Os profissionais que trabalham na construção civil devem contar com uma série de aparatos importantes para que todos os procedimentos do canteiro possam ser executados com qualidade, precisão e segurança.
Dessa forma, é importante conhecer um pouco mais sobre os itens empregados no setor e entender os benefícios fornecidos por cada um deles, de modo a otimizar a produtividade no canteiro e gerar níveis de proteção e qualidade mais elevados.
No artigo a seguir, fique por dentro desses itens, de algumas de suas características principais e também das variedades disponíveis no mercado da construção civil.
Materiais básicos
O uso de pedra e areia no canteiro de obras é praticamente obrigatório, ainda mais quando estamos falando de alvenaria e de procedimentos que devem contar com o máximo de desempenho em sustentação.
Isso porque a simples combinação desses materiais, ou mesmo com outro adicionais, é o que dá origem a diversos componentes estruturais.
Para tornar o trabalho no canteiro mais prático, é importante contar com materiais que possam ser utilizados a qualquer momento e com armazenagem nos devidos espaços, protegidos contra as intempéries do clima como as chuvas e os ventos mais fortes.
No caso de reformas, vale a pena utilizar a Areia ensacada, que separam o material de acordo com os seus diferentes tamanhos e pode ser mais prática e funcional do que adquirir grande quantidades de uma só vez.
Existem diferentes tipos de areia, no entanto, e é fundamental conhecer mais sobre cada um deles e consultar sempre profissionais com experiência na construção civil para a indicação do melhor a ser empregado em seu projeto.
Alguns dos principais tipos são a areia fina, que é utilizada para argamassa de assentamentos e também para serviços de contrapiso e impermeabilização.
Já a areia média é utilizada para vedações estruturais e chapiscos rolados. Por fim, a areia grossa é empregada na confecção do chapisco convencional.
A pedra brita, que é também muito encontrada nos canteiros para a viabilização dos mais variados procedimentos internos, também pode variar de acordo com o seu tamanho.
Para a classificação são considerados pedrisco aquele tipo menor, com classificação no número 0 (zero). É possível contar também com pedras maiores, de classificação 1 (um) e com versões nas cor branca, ideal para paisagismos.
O Pedrisco preço m3 pode variar de acordo com a quantidade desejada, a qualidade do material, entre outros aspectos.
Por isso, é sempre importante buscar não apenas por fornecedores de confiança e boa reputação no mercado, como também pela melhor relação custo-benefício.
Assim, verificar qual é o que proporcionar um material durável e resistente, com todas as suas características preservadas, sem que isso custe mais caro para o seu bolso.
Outro material que faz parte desse contexto e que conhecemos muito pela utilização nas edificações em geral é o cimento.
Ele também deve ser adquirido junto a fornecedores capazes de garantir a qualidade e evitar transtornos que possam prejudicar o cronograma da construção e até mesmo a qualidade dos resultados finais.
Ripas
As ripas são como colunas que são instaladas logo nas primeiras etapas do processo construtivo. Isso porque a definição da cobertura é uma das partes mais importantes do projeto, de modo que o tipo de telhado já deve estar determinado quando a obra começar a sair do papel.
Isso é fundamental para garantir uma base coerente com o peso que será exercido pelo telhado posteriormente.
A Ripa para telhado, portanto, é indispensável e pode ser feita tanto de madeira quanto de aço. A primeira opção é mais vantajosa no quesito leveza, além de contar com uma seção transversal que faz toda a diferença na distribuição das cargas da cobertura.
É necessário, porém, assim como com todos os materiais mencionados, contar com fornecedores de qualidade, ainda mais quando estamos falando de madeira.
Deste modo, e preferível consultar a origem das peças e certificar-se de que a durabilidade é garantida. Para isso, procure sempre por uma madeireira com bom histórico de atuação no mercado e que possa fornecer a melhor relação custo-benefício.
Telhado
A composição do telhado é uma das últimas etapas da obra quando estamos falando dos serviços externos. Existem diversos tipos de telha que podem ser utilizadas, sendo algumas delas:
- Telhas de cerâmica;
- Telhas galvanizadas;
- Telhas de vidro;
- Telhas de materiais plásticos.
A chamada telha americana, é de cerâmica e muito comum em residências que buscam conciliar charme e durabilidade. Isso porque esse item pode fornecer uma série de vantagens para a estética final do projeto.
Vale lembrar que é importante averiguar a coerência com a composição como um todo.
O mais importante, portanto, é justamente se atentar a cada detalhe e garantir que o trabalho dos pedreiros e demais funcionários do canteiro de obras possa ser otimizado a partir do uso de materiais eficientes e seguros.