Construção: etapas e aparatos importantes em condomínios

Toda e qualquer tipo de construção necessita de que todos os processos sejam elaborados visando a segurança dos trabalhadores e também das pessoas que se movimentarão próximos ou dentro das obras.

Quando falamos em construções prediais e condominiais isso é ainda mais importante, visto que é um tipo específico de obra que demanda muita atenção para posicionamento das estruturas.

Principalmente, em alturas elevadas e são espaços que, normalmente, abrigam uma grande quantidade de pessoas, e por isso qualquer problema estrutural é o suficiente para prejudicar a vida de muitos.

Prédios ou condomínios são espaços construídos nos centros urbanos, principalmente, os mais desenvolvidos, para que muitas famílias morem em um espaço próprio, dividindo diversas áreas comuns entre si.

É um dos empreendimentos mais lucrativos nos dias de hoje, e vem tomando conta do ramo imobiliário, pois apresenta essa vantagem de que em uma só construção muitos imóveis podem ser vendidos, aumentando a lucratividade e fazendo com que as empresas invistam cada vez mais.

Setores envolvidos

Justamente por conta dessa grande quantidade de pessoas que habitam esses espaços, a obra deve ser executada com eficiência, as composições devem remeter segurança e comodidade para as pessoas dentro da sua moradia.

Por isso, os processos construtivos devem ser elaborados por empresas responsáveis, cada uma com função específica e própria para a montagem de algumas partes importantes dos condomínios.

Conheça algumas empresas e setores diretamente ligados à esse tipo de construção:

  • Empresas de construção civil;
  • Arquitetos;
  • Engenheiros;
  • Empresas de instalação elétrica e hidráulica;
  • Empresas de pintura;
  • Lojas de materiais de construção.

Montagem do projeto

Antes da construção começar, possibilitando que as empresas mencionadas se envolvam na obra, é indispensável analisar se o terreno escolhido tem condições de suportar aquele tipo de obra específico.

Muitas vezes os terrenos apresentam aclives, que são desníveis da altura do solo de uma posição para outra.

Dessa forma, a realização da análise do solo e também da prática de terraplanagem terreno aclive é importantíssima para equilibrar o terreno e permitir que ele receba as estruturas devidas.

Esse tipo de etapa mencionada acima faz parte das etapas construtivas e garantem maior segurança para as pessoas em um condomínio residencial.

É importante também outras composições e confirmações para provar para os moradores que o ambiente é seguro, por exemplo, a obtenção de um AVCB para condomínio horizontal, que é um tipo de laudo que atesta que o espaço tem todos os aparatos de segurança necessários para impedir problemas relacionados à incêndios no condomínio.

Componentes de proteção

A instalação de sistemas e de equipamentos de segurança também é imprescindível. Em condomínio de apartamentos, normalmente, encontra-se logo na entrada uma portaria.

Nesse tipo de local é onde os porteiros trabalham para auxiliar os moradores, como na entrada, na liberação de visitas e também no monitoramento das câmeras de segurança residencial, que são equipamentos posicionados em alguns espaços comuns dos condomínios, como os elevadores, vigilando as ações que ocorrem nesses ambientes.

Muitas dos empreendimentos atuais buscam uma ampliação na utilização de tecnologias para facilitar o trabalho dos porteiros, ou então diminuir a carga de trabalho. Um exemplo que podemos mencionar é a instalação de interfone com câmera.

Interfones são aparelhos indispensáveis em condomínios, já que servem para que os moradores se comuniquem, bem como os porteiros possam conversar com os moradores.

No entanto, para facilitar a liberação de entrada de visitas, por exemplo, o interfone com câmera é instalado nos apartamentos, e logo que os visitantes ligam para os moradores eles podem visualizar rapidamente quem são esses visitantes.

Esse tipo de tecnologia também aumenta a segurança, já que impede que pessoas inoportunas entrem nos espaços do condomínio.

Etapas seguintes

Para finalizar, é fundamental também mencionar etapas que as empresas que administram os condomínios devem seguir posteriormente à construção.

Quando o condomínio já está funcionando e abrigando os moradores nos apartamentos, é importante manter tudo em ordem.

Dessa forma, a efetuação de manutenção de estruturas e locais, bem como as reformas que se mostram necessárias, devem ser executadas.

Por exemplo, nas fachadas dos condomínios, que são os espaços de primeiro contato dos moradores e visitantes e abrigam os portões da entrada.

Sempre que for necessário, é importante executar restauração de fachada predial, garantindo assim a bela aparência da entrada e a força das estruturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *