Conheça curiosidades sobre diferentes tipos de elevadores

Existem diversos tipos de elevadores, cada um pensado para atender a determinada função, seja ela o transporte de pessoas, cargas ou objetos leves. Também existem vários modelos em relação a estética, que cumprem determinada função arquitetônica, como é o caso da estilização com envelopamento de elevador.

Alguns exemplos dos diferentes tipos de elevadores são:

1. Elevador de carga

Trata-se de um aparelho totalmente voltado para o transporte vertical de cargas. Caracteriza-se por sua estrutura totalmente metálica, que torna o transporte de cargas pesadas descomplicado e ágil.

Existem modelos que permitem a verificação de paradas do elevador e o controle das mesmas, através de um quadro de comando.

É ideal para empresas que precisem transportar de um andar a outro máquinas e materiais pesados. Possui grande utilidade em comércios e indústrias, servindo para transportar matérias primas, produtos finalizados, entre outros.

Mas, pode ser instalado em padarias, supermercados, lanchonetes e restaurantes, para o transporte de materiais, alimentos e outros itens;

2. Elevador a vácuo

Trata-se de um elevador residencial. Funciona dentro de um cilindro hermético, que não deixa o ar sair. Essa vedação é realizada pelo teto da cabine.

A pressão a vácuo é responsável pelo movimento do elevador, conforme as turbinas são acionadas. Há, ainda, válvulas de segurança que controlam o fluxo de ar, responsáveis por uma descida suave no caso de uma pane na energia.

Esse modelo de elevador não exige poço, casa de máquinas ou quaisquer outras coisas que um elevador normal exige.

Tudo que este aparelho a vácuo necessita para seu funcionamento, é da energia de uma tomada de 220v.

Não utiliza energia elétrica na descida, possui manutenção de baixo custo, sua instalação é rápida e prática, possui visão panorâmica e pode ser usado em casas de até quatro andares;

3. Elevador automotivo

Esse modelo é destinado a elevação de automóveis, a uma determinada altura não muito elevada. Existem diversos modelos. Geralmente, é utilizado em oficinas mecânicas, para a realização de atividades como polimento e troca de óleo.

Ao procurar por elevador automotivo preço, também é preciso se atentar ao modelo, a capacidade e a marca, não apenas ao valor.

Procurar por empresas que são referência no mercado, garantem a qualidade do produto adquirido, fazendo com que hajam menos riscos de defeito ou mau funcionamento do aparelho;

4. Elevador social

Esse tipo de elevador é usado em prédios, faculdades e clubes para o transporte de pessoas de um andar a outro. Totalmente composto por metal, desde sua cabine, passando pelos cabos e até seu sistema de segurança são feitos de metal.

Comumente é realizado o envelopamento de elevador nesse modelo específico, de modo a deixá-lo mais agradável esteticamente. Para isso, é utilizado um adesivo para envelopamento que atenda ao desejo do cliente.

Tal acessório, possui diversos modelos, sendo altamente aproveitado pelas empresas para o marketing, colocando propagandas nas portas dos elevadores;

5. Elevador hidráulico

É geralmente usado em postos de gasolina e mecânicos, para levantar automóveis, possibilitando o concerto. É formado por dois vasos comunicantes, sendo um deles mais fino, ambos preenchidos por óleo.

Quando determinada força é exercida, dobre o vaso maior, ela é transmitida ao vaso menor, de modo que a base do pistão é alimentada pelo óleo, fazendo com que o êmbolo se desloque, promovendo a elevação. Esse mecanismo é baseado no princípio de Pascal;

6. Elevador de acessibilidade

O uso deste modelo está se tornando cada vez mais comum, conforme as autoridades públicas passam a se preocupar cada vez mais com a questão da acessibilidade.

Ele pode alcançar até doze metros de altura e possui rigorosas exigências para sua construção, visando a segurança da pessoa a ser transportada. Costumam oferecer alta economia, baixo impacto no local onde é instalado e segurança.

Tais modelos de elevador são muito úteis em seus usos. Cada uma das funções descritas, serve a um propósito essencial dentro de seu campo de atuação.

Desempenho do elevador

Para garantir o total desempenho de seu elevador, é preciso sempre procurar por empresas especializadas que realizam a correta instalação do produto.

Existem, ainda, alguns acessórios para elevadores, como o sinaleiro para painel. Este possui vários modelos, como LED e sonoro.

Tratam-se de dispositivos como botoeira de comando, que compõem o painel do elevador e permitem a escolha do andar ao qual se deseja ir.

Assim como a abertura ou o fechamento das portas e também, o aviso de que há um problema com o elevador.