Existem muitos cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois de um processo de construção, especialmente quando estamos falando da garantia de obtenção de resultados satisfatórios e também de empreendimentos que buscam analisar áreas do meio ambiente.
Dessa forma, é importante estar por dentro das alternativas disponíveis atualmente no setor e também dos itens que podem ser empregados para a promoção de mais eficiência e segurança.
No artigo que você confere a seguir, conheça utensílios fundamentais para atividades diárias nos canteiros de obras e saiba como é possível executar planos de ações voltados para estudos de solo.
Suspensão eficiente
O balancim é um dispositivo extremamente útil, especialmente no que diz respeito a suspensão e do içamento de trabalhadores para o monitoramento e a execução de atividades em áreas de acesso dificultado.
Seu uso é comum na movimentação vertical, portanto, e ele possui uma plataforma metálica de natureza modular que pode ser suspensa conforme a necessidade do canteiro de obras.
Sua aplicação se dá sempre que é necessário realizar operações em prédios habitados, por exemplo, e também empenas cegas. Existem diferentes modelos, sendo eles os de manivela, o elétrico e a cadeirinha.
O Balancim elétrico é um dos mais recorrentes devido à sua eficiência, podendo suportar até 300kg e ainda contando com a possibilidade de aplicações adicionais, que otimizam e aumentam sua capacidade.
Com piso antiderrapante composto de alumínio, seu cumprimento pode variar e chegar, contando com o rodá e o guarda-corpo, a 8 metros de extensão.
Além disso, o motor trifásico está disponível em 220V ou 380V, apresentando uma velocidade de 10m por minuto em suas operações. Ele contém, ainda:
- Caixa de comando central;
- Acionamento elétrico simultâneo dos motores;
- Botão de emergência;
- Dispositivo automático de fim de curso;
- Limitador de inclinação.
Isso sem falar na dupla trava de segurança, que pode impedir quedas e acidentes variados. Sua composição é de quatro cabos de aço galvanizado, que são extremamente resistentes, sendo que dois deles são destinados ao acionamento e ao percurso enquanto os outros dois são responsáveis pela trave de segurança.
Uma de suas principais vantagens, além do funcionamento elétrico, é a possibilidade de variados tipos de montagem conforme as necessidade e a arquitetura da edificação que está sendo acessada. Na ausência de fornecimento de energia, é possível realizar sua descida no modo manual.
Análises ambientais na construção
Um dos procedimentos mais importantes com relação aos impactos ambientais das obras e também para garantir condições ideais nos locais onde o canteiro é instalado é a Amostragem de solo, que faz uma estudo do ambiente e define quais são suas necessidades nutricionais para a realização de plantações e outros fins variados.
Nesse caso, os resultados são comparados com os dados obtidos em respostas padronizadas, de forma que se torna possível ter uma estimativa confiável das medidas que devem ser implementadas para que o solo em questão possa ser otimizado.
Para esse estudo, basta uma quantidade de amostra que equivale a menos de uma colher de chá, pois isso fornecerá a representação de uma área completa de até 40 acres.
Em alguns casos, é necessário realizar uma amostragem mais específica, de modo que a amostra representa as condições de uma porção menor do terreno estudado.
Esse procedimento deve ser executado por profissionais devidamente habilitados da engenharia ambiental, pois requer a aplicação de métodos e conceitos que exigem conhecimento aprofundado sobre a área de atuação em vegetações e demais espaços naturais.
Brocas na construção civil
As brocas são peças muito recorrentes no setor da construção civil e podem ser utilizadas para a perfuração de diferentes estruturas e materiais.
Dessa forma, um dos tipos mais empregados é a Broca para concreto, que apresenta um desempenho especial para evitar que o pó gerado prejudique o procedimento.
Com a cabeça no formato de uma seta, diferenciando-se todos os outros modelos de brocas, essa é muito mais resistente e seu corpo é mais espesso. Isso para que o impacto e a pressão do martelete sejam suportados sem causar danos ao objeto.
Com seu uso, é possível quebrar a superfície de concreto de acordo com que ela vai se quebrando por conta do forte e ostensivo impacto.
Já a broca diamantada é recomendada para perfurar e quebrar determinados tipos de rocha, sejam elas naturais ou não, pois seu revestimento possui todas as propriedades especiais de resistência fornecidas pelo acabamento a partir de uma camada diamantada.
O mais importante é que todos esses itens sejam aplicados de modo especializado e atento, gerando melhores resultados e garantindo não só a segurança mas a otimização de uma série de processos na construção.