As obras da construção civil devem contar com diferentes profissionais, que utilizam técnicas apropriadas para cada etapa de desenvolvimento de um projeto.
O setor imobiliário está em expansão permanente, acompanhando o crescimentos dos municípios, principalmente, dos grandes centros urbanos, que recebem migrantes dos mais diferentes regiões do país e do mundo.
Para atender de forma gradual mais e mais moradores, o poder público, em parceria com construtoras e incorporadoras do setor privado, passaram a investir em novos empreendimentos imobiliários.
A adequação do zoneamento urbano começou a transformar antigas áreas industriais e zonas rurais em novos pólos de urbanização, somando-se a isso, o crescimento econômico e social dos municípios.
Bairros planejados com serviços essenciais
A oferta de empregos e equipamentos públicos passaram a fazer parte de um novo cenário metropolitano, mesmo em regiões interioranas e turísticas, como cidades litorâneas e com interesse cultural e turístico.
O plano estratégico de recepção de mão de obra e novos moradores proporciona uma crescente demanda de profissionais técnicos e especializados, para a criação de bairros planejados, com serviços essenciais, como escolas, unidades básicas de saúde, hospitais e segurança pública.
As ruas estão sendo tomadas por empreendimentos imobiliários variados e, em muitos casos, com o projeto estrutural sobrado sendo emitido por escritórios de engenharia, associadas ao poder público, com custo baixo e aprovação imediata em setores burocráticos, com elaboração de profissionais da construção civil, como arquitetos e engenheiros.
Para que a construção de uma obra residencial seja aprovada, os interessados devem contratar profissionais específicos para cada etapa, como arquitetos, mestres de obras, pedreiros e ajudantes gerais.
O engenheiro estrutural fica com a responsabilidade de verificar todo o andamento do processo de elevação da obra, com atenção voltada a diferentes áreas, como:
- Projeto arquitetônico e aprovação da planta;
- Informações relacionadas à topografia;
- Dimensionamento de terreno e sondagem do solo;
- Planejamento de custos e tempo de execução.
O profissional que tem o conhecimento de todas as etapas de uma edificação garante a segurança dos usuários, além de indicar os melhores materiais da construção civil, proporcionando economia e inteligência em todo o procedimento aplicado nas obras.
Além disso, as normas regulamentadoras de segurança são um caminho adequado durante todo o processo, com planejamento e organização durante todo o período, inclusive na contratação de mão de obra para cada setor, como o acabamento, para a instalações elétricas e hidráulicas.
Preparação de terreno com elemento de segurança
O reposicionamento de zoneamento urbano e rural faz com que espaços antes ocupados por fábricas, passem a receber equipamentos imobiliários voltados para áreas de interesse residencial, comercial e mista.
Os serviços aplicados neste tipo de readaptação passam por identificação de impacto sobre o solo, e a remoção industrial para outras áreas, de acordo com o planejamento estratégico apresentado pelo poder público.
As empresas especializadas neste tipo de trabalho contam com profissionais capacitados, utilizando diferentes veículos no transporte de máquinas e equipamentos, como:
- Guindastes industriais;
- Caminhões munck;
- Empilhadeiras;
- Retroescavadeiras.
Os novos empreendimentos imobiliários podem ser implementados a partir de toda a preparação da área, com o nivelamento adequado e todos os serviços básicos à disposição, como abastecimento de água, energia elétrica e gás encanado.
Para garantir a segurança de moradores e usuários, desde o princípio das obras é importante contar com um sistema de alarme de incêndio, que é acionado a partir do momento que alguma coisa está fora do padrão, colocando a vida de pessoas em risco.
Esse modelo de construção engloba áreas destinadas a centros comerciais, condomínios residenciais e adaptações a obras de galpões e armazéns, que podem funcionar como um ponto de coleta ou depósito para empresas voltadas ao setor industrial.
Locação de máquinas barateia custos operacionais
A preparação de uma área deve ter um planejamento de custos, de acordo com o projeto apresentado, dividido entre poder público e empresas privadas.
Para que o terreno tenha um suporte adequado, é preciso ajustar o solo, com a compactação de equipamentos desenvolvidos para este tipo de tarefa, como a placa vibratória a gasolina.
Empresas especializadas trabalham com contratos específicos, para atender às atividades relacionadas à pavimentação do terreno, compactando sedimentos, como brita, areia, terra vermelha e manta asfáltica.
Para cada tipo de solo, é utilizada uma placa vibratória especial, que pode ser operada por um profissional capacitado e com todo o conhecimento técnico na área.
No projeto de urbanização de bairros novos e planejados, o investimento em aluguel de andaimes preço de custo é necessário, pois muitas tarefas são realizadas muitos metros acima do solo, na parte interna e externa das construções.
A atenção dispensada de cada profissional nas etapas de adaptação e construção, assim como o uso de equipamentos desenvolvidos para a segurança dos moradores e demais usuários, demonstra toda a preocupação com a estruturação de um empreendimento, do início ao fim dos projetos.