Construindo um galpão industrial

galpão industrial é um item fundamental para as operações produtivas e/ou logísticas de uma empresa. Entre as vantagens principais promovidas pelo uso de um galpão, têm-se a existência de um pé-direito alto, chegando a 15 metros de altura, boa resistência do piso e possui uma circulação interna eficiente.

O galpão trata-se de um espaço muito utilizado para o estoque e para a produção de materiais e, por isso, é necessário compreender todos os aspectos necessários para a construção de um galpão. Assim, serão abordados nos textos os componentes como:

  • A estrutura metálica;

  • O telhado do tipo steel frame;

  • As telhas de metal;

  • O mezanino de metal.

O elemento principal da construção

Tendo em vista que a maioria dos galpões de indústrias são feitos de metal, uma estrutura metalica é uma estrutura confeccionada por aço e construída com o uso de um grupo de peças metálicas. Elas, quando juntas, formam um conjunto metálico capaz de sustentar toda uma construção.

De modo geral, utiliza-se o aço na estrutura pois ele possibilita uma maior liberdade de criação nos projetos de engenheiros e arquitetos, podendo a estrutura ser aplicada em praticamente qualquer tipo de construção.

Além disso, uma estrutura de metal, em comparação com as construções feitas de alvenarias, conseguem reduzir o tempo de execução da obra em até 40%.

Apesar disso, o aço pode muito bem ser aplicado junto ao concreto, ação que ocorre em muitas construções que envolvem tanto a estrutura metálica quantos os trabalhos de alvenaria, gerando um tipo de estrutura conhecida como híbrida ou mista, capazes de aproveitar as capacidades e as qualidades de cada elemento.

Outro benefício do uso dessa estrutura na construção de um galpao metalico é o fato de que ela possibilita uma flexibilidade e uma versatilidade ao projeto, permitindo um ganho especial de espaço ao gerar grandes vãos que não são interrompidos por paredes ou pilares, itens muito comuns nas construções de alvenaria.

Ademais, uma estrutura metálica é vista como ambientalmente sustentável, já que o aço é um material capaz de ser completamente reciclável.

Assim, o metal utilizado, ao esgotar a sua vida útil, retorna para os fornos no formato de sucata para se tornar um aço novo com a mesma qualidade.

Tal item pode ter, ainda, uma série de outras vantagens, tais como:

  • Racionaliza materiais e mão de obra;

  • Alivia a carga das fundações;

  • Garantia de qualidade;

  • Organização do canteiro de obras.

As vantagens do telhado steel frame

telhado steel frame é bastante utilizado na construção de galpões, visto que dispensa o tradicional trabalho de obras de alvenaria, as quais precisam de areia, água, cimento e tijolos.

Contrário a isto, os telhados do tipo steel frame são constituídos por uma trama de barras de aço galvanizado, gerando um projeto mais econômico e eficaz.

As principais vantagens desse tipo de telhado são a rapidez e agilidade na montagem, sua economia de gastos e de material, sua sustentabilidade, sua segurança e a sua durabilidade.

É interessante notar que ele permite que praticamente qualquer cobertura seja aplicada sobre sua estrutura, desde telhas de alvenaria até telhas feitas de metal.

As telhas metalicas sobre o telhado

A telha metálica é uma modalidade de telha utilizada para a construção de telhados utilizada em uma ampla quantidade de lugares, como é o caso de fábricas, galpões e indústrias. Tal utilização decorre do fato de que esse item é um produto que possui uma grande resistência ao tempo e a fatores externos como chuva, raios solares, ferrugem, agentes químicos, entre outros.

Vale mencionar que essa característica possibilita que uma telha de metal possa ter uma vida útil de cerca de trezentos anos, permitindo, também, a reciclagem do produto, ação que o barateia.

Entre outras vantagens promovidas por uma telha de metal, têm-se o fato de que esse item não apresenta problemas como quebra ou fissura durante a sua instalação, possibilitando que ele seja produzido sob medida para um cliente conforme as necessidades dele.

Nesse sentido, uma telha metálica pode ser produzida com a medida de até doze metros de largura, sendo que o seu cumprimento varia de acordo com o modelo de telha escolhido pelo cliente.

O que é e quais as vantagens de um mezanino metálico

Como a maioria dos galpões possuem um teto alto, a instalação de um mezanino metálico acaba se tornando necessária para o melhor aproveitamento do espaço. Trata-se, portanto, de uma estrutura intermediária entre dois andares, geralmente encontrada junto às escadas.

O fato do mezanino ser de metal traz certos benefícios, tais como a sua instalação não produzir entulho, ser leve, poder ocupar um espaço pequeno, custo menor em comparação ao concreto, é passível de acabamento de piso e facilidade na instalação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *