Cuidando melhor da sua piscina

A piscina pode ser um investimento significativo por diversos fatores, principalmente ao levar em consideração o lazer que é proporcionado aos moradores. Afinal, pode ser utilizada tanto para relaxar, quanto para se divertir ou praticar exercícios.

No entanto, é importante citar que, assim como qualquer tipo de investimento, é preciso ter planejamento adequado, não apenas no quesito financeiro, pois uma piscina também requer manutenção na estrutura, tratamento e limpeza da água.

Além disso, a área ao redor também deve ser organizada considerando que será um ambiente mais úmido devido à piscina e por ser externo.

Por esse motivo, desde a escolha dos pisos, elementos decorativos, itens de emergência ou diversão, é indispensável escolher as opções com maior potencial para atender às especificações do ambiente.

Aspectos do deck para piscina

Além das pedras, os decks também são uma escolha comum para a área da piscina. No entanto o deck para piscina precisa ser feito com madeiras que apresentam resistência e durabilidade, além de um acabamento especial para potencializar a característica antiderrapante e evitar o apodrecimento.

O tipo de pintura para deck de piscina deve ser efetuada com um produto escolhido por um profissional especializado, pois é preciso que o item apresente um alto grau de resistência à umidade, raios solares e fungos. Ainda mais, hoje em dia é possível encontrar produtos que possuem o diferencial de penetrar na madeira.

O mais comum é que o verniz antigo seja retirado e/ou que a madeira seja corretamente tratada. Em seguida, um tipo de seladora é aplicada e para o acabamento, ocorre a aplicação do verniz com ou sem compressor, de acordo com a necessidade identificada pelo profissional.

Como escolher a pedra decorativa para piscina?

Comumente a pedra decorativa para piscina é um item instalado nas bordas para proporcionar mais sofisticação e beleza para o ambiente.

No entanto, o apelo estético não é o único fator a ser levado em consideração quando se trata de pedras para as piscinas, principalmente quando se considera os requisitos que devem atender à instalação no local, tais como:

  • Não reter calor excessivamente;
  • Apresentar baixo índice de absorção de água;
  • Ser antiderrapante;
  • Ser resistente à umidade;
  • Facilidade de limpeza e manutenção.

Uma vez que a pedra é uma das principais escolhas de revestimento para bordas de piscinas, é interessante conhecer a variedade apresentada no mercado, como:

  • São Thomé;
  • Pedra mineira;
  • Mármore;
  • Granito.

A pedra São Thomé e a mineira são muito aplicadas, enquanto o primeiro caso apresenta grande resistência a agentes nocivos, como ao desgaste natural, a mineira tem longa vida útil, além de apresentar facilidade na manutenção e instalação. Além disso, no caso da São Thomé, é possível encontrar pedras brancas ou mescladas.

Já o mármore é uma alternativa viável, principalmente, por causa da proteção térmica e resistência que apresenta. No entanto, tanto o mármore quanto o granito, necessitam de tratamento para que se torne antiderrapante, em especial no caso do granito, que apresenta superfície polida.

Por que usar luminária de LED?

A busca por luminária de emergência led preço é indispensável para diversos locais, sendo, até mesmo, obrigatória. Por mais que a iluminação e escolha de luminaria em si para piscinas sejam mais voltadas para aspectos decorativos, é importante citar que também pode ser um item instalado em prol de mais segurança no local.

Para potencializar a funcionalidade e garantir maior segurança para as pessoas, é possível iluminar perto de escadas, degraus, além dos cantos e bordas.

A escolha do LED é muito comum, principalmente pelo baixo consumo de energia que promove, manutenção mínima e a alta durabilidade.

Entre as principais escolhas para esse tipo de local, estão refletores, arandelas e balizadores. De qualquer forma, a iluminação na piscina pode ser facilmente alinhada com a iluminação do deck e/ou jardim.

Afinal, um local bem iluminado contribui com a prevenção de acidentes, ao mesmo tempo em que agrega valor a decoração.

É fundamental que todo o processo envolvendo não apenas a instalação de lâmpadas como também os outros itens para a piscina, seja realizado por profissionais qualificados.

Em especial, ao levar em consideração que devido a grande umidade, é um local com maior risco de acidentes que podem ser severos, além da possibilidade de resultar em prejuízos.