A Cortina de vidro para varanda é considerado um produto de segurança para qualquer pessoa, principalmente, para famílias que tenham crianças pequenas e animais de estimação. Ela pode ser um espaço muito útil no imóvel, porque pode ser transformada em uma brinquedoteca, um espaço de alimentação, de dormir ou ainda um espaço para os pets.
Sua instalação tem um sistema de Fechamento de varanda com uma cortina de vidro, possui uma estrutura e sistema com alta sofisticação de travas que abre e fecha a varanda com facilidade. Entretanto, é necessário escolher o vidro adequadamente para a sua necessidade.
A priori, cabe ressaltar que existem duas opções de vidro: laminados e temperados.
Os vidros, para terem segurança, é recomendado ter entre 8 a 10 milímetro de espessura, assim, a Varanda de vidro não causará nenhum defeito. Investir nesse modelo de varanda pode ceder algumas vantagens como:
- Limpeza fácil;
- Conforto térmico;
- Isolamento acústico;
- Valorização do imóvel.
No entanto, para efetuar a instalação do produto é necessário verificar se o condomínio concede a autorização para a implementação do item. Se o prédio ou o síndico não autorizarem e você seguir adiante com o projeto, pode acarretar problemas graves.
Além disso, a sacada de vidro precisa estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois, devido o código NBR 16259 estabelece como se deve manusear a matéria-prima vidro em segurança.
Outro aspecto positivo da sacada é que ela viabiliza a amplitude da residência devido aos projetos atuais de imóveis. De modo geral, eles focam em tamanhos menores, mais enxutos; por esta razão, muitos profissionais tendem a criar métodos de otimizar espaços, assegurando a amplitude dele.
Por isso, o Fechamento de sacada com vidro permite um cômodo novo que pode ser utilizado de muitas formas: canto de leitura, jardim, etc., ou fazer uma integração junto de outro ambiente da casa para deixá-lo maior.
A vista panorâmica também cria um vínculo forte com a instalação da sacada e desenvolve o pertencimento ao bairro, possibilitando uma vista grande do bairro, suas construções e natureza. Consulte um profissional do ramo da cortina/ Persiana de vidro para saber mais sobre o produto.
Veja algumas dicas de organização de varanda
Como os espaços estão cada vez mais reduzidos nos imóveis de grandes cidades, acaba resultando em menos espaços para organizar objetos e caprichar na decoração na varanda. Conheça algumas dicas para incrementar e organizar seu espaço.
A varanda é um lugar ideal para armazenar alguns itens e você pode apostar em variados móveis entre outros produtos.
Uma moda que está muito em voga é a varanda gourmet, que serve como uma sala para convívio, reuniões de família ou amigos, entre outros.
Pode-se acoplar uma pia, dando um apoio como bancada, banquinhos e mesa que pode, ou não, ser desmontável. Isso otimizará ainda mais o espaço. Colocar redes pode ser uma alternativa interessante para criar lugares extras para receber visitas, pois é fácil de guardá-las.
Além das redes, existem a alternativa de colocar bancos, almofadas e futon na varanda, o que agregará mais lugares e deixará o espaço mais alegre.
Pode colocar plantas, flores e vasos pequenos, pois eles podem ser pendurados de forma aleatória na parede, no teto – se for dentro do sistema de móbile – ou uma placa de madeira fixada à parede, simulado um jardim vertical.
Qual a origem das varandas?
No início do XIX, muitas varadas brasileiras continham o fechamento muxarabi, isto é, uma técnica trançada que dava, ao mesmo tempo, privacidade e luminosidade. Vieram influenciadas pelo estilo português, na época em que o país além-mar estava sob domínio árabe.
Esses espaços, na época, serviam como pontos de vigília interna, mas foi extinta pela ordem de Dom João VI, pois trazia à tona recordações do tempo que os portugueses não eram livres.
A varanda também marcou importância na vida de uma mulher, pois ela funcionava como um lugar em que a mulher poderia ser vista publicamente.
Apesar de simples, isso provocou modificações significativas nos costumes depois do Primeiro Reinado, porque a partir daí elas conquistam, aos poucos, o direito de frequentar as ruas livremente e sozinhas.
Já no século XX, o comércio externo conseguiu mais abertura para novos produtos, pensando no consumo e no ramo da construção civil. Muitas opções de acabamento para aplicações internas e externas aumentaram consideravelmente.
Assim, as primeiras varandas tiveram aplicações de materiais como ferro e vidro.
No início da década de 1990, o surgimento crescente de eletrônicos (celular e o computador) e a propagação da internet, trabalho home office, trouxeram novas mudanças para as plantas dos apartamentos, adaptando-se para criar mais espaços de convívio, resultando na extensão de cômodos como a varanda.