Construção civil: os detalhes que são pouco comentados

A construção civil é algo extremamente complexo. Para que seja possível projetar e erguer a edificação é preciso dominar conhecimentos de uma série de áreas, do cálculo à engenharia de materiais, passando até mesmo pela física.

Consequentemente, é difícil que um leigo seja capacitado para tal. Apesar disso, há algumas informações que são tidas como senso comum, assim como outras que podem ser encontradas facilmente pela internet.

Ainda assim, há algumas informações que não são muito comentadas, nem mesmo sequer entre os profissionais da área. Elas, contudo, são essenciais para uma obra mais eficiente. Confira algumas delas a seguir:

  1. O levantamento topográfico é fundamental na construção civil

Muitas vezes, à primeira vista um terreno pode parecer perfeito para a execução de um projeto em questão. Entretanto, uma análise mais aprofundada pode revelar características que não poderiam ser previstas a olho nu. Por conta disso, é sempre importante estudar o local para obter a maior quantidade possível de detalhes a respeito dele.

levantamento topográfico é um dos procedimentos que podem ser realizados com este objetivo. Como o próprio nome diz, trata-se de um estudo que tem como objetivo averiguar as características tridimensionais do terreno, como inclinações, desníveis e a quantidade de platôs presentes na área.

Deste modo, é possível adequar o terreno a estes traços. Nota-se, portanto, que este é um procedimento que exige exatidão. Assim, ele deve ser realizado por profissionais com formação da área da topografia, como engenheiros e arquitetos, que, por sua vez, devem estar munidos dos equipamentos adequados para tal.

Por mais que isso exija um certo investimento, ele costuma ser irrisório frente ao orçamento de grande parte das obras, além de evitar problemas que podem causar prejuízos nas demais etapas do projeto.

  1. O aluguel de máquinas é mais vantajoso que a compra na construção civil

Um canteiro de obras eficiente depende de uma série de equipamentos para garantir que os trabalhos sejam feitos de forma segura e com qualidade. Entre eles, estão:

  • Escavadeiras;

  • Misturadoras de concreto;

  • Caminhões;

  • Guindastes.

Vale ressaltar que estes são apenas exemplos. Na prática, é preciso contar com muito mais objetos para a realização das tarefas. Por conta disso, adquiri-los tende a exigir um investimento considerável.

Há, ainda, o agravante da tecnologia. Como ela avança a passos largos, é difícil trabalhar sempre com equipamentos de última geração.

A boa notícia é que há uma alternativa: a locação de maquinas. Nela, firma-se um contrato com uma empresa, que atua como fornecedora de equipamentos específicos.

Além de o valor cobrado ser correspondente ao período durante o qual o item é utilizado, ela se responsabiliza tanto pela manutenção quanto pela aquisição de máquinas que atendam as mais novas tecnologias da área.

Por conta disso, o aluguel de equipamentos para construção civil se apresenta como um serviço altamente vantajoso para quem busca cortar os custos do canteiro de obras, mas sem abrir mão da qualidade – algo que, em tempos de crise, é fundamental.

  1. A terraplanagem nem sempre é vantajosa na construção civil

Em determinados casos, o estudo de um determinado terreno revela que ele não é adequado para realização de um certo projeto. Nessas situações, é possível investir em técnicas corretivas, como a terraplanagem.

Contudo, o que nem sempre é comentado é que tais procedimentos nem sempre são vantajosos. Dependendo da situação atual do terreno, de sua extensão, da região e de muitos outros fatores, eles podem ter um custo muito alto, fazendo com que a adaptação do projeto ou a procura por outro terreno sejam mais vantajosos.

Contudo, apenas uma análise aprofundada poderá dizer se é este o caso ou não.

  1. O asfalto não é a única opção de pavimentação

Em meio a desorganização e a insegurança das cidades brasileiras, estabelecimentos comerciais que se esforçam para proporcionar instalações mais cômodas a seus clientes tendem a se diferenciar perante a concorrência.

Por conta disso, é comum que eles contratem uma empresa de pavimentação para asfaltar o estacionamento. Deste modo, os clientes podem estacionar com mais comodidade.

Entretanto, o que nem todos sabem é que o asfalto não é a única opção para quem pretende revestir uma área de estacionamento, pois também é possível optar pelo concreto, ou mesmo por um revestimento auto encaixado.

Dependendo da extensão da área, de suas características e do orçamento disponível para o trabalho, tais opções podem ser mais vantajosas que o asfalto.