Decoração de sala de estar e suas características

As decorações vem chamando a atenção por trazer ao espaço personalidade e beleza com o uso de componentes como persiana sob medida, sancas, uso de metais e móveis minimalistas. Porém, um dos cômodos mais importantes para que um ambiente residencial seja confortável é a sala de estar.

Esse ambiente é onde se recebe os amigos, recebe os familiares, onde se espera pela comida pedida pelo delivery, enfim, é o espaço que é usado para se “estar”, dando nome a esse lugar.

Muitas pessoas, entretanto, acham que decorar é uma tarefa difícil, e outras, que é uma tarefa muito simples. A resposta é que a decoração consiste em um jogo de equilíbrio.

Para decorar uma sala de estar é necessário, portanto, equilibrar funcionalidade, beleza (com o uso de revestimentos, papel de parede para sala), e elegância com o uso de móveis e objetos de decoração bem agradáveis.

Neste artigo abordaremos elementos importantes para a decoração desse ambiente é que é tão importante para as residências e apartamentos.

Dicas de decoração para sala de estar

A sala de estar é um espaço de convivência, e desse modo, é importante pensar em muitos aspectos que envolvam:

  • Layout;
  • Aproveitamento de espaço;
  • Mobilidade;
  • Beleza.

Abaixo falaremos sobre alguns tópicos que permitem a construção de uma decoração com as características acima, tornando sua sala de estar em um exemplo de design de interiores.

1. Organize a mobília de uma forma eficiente

Um dos problemas que a decoração de sala de estar precisa solucionar é a da disposição dos móveis no ambiente. A disposição precisa sair do clássico empurrar o sofá contra a parede e colocar as cadeiras em um canto.

Sair do clássico significa entender as demandas do espaço e dispor de forma mais eficiente os móveis. A disposição da mobília, portanto, precisa ser planejada para tornar o espaço mais harmonioso, sem comprometer a circulação do local.

A colocação das mobílias permitem que os detalhes da residência como o gesso tabicado seja destacado.

2. Escolha um ponto focal

Um ponto focal é a criação e um foco para sua sala e que permite desafogar o espaço. Esse ponto pode ser natural como uma janela, uma parede, uma lareira e até mesmo molduras na parede, ou pode ser criado com uma poltrona ou televisão.

Esse ponto focal também permite a definição do espaço e na disposição dos móveis. Se não tiver um ponto focal, invista na definição de um.

3. Atente-se para o tamanho dos móveis

O tamanho dos móveis é fundamental para que haja harmonia dentro da sala de estar. Assim, não agrupe peças apenas em um lugar da sala, pois, isto gera desequilíbrio no espaço.

Também é importante não colocar móveis grandes em salas pequenas e móveis pequenas em salas grandes, pois também gera desequilíbrio.

É fundamental, portanto, atentar-se para o tamanho dos móveis e o formato desses.

Outros aspectos a serem levados em consideração

Um dos aspectos mais importantes dentro do ambiente da sala de estar e que deve ser considerado o principal é a questão da circulação.

Por ser um ambiente em que haverá muitas pessoas, a facilidade em circular é necessária, afinal, ninguém quer esbarrar em outras pessoas ou tropeçar nos móveis.

Esse aspecto está atrelado completamente à disposição da mobília. Uma boa disposição dos móveis permite que os detalhes da sala como a fita de LED para sanca, os revestimentos e outros elementos sejam mais vistos e que chamem mais a atenção.

Outro ponto e a utilização de artes dentro da decoração. Há muitos elementos que podem ser usados como quadros, espelhos, e que eles, assim como todos os elementos precisam estar alinhados para que não fiquem desequilibrados.

Invista também no planejamento da iluminação. Primeiro é importante conhecer como a luz natural se comporta dentro do ambiente, e em seguida, é importante otimizar a luz artificial, para que ela seja usada da melhor maneira possível.

Assim, opte pelo uso de cortinas e venezianas, e coloque os móveis de maneira que não impeçam a entrada da iluminação.

Sabemos que a decoração envolvem uma série de elementos que podem ir da manta para sofá até projeto de iluminação, e com todas essas dicas é possível construir uma decoração de sala de estar que seja agradável, bonita, elegante e que permite uma boa convivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *