pisos ceramicos.

É necessário conhecer a fundo os tipos de materiais disponíveis no mercado, e qual será aquele que conseguirá se encaixar dentro do padrão que você definiu.

Tendo em vista esses novos tipos decorativos, esse texto falará sobre elementos que vão além dos moveis planejados quarto infantil ou então dos móveis para áreas de lazer.

Esse texto trabalhará dois tipos de elementos decorativos que vem sendo cada vez mais utilizados nos projetos de decoração, os revestimentos vinílicos e também as paredes de dywall.

Esses dois elementos estão presentes em obras modernas, e que aliam conforto, durabilidade e claro uma excelente estética.

Revestimentos vinílicos

A composição de uma decoração perfeita depende de diversos elementos, da pintura, do tipo de forro a ser utilizado, e principalmente do revestimento de chão que pode ter.

Ter um revestimento bonito faz com que a residência ou o escritório tenha um outro ar, o de elegância e sofisticação.

São diversos tipos de revestimentos existentes no mercado de hoje, que vão dos pisos laminados, passando pelos de cerâmica, até os mais modernos como os pisos vinilicos.

Esses pisos são altamente versáteis e podem ser aplicados em diversos tipos de ambientes. Existem diversos tipos de pisos vinilicos, por exemplo:

Piso vinílico em manta

O piso vinílico em manta como o próprio nome diz, é um tipo de revestimento que é parecido com um papel de parede.

Ele é feito com vinil (um tipo de plástico) e são bem resistentes. Podem ser aplicados em contrapisos.

O que vem a se tornar uma possível desvantagem é que ele tem uma textura macia e sua resistência a cortes e furos são pequenas.

Sua utilização é bastante requerida em quartos infantis e em brinquedotecas.

Piso vinílicos em placas

É a versão rígida do piso vinílico em manta. Sua aplicação é fácil e rápida, além de ser resistente a cortes e furos.

Entretanto, se for mal colocado pode se apresentar quebradiço, ou seja, não consegue resistir a grandes impactos mecânicos. Seu acabamento não possui texturas.

Piso vinílico em réguas flexível

É um tipo de piso vinil em uma versão menos rígida que a versão em placas. Sua textura é bem definida e é bastante resistente tanto a furos, como cortes e também a impactos mecânicos. Possui uma fácil instalação.

Paredes drywall

Além dos revestimentos, tanto de parede como de chão, do armario planejado, e assim por diante, um outro elemento importante para que a decoração de uma casa tenha sentido, é a posição das paredes.

Assim, às vezes, é preciso a formação de paredes, mas sem tanta sujeira quanto levantar uma, ou então fazer paredes com diversos moldes, mas também sem sujeira quanto fazer uma. A opção é o drywall.

O drywall nada mais é do que placas que possuem um miolo de gesso e face de papel-cartão, sendo esse papel cartão de diversos modelos e utilidades.

Essas placas são fixadas em estruturas metálicas, com isso com o drywall é possível criar diversos tipos de formas de parede de drywall, com o emprego de dois principais tipos de painéis, os simples e os duplos.

Dependendo de onde for feita a instalação do drywall é necessário incrementar lã mineral em seu interior para dar um isolamento acústico e térmico.

O drywall é possui as seguintes vantagens:

  • Ajuda a levantar paredes sem sujeira;
  • Sua construção com mais agilidade;
  • Permite uma decoração agradável;
  • É econômico.

Assim, o drywall surge como um dos principais elementos decorativos dos tempos de hoje.

Cor do drywall

Há três tipos de tom para a cobertura do papel cartão, e cada cor possui uma definição do tipo do drywall:

Verde (RU): o papel-cartão possui silicone e aditivos que atuam como fungicidas, e permitem a aplicação em áreas úmidas como cozinhas e banheiros.

Rosa (RF): é bem resistente ao fogo, pois possui em sua fórmula lã de vidro, pode ser usado ao redor de lareiras.

Branco (ST): são os mais comuns e são usados em ambientes secos, em paredes e forros.

Tanto os pisos vinílicos como o drywall são opções ideias para quem procurar novas inspirações para decorar tanto a residência como um escritório, dada as suas características únicas e especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *