Cuidados e equipamentos para piscina

Em dias de muito calor, muitas pessoas desejam ter uma piscina em casa. Alguns acham complicado os cuidados com esse modelo de lazer. Mas, na realidade, ela pode ser bem simples de cuidar.

Além disso, o custo-benefício de uma piscina vale a pena, principalmente se for pra pensar nos momentos felizes que se passam dentro e ao redor dela.

Ter uma piscina em casa é uma ótima aquisição, pois não é preciso se preocupar com muitos aspectos relacionados à manutenção, já que existem diversos equipamentos e acessórios disponíveis no mercado.

Todos esses modelos viabilizam a área de lazer, tornando-a prática e de fácil manuseio. Além disso, o mais bacana de ter um item como esse em casa é que não precisa ir até outro lugar para nadar, sendo bem mais confortável.

Equipamentos necessários para quem deseja ter uma piscina

A piscina pode ser considerada um local para diversão, relaxamento e até mesmo um local para atividades físicas.

Uma piscina em casa valoriza o valor do imóvel, que pode ser útil, caso algum dia os moradores decidam mudar de casa. Além disso, a piscina pode servir de atrativo para a casa.

Para quem gosta de dar festas, reunir amigos e familiares, esse local pode ser algo maravilhoso para utilização e decoração.

Quem tem uma piscina em casa sabe quem está entrando naquela água, fato que mantém a higiene da água em dia.

Para auxiliar na “saúde” de uma piscina, existem diversos equipamentos para piscina de alvenaria. São eles:

  • Aspirador de piscina;
  • Algicida;
  • Aquecedor;
  • Peneira;
  • Limpa bordas;
  • Cloro;
  • Corretivo;
  • Capas de piscina;
  • Filtro e bomba de piscina.

O aspirador é uma peça fundamental para manter a limpeza da piscina, especialmente após o uso. Existem diversos modelos, desde os manuais até o tipo robô, que funciona de modo autônomo.

Já o algicida é mais um produto para piscinas que vai garantir a limpeza e a beleza da água. Ele evita o surgimento e a proliferação das algas, impedindo aquele aspecto esverdeado na água.

Para garantir o uso da piscina durante todo o ano, mesmo no inverno, o aquecedor é um equipamento muito eficiente.

A temperatura da água pode ficar entre 30º e 36º, dependendo do local de instalação das piscinas. Vale mencionar ainda que este aparelho funciona em conjunto com a motobomba.

Apesar de ser um equipamento simples, a peneira é fundamental para realizar uma limpeza rápida.

Na prática, ela é uma ferramenta muito útil e prática para retirar partículas maiores de poeira, folhas, vegetação, insetos e outras impurezas que podem se depositar na superfície ou no fundo da piscina.

Já o limpa bordas é um produto químico e muito usado para retirar a sujeira que se acumula no entorno dessa área.

Basicamente, o material é visto como um detergente próprio para limpar o entorno da piscina, principalmente a área que terá médio contato com a água. Isso porque ele não altera as características da água, não faz espuma e nem modifica a sua coloração.

Quando se fala em limpeza e tratamento de piscinas, o cloro é o produto mais utilizado, especialmente devido ao seu bom custo-benefício.

Ele tem duas funções principais: equilibrar os níveis de pH da água e desinfetá-la, acabando com os fungos e as bactérias.

O corretivo é conhecido também como elevador e redutor de pH, e serve para deixar essa alcalinidade da água na faixa ideal. Vale destacar neste ponto que o recomendado é que o pH fique entre 7.4 e 7.6.

As capas de piscina (ou toldo cortina) servem para protegê-la contra sujeiras, como folhas e papéis. Com isso, ajudam a reduzir custos relacionados à limpeza e manutenção, economizando também na troca da água e no uso de produtos para piscinas.

Além disso essas capas são capazes de fornecer proteção contra acidentes, como queda de crianças, animais ou pessoas idosas. Pode ser combinada com grades de ferro nas laterais da piscina, aumentando ainda mais a segurança.

Por fim, o objetivo da bomba é a circulação da água, aspirando o líquido para dentro de uma centrífuga e o reintroduzindo de volta para a piscina.

Essas bombas, geralmente, têm um filtro que evita a entrada de sujeira no equipamento. Uma boa opção neste cenário é investir em uma bobina de aço galvanizado

Mantendo a segurança na área das piscinas

Além de ter um cuidado especial com a água e a qualidade dessa estrutura, é muito importante investir em segurança nas laterais dessa área, de modo a mantê-la mais segura e “restrita” com o uso de itens como um portão de ferro.

No caso de cômodos como quartos que tenham uma vista direta para a área de lazer, esse cuidado deve ser redobrado. Nesse cenário, não se pode esquecer de investir em grade para sacada, para que o ambiente fique totalmente prevenido de acidentes.

Ter uma piscina é uma vantagem

Pode-se concluir que existem diversos materiais no mercado para viabilizar o uso e o cuidado de piscinas.

Assim, ter um item como esse em casa resume-se, basicamente, em ter mais direito a liberdade, seja para nadar, reunir os amigos para se divertir, além de ter mais conforto e privacidade.

Isso porque a piscina auxilia a ter a casa valorizada, além de deixar as residências muito mais bonitas e atrativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *