Construção civil: da limpeza até a decoração

Para que uma construção ocorra, primeiro, é necessário realizar a terraplanagem do terreno. Este processo consiste em nivelar o terreno, realizando a remoção de terra em excesso.

Essa ação é importante a partir da identificação do tipo de terreno, solo e densidade, e para deixá-lo preparado para iniciar uma nova construção respeitando as normas regulamentadoras, .

Limpeza do terreno para o início da obra

Para que o processo de terraplanagem ocorra, é importante contar com algumas caçambas para a remoção da terra e do entulho que é gerado no processo.

Depois disso, chega o momento de utilizar um compactador a gasolina, que é basicamente uma máquina de rolo compactador do solo, que serve para finalizar o processo de acabamento do nivelamento do terreno.

Em processos de pavimentação, esse tipo de rolo compactador também é essencial, estando disponível nos modelos elétricos e em gasolina.

Seu nome mais comum é “sapo”, mas também é conhecido em alguns locais como socador de terra a gasolina. É importante ressaltar que na construção civil é fundamental que a locação de equipamentos ocorra para dar o andamento da obra de forma rápida e precisa.

Diante disso, a locação destes equipamentos de compactação podem ser realizadas sem maiores dificuldades. Além destes, outros equipamentos como os andaimes e betoneiras também podem ser locados.

Outras máquinas como a maquina de cortar piso de bancada, caminhões, caçambas, lixadeiras e furadeiras também podem passar pelo procedimento de locação, contribuindo para a otimização do tempo de sua obra e também, garantindo maior qualidade.

Instalando um poço tubular

Na construção civil, muitas pessoas optam pela construção de um poço tubular, para abastecimento de água local e maior economia na conta de energia.

Porém, além dessa instalação ser feita por equipe profissional, a limpeza de poco tubular é necessária para que não tenha turbidez na água.

Com isso, as formas de limpeza variam desde o uso de ácidos, hipoclorito de cálcio e outros agentes de desinfecção. Ações com o compressor também são utilizadas para higienização desse poço.

Construção da piscina

Um dos processos responsáveis por agregar melhorias ao ambiente residencial é a valorização e otimização das áreas externas. Isso pode ocorrer de várias formas: pela criação de um jardim, projeto para o paisagismo, com a construção de uma área de lazer com churrasqueira, e até mesmo com a instalação de uma piscina.

Sem dúvidas, contar com uma piscina em um país tropical como o Brasil é uma excelente opção para quem deseja ter um dia agradável. É importante ressaltar que o processo de instalação de uma piscina em uma residência tem início com a escolha do modelo e do tipo de material.

As principais escolhas são:

  • Vinil;
  • Plástico;
  • Alvenaria;
  • Fibra.

Cada tipo possui suas particularidades, incidindo também em sua construção e preço de instalação. As piscinas de fibra, por exemplo, são feitas com fibras de vidro e são muito utilizadas pela sua facilidade de instalação e manutenção.

Porém, são mais sensíveis aos modelos de piscina em alvenaria, por exemplo. O processo de instalação desse tipo de piscina é mais complexo, mas também permite uma piscina em diferentes formatos e com uma elevada durabilidade.

No caso das piscinas feitas com alvenaria, assim como outros modelos como o pré-moldado em alvenaria, é necessário realizar a impermeabilizacao de piscina de concreto armado. O concreto armado é instalado como um suporte para a piscina e é necessário que esse material esteja impermeável.

Impermeabilizar é uma ação de aplicação de resinas, argamassas, concretos ou outros produtos da construção civil, com o objetivo de evitar vazamentos de água, rachaduras, infiltrações na piscina e outros elementos que causem dano à estrutura.

A ação de impermeabilizar uma piscina deve ser feita por equipe qualificada porque esse tipo de material deve ter uma flexibilidade, já que diariamente a piscina sofre pressões externas e internas com a variação de sua temperatura.

Além de impermeabilizar a piscina, existem outras ações que podem ser realizadas para modernizá-la, como:

  • Inserir lâmpadas em LED;
  • Utilizar uma cascata;
  • Anexar uma piscina de hidromassagem;
  • Inserir barras e escadas de apoio;
  • Climatizar a água da piscina.

Diante dessas ações é possível valorizar cada vez mais o imóvel no mercado imobiliário e ainda contar com uma área de lazer muito confortável.

Detalhes decorativos

Existem várias formas após a construção de incorporar elementos decorativos, desde a escolha dos pisos, móveis planejados, cortinas e tapetes, até o uso de painéis, como o painel ar condicionado ou painéis para instalação de televisão.

Para isso, é fundamental ter orientações de um design de interiores ou arquiteto para administrar os espaços residenciais da melhor forma, indicando como usar os espaços de forma eficiente.